SEAT MÓ eScooter 125 chega a Portugal: O silêncio é um dom!

By on 10 Maio, 2022

A primeira scooter totalmente elétrica da SEAT tem zero emissões de CO2 e foi desenhada para ser conveniente e simples. É perfeita para a cidade, percorre os 0 as 50km/h em apenas 3,9 segundos e chega à velocidade máxima de 95km/h. Tem uma bateria removível que pode ser atestada em carregadores públicos ou numa tomada doméstica e a boa notícia é que chega agora ao nosso país.

 As necessidades de mobilidade mudam à medida que cresce o número de pessoas a viver e a trabalhar em áreas urbanas, aumentando a necessidade e a procura de soluções de transporte personalizado. A SEAT abraça a mudança e, embora continue empenhada no fabrico de automóveis, também reconhece que são necessárias novas atitudes em prol das necessidades atuais e por isso está a expandir a sua gama de veículos para se adaptar a este mundo novo.

É assim que surge a primeira SEAT MÓ eScooter 125 totalmente elétrica, que sob um design moderno e compacto, é um veículo desenhado para responder àquilo que a nova geração precisa, oferecendo um método acessível e conveniente para se deslocar nas áreas urbanas e subúrbios. Alimentada por um motor elétrico de 7kW (potência máxima: 9kW), equivalente a um motor de combustão de 125cc, oferece a aceleração e velocidade máxima perfeitas para as grandes cidades.

A chegada da SEAT MÓ eScooter 125 a Portugal marca mais uma etapa e o foco da SEAT em melhorar a mobilidade urbana nas grandes cidades. Numa época em que as rotinas estão a voltar ao normal “a oportunidade de ter uma scooter totalmente elétrica para circular rapidamente e em segurança, quer seja para trabalhar ou para as tarefas diárias, é uma mais-valia. A SEAT MÓ eScooter 125 para além de prática, tem a seu favor várias características dinâmicas e de performance, aliadas à sustentabilidade”, explica Diogo Ramos da SEAT MÓ Portugal.

Design

Por trás do design compacto e moderno da SEAT MÓ eScooter 125, está um veículo desenvolvido à medida de quem procura um método de transporte acessível, sustentável e conveniente. Seguindo os rigorosos critérios da SEAT, e dando muito valor ao design aliado ao conforto, a nova scooter 100% elétrica usa o design a seu favor, conseguindo ter a conveniência de que qualquer veículo em duas rodas precisa, com um assento a 805 mm de altura e por isso adequado a uma enorme variedade de condutores.

A SEAT MÓ eScooter 125 tem um ecrã digital onde são mostradas as informações e dados mais importantes, incluindo: velocidade, estado da carga da bateria e respetiva temperatura, motor e inversor, modos de condução, velocidade média e autonomia, de uma forma clara. É uma scooter alta, com uma altura total de 1.559mm (1.093mm sem o pára-brisas), mas estreita (largura de 722mm) por forma a movimentar-se facilmente em ruas apertadas ou no trânsito congestionado. O comprimento total é de 2.026mm, o necessário para que o condutor esteja confortável e também o suficiente para levar um passageiro. Além disso, as barras de apoio coloridas ajudam a aumentar a segurança do passageiro. A estética da SEAT MÓ eScooter 125 é definida pelas suas linhas vincadas e realçada pela suspensão frontal, pela roda dianteira de 15″ e a traseira de 14″, que assentam na distância entre eixos de 1.427mm.

A SEAT MÓ eScooter 125 vem equipada com fárois full LED para melhorar a segurança e a visibilidade. O farol LED redondo e as luzes diurnas integrados na carroçaria marcam a frente, enquanto a elegante iluminação LED traseira ajuda a manter o estilo da scooter e evidencia o design posterior. Por fim a carroçaria bicolor dá à SEAT MÓ eScooter 125 uma aparência dinâmica, um design desportivo e moderno, e este destaque é conseguido através das opções de pintura mate exclusivas em três cores: Vermelho Daring, Aluminio Dark e Branco Oxygen. Por sua vez, o banco bicolor da SEAT MÓ eScooter 125 em cinza e preto ajuda a separar visualmente a zona do condutor e a do passageiro, enquanto a costura Vermelho Daring se une à cor vibrante da eScooter.

