Royal Enfield com planos ambiciosos para o futuro

By on 26 Maio, 2022

Há fortes indícios que a Royal Enfield quer expandir a sua gama nos segmentos adventure e cruiser. De acordo com a mídia indiana, não só uma Himalayan mais moderna como uma Meteor estão em projeto.

Tratam-se, presumivelmente, de dois modelos para 2023 e 2024. Depois de entrar no mercado com uma nova Scrambler (Scram 411 que já testámos) muito inspirada nas linhas da Himalayan, a marca indiana parece agora disposta a ir mais além… Fontes credíveis dão conta de uma nova Himalayan 450, servida por um motor monocilíndrico muito mais moderno e eficiente, com refrigeração líquida e a desenvolver cerca de 45 cv. A eletrónica também terá uma clara evolução com o aparecimento de vários modos de condução, configuráveis ​​a partir de uma tela digital. Certo e sabido é que um motor refrigerado a água, levaria a Royal Enfield a dar um enorme passo em frente!

Além disso, preve-se que a nova Himalayan seja uma offroad leve com uma roda de 21 à frente e uma grande distância ao solo… Para os mais exigentes uma versão mais desportiva também deve ver a luz do dia, equipada com pneumáticos  tubeless,  jantes raiadas compatíveis, suspensões de curso mais longo e um depósito mais generoso.

Em suma, a Royal Enfield, que há muito se confina ao perfil neo-retro, surgiria num outro patamar de evolução, entrando no mercado em concorrência com a futura sucessora da KTM 390 Adventure. De acordo com a mídia indiana, esta Himalayan 450 deveria chegar ao mercado em 2024 e a sua versão mais desportiva um ano depois.

Uma Meteor 650 a caminho?

Bem ocupada há um ano com o lançamento da Meteor 350 , a Royal Enfield parece não ter esquecido a gama 650, podendo estar a finalizar o desenvolvimento de um novo modelo, de momento ainda sem nome oficial, mas que é tentador nomear “Super Meteor”.  

Como a pequena Meteor 350, o futuro modelo afasta-se um pouco do estilo neo-retro para recorrer a componentes um pouco mais contemporâneos, como a forquilha invertida e aros forjados, adoptando uma silhueta cruiser com os pousa-pés centrados e em posição próxima do assento. O primeiro sinal do futuro modelo aconteceu em novembro do ano passado, quando a Royal Enfield apresentou em Milão o protótipo SG650 com um visual francamente customizado: a SG 650. Será esta versão nas fotos a sua versão de produção? Há fortes razões para pensar que sim, e se assim for é um bom sinal, podendo assim a Royal Enfield ocupar um espaço deixado vago com a saída das pequenas Sportster da Harley do mercado.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments