Spidi Mission BETA – Controlar a qualidade do ar

By on 22 Janeiro, 2020

O SPIDI Mission Beta é um casaco para moto que controla o nível de poluição ambiental em tempo real. Se o mesmo estiver muito alto, recomenda a utilização de uma máscara.

A consciencialização ambiental chegou agora aos acessórios do motociclista. A SPIDI lançou o Mission Beta, um casaco que protege os motociclistas da contaminação.

Raramente pensamos que aqueles que se deslocam em duas rodas, principalmente nos que circulam nas grandes cidades, ficam expostos à poluição ambiental. O ‘Safety Lab’ da SPIDI trabalhou no desenvolvimento de uma tecnologia que permite medir a qualidade do ar em tempo real como forma de proteger os motociclistas

A SPIDI sempre foi pioneira na proteção dos motociclistas, oferecendo as primeiras proteções para luvas, o airbag específico para pilotos ou até os primeiros jeans adequados para andar de moto. Agora também se preocupa com a proteção ambiental do utilizador e da sua saúde. Mission Beta é um casaco que permite medir o ar que respiramos continuamente. O Mission Beta é inspirado no design do Beta Pro e do Beta Evo Light e possui um sensor próximo às vias respiratórias que detecta o nível de poluição do ar em milésimos de segundo e fornece dados em tempo real que são exibidos em um monitor localizado numa das mangas.

Quando o sensor detecta que há um nível excessivo de contaminação, alerta e ativa uma máscara elástica que possui um filtro para melhorar a qualidade do ar, podendo ser utilizada com qualquer tipo de capacete. O sensor possui três níveis de aviso: baixo (sem precauções necessárias), médio (o uso da máscara é recomendado) e alto (a máscara deve ser usada). Tudo é controlado a partir de uma tela OLED localizada num ponto seguro da luva e que evita ferimentos em caso de queda. O sistema é independente e não precisa de emparelhamento com um aplicativo ou sistema externo.

Uma solução muito interessante, uma vez que o Laboratório de Segurança SPIDI calculou que, quando viajam pela cidade, os motociclistas são expostos à poluição urbana até 100 vezes mais que os condutores de automóveis e até 10 vezes mais que ciclistas ou pedestres.

Ainda é um protótipo, mas mais cedo ou mais tarde veremos certamente casacos e blusões com o sistema desenvolvido para o SPIDI Mission Beta.

Fonte: Motorbike Mag

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!