Foi tida em conta a necessidade de espaço para armazenamento e por isso, debaixo do assento é possível colocar dois capacetes ou usar esse espaço para transportar qualquer material imprescindível no dia-a-dia. Por trás dos comandos, o vidro frontal confere ao condutor uma boa proteção aerodinâmica, direcionando o fluxo de ar para cima. Na parte de baixo, a SEAT MÓ eScooter 125 tem um descanso lateral e central, facilitando o estacionamento e o armazenamento, seja em casa ou em viagem.

Motorização e ciclística: zero emissões para a cidade

A eletrificação é a chave para entregar o que o futuro exige, mas nem sempre é prático usar um automóvel elétrico como meio de transporte, e esta é a razão pela qual a SEAT MÓ eScooter 125 se enquadra na perfeição naqueles que serão os veículos do futuro.

A nova SEAT MÓ eScooter 125 está equipada por um motor elétrico avançado que produz 7kW de potência (9kW de potência máxima) – equivalente a um motor de combustão tradicional de 125cc – e 240Nm de binário. Integrado na roda traseira, o motor oferece a performance necessária para percorrer as ruas da cidade, à velocidade máxima de 95km/h, mas o mais importante, é permitir à SEAT MÓ eScooter 125 atingir os 50 km/h em apenas 3,9 segundos. Velocidade e resposta ideal para circular na cidade e para o pára-arranca do trânsito urbano.

Parte da sua elevada performance é alcançada pelo seu baixo peso – apenas 152 kg – que ajuda a scooter totalmente elétrica a ser incrivelmente dinâmica e fácil de manobrar quando as estradas estão congestionadas, fazendo com que a chegada ao destino seja o mais rápido e o mais tranquilo possível. A SEAT MÓ eScooter 125 também inclui uma marcha-atrás, para auxiliar o estacionamento ou para simplificar as manobras, que impliquem recuar.

A SEAT MÓ eScooter 125 totalmente elétrica tem rodas dianteiras 120/70-15 e traseiras 140/70-14 com discos de travão de 260 mm e 240 mm, respetivamente, e amortecedores hidráulicos dianteiros e traseiros para proporcionar o passeio ideal; bem como a integração de um Sistema de Travagem Combinada para garantir ao condutor controlo total. A scooter inclui três modos de condução: Eco, City e Sport, para que o condutor possa selecionar o que melhor corresponde às suas necessidades, proporcionando uma condução digna do nome da marca espanhola. No modo Eco a scooter tem uma velocidade e aceleração reduzidas. Permite economizar e circular de uma forma mais descontraída. O modo City permite ao condutor ter uma velocidade controlada, proporcionando ao veículo uma boa performance e um consumo mais equilibrado. E finalmente, no modo Sport, a aceleração e a velocidade aumentam, oferecendo mais força e velocidade em casos específicos e travagem mais regenerativa.

Bateria amovível

A SEAT MÓ eScooter 125 eleva a funcionalidade a outro nível graças à sua bateria amovível tipo trolley e facilmente transportável. A bateria de iões de lítio de 5,6 kWh, com alta densidade energética, pesa 41 kg, e atinge a autonomia até137 km com um carregamento único, com base no ciclo oficial de testes. A bateria pode ser carregada colocada no veículo ou ser retirada da SEAT MÓ eScooter 125 e ligada a uma tomada doméstica/convencional. Para ficar totalmente carregada a bateria demora 6 a 8 horas a partir de uma fonte doméstica.

Aplicação My SEAT MÓ

Com a aplicação My SEAT MÓ é possível emparelhar um smartphone com a SEAT MÓ eScooter 125 para tirar o máximo partido da cidade. Com este sistema são recebidas informações em tempo real sobre a scooter 100% elétrica, como a localização, nível de bateria e autonomia estimada (km), notificações de movimento e ainda alarmes sobre o estado da bateria. O telemóvel pode ser usado em vez da chave para abrir o banco e ligar/parar o motor. O preço ainda não foi definido para o nosso mercado.

Principais características

Motor –  motor elétrico sem escova

Potência – 7kW (9kW Potência Máxima)

Binário – 240Nm

Capacidade da bateria – 5.6kWh

Peso da bateria – 41 kg

Velocidade máxima – 95km/h

Autonomia – até 133km

Tempos de recarga – 6-8 horas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments