Primeiro contacto com as novas Triumph Tiger 900 em Marrakech

By on 12 Fevereiro, 2020

Estamos neste momento em Marrakech a convite da Triumph Motorcycles Portugal para a apresentação dinâmica das novas Tiger 900 nas suas duas versões, GT e Rally.

O programa inclui 3 dias intensos de contacto com as duas versões da nova Tiger 900, ao longo dos quais teremos a oportunidade de as testar em todo o tipo de situações, a GT e a GT Pro mais orientadas para estrada e a versões Rally e Rally Pro mais preparadas para o OffRoad.

São motos inteiramente novas, desenhadas a partir de uma folha em branco e que demonstram a intensão clara da Triumph em repor referências num segmento tão disputado como o Adventure e enfrentar a forte concorrência que no último ano lançou no mercado novos modelos impactantes no segmento das motos Adventure de cilindradas médias. ( Yamaha, KTM, Honda )

Podemos afirmar que as novas Triumph 900 são esteticamente apelativas, uma evolução estética moderna face à versão Tiger 800 anterior, onde podemos destacar um novo quadro, no caso da versão Rally Pro é pintado a branco fazendo lembrar a preparação Tramontana realizada para participar precisamente num Rally em Marrocos, um quadro mais rígido, do tipo modular e com um desenho totalmente distinto do anterior, com o sub-quadro aparafusado e não soldado ao quadro principal, tal como as peseiras do pendura.

Um novo motor de 888cc com 95cv às 8.750 rpm conta com um reforço importante do binário nos baixos regimes, o que virá a favorecer o comportamento da moto em todo-o-terreno, conseguindo-se obter uma condução mais suave e um maior controle da moto na passagem de potência ao solo. O novo motor inclui tecnologia T-Plane que confere dupla personalidade ao mesmo, mais parecendo um motor de 2 cilindros em V abaixo das 4.000 rpm e evoluindo depois para uma maior suavidade de entrega de potência nos regimes superiores. Este comportamento deve-se aos tempos de ignição dos 3 cilindros em 1-3-2 colocados a 270º, -270º e 180º.

As novas Tiger 900 Rally montam agora suspensões Showa invertidas de 45mm à frente e a atrás e não WP como anteriormente, e os travões são Brembo Stylema com pinças radiais na dianteira. As versões GT montam suspensões Marzochi também de 45mm, sendo em ambos modelos totalmente reguláveis.

A nível da electrónica existe também uma evolução importante sendo que as versões Rally incluem 4 modos de condução, Rain, Road, Sport e Offroad, tendo a Rally Pro um modo extra OffRoad Pro e a Versão GT também 4 modos de condução, Rain, Road, Sport e OffRoad, sendo que a versão GT pro tem um modo extra Rider, personalizável. O painel de informação TFT a cores de 7” impressiona pela sua dimensão e veremos amanhã no início do contacto se a sua utilização e leitura será prática e intuitiva como se espera.

Estejam atentos pois iremos dar-vos mais informação à medida que evoluímos no programa e nos percursos traçados pela Triumph Motorcycles para esta toma de contacto com as suas novas Tiger 900 em terras do norte de África.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!