Triumph Speed Triple 1200 RS: A tripla mais que perfeita!

By on 26 Janeiro, 2021

Alvo de uma atualização profunda, a nova Speed Triple 1200 RS passou por um desenvolvimento significativo, uma revolução em potência, performance e manuseamento, num caminho traçado para oferecer o melhor desempenho em desportivas naked.

Os seus 180 cv de potência e os 10 quilogramas subtraídos ao conjunto, são apenas um doce aperitivo face a tudo o que esta nova Triumph tem para nos oferecer! Um dos aspetos mais trabalhados pela marca de Hinckley foi a unidade motriz. O novo motor triplo de 1160cc, de maior  capacidade criado para a Speed Triple 1200 RS seguiu os passos de desenvolvimento do motor de corridas da Moto2, permitindo alcançarem-se novos máximos em termos de potência e binário, respetivamente 180cv à 10.750 rpm e 125 Newtons metro às 9.000 rpm.

Mas os técnicos da Triumph não se ficaram por aqui. Colocaram mais 650 rotações por minuto no regime máximo do motor, o que resulta numa superior resposta, mais espontânea, com respiração livre e uma sonoridade de topo. Incrivelmente emocionante, até porque as nossas emoções vão com toda a certeza ficar à flor da pele.

Antes de ir às restantes novidades, e para que possa compreender todo o forte investimento feito na nova Speed Triple, importa referir que este é um modelo icónico desde há muito, uma referência para um conjunto de homens apaixonados por motos que proporcionaram o renascimento da Triumph… Depois de em 1983, John Bloor trazer de novo à vida a lendária marca inglesa, a primeira Speed Triple de 1994 impulsionou de forma decisiva a marca no mercado. A continuidade foi assegura com a segunda geração (2005) e por uma aposta ainda mais firme na performance da Speed Triple de 2018, numa altura em que o motor de 3 cilindros Triumph de 1050cc  já provara a sua superioridade – menor peso, superior dinâmica e maior performance – face a qualquer motor tetracilíndrico! Nessa altura, o motor da Speed Triple 1050 RS expelia 148 cv com uma ciclística ‘light’ de 189 kg – foi uma revolução de género, mas agora deu-se a otimização do conceito… a chegada à perfeição!

A SIMBIOSE PERFEITA ENTRE POTÊNCIA E BINÁRIO

Agora o motor foi completamente remodelado, com cada elemento projetado para um desempenho aumentado e massa reduzida, tornando o novo motor significativamente mais leve, em 7kg. Ficou mais compacto em comparação com a anterior motorização da Speed Triple, apesar da maior capacidade, dando ao novo modelo o equilíbrio perfeito de agressão, desempenho e controlo.

O motor oferece uma potência e binário significativamente mais elevados em comparação com  a  geração anterior – tornando esta a Speed Triple mais potente e rica em binário de sempre, elevando as coisas a novo nível. O tricilindrico Triumph proporciona um novo desempenho empolgante, com mais 30 cavalos de potência e um pico de 180 cv às10.750 rpm. O binário é incrível para uma desportiva naked, reforça o caráter na gama baixa e média conhecida do motor da Speed Triple com 125 Nm de binário máximo às 9.000rpm, 8 Nm mais do que no anterior modelo… e quase o dobro da Speed Triple original de 1994.

UMA INCRÍVEL RELAÇÃO PESO-POTÊNCIA

Graças ao novo sistema de admissão e escape a nova Speed Triple  1200  RS oferece a melhor sonoridade de sempre com um rugido de admissão visceral e um uivar triplo de escape muito característico. Graças a menos 12% de inércia no motor o motor não só soa melhor como acelera mais rápido. Foi ainda otimizada nova embraiagem e caixa de velocidades. Além de mai leve a embraiagem assistida usa compostos de atrito de última geração para reduzir o número de discos de embraiagem, minimizando a massa e melhorando a sensação de embraiagem na manete, ao mesmo tempo que maximiza o controlo na desaceleração de alta velocidade. Em combinação com a caixa de velocidades de 6 velocidades completamente nova e compacta, as mudanças de velocidade são significativamente mais suaves do que a geração anterior, com progressão de rácio otimizada.

Outra alteração a considerar, o novo sistema de ignição, com velas de ignição de ponta dupla para uma maior durabilidade a altas velocidades do motor, bem como a redução de peso no  sistema de arrefecimento.

MAIS ÁGIL, PRECISA, DINÂMICA E RESPONSIVA

10kg mais leve e com um novo chassis hiper-leve, toda a ergonomia da nova ciclista e uma posição de condução mais dominante e propositada, tornam esta nova Speed Triple 1200 RS num encanto de manuseamento. Dizem os técnicos, deixando-nos ansioso por comprovar tudo isso! O equipamento de especificação de pista premium inclui novos travões Brembo Stylema®, Metzeler RACETEC™ pneus RR e uma nova suspensão Öhlins. Todas estas melhorias combinam-se para oferecer uma nova Speed Triple 1200 RS projetada para sensações fortíssimas!.

Redefinido de raiz o novo quadro foi projetado para ser o mais leve e com melhor manuseamento de sempre, tornando a Speed Triple maior, ainda mais ágil, precisa e dinâmico, num pacote mais apertado, mais tonificado e centralizado nas massas. Com um peso em ordem de marcha de apenas 198kg, a nova ciclística assenta sobre uma estrutura de alumínio fundido 17% mais leve com uma distribuição de peso mais para a frente e mais para baixo.

A nova Speed Triple 1200  RS  tem  guiadores 13 mm mais largos, proporcionando uma  posição de condução mais dominante e propositada,  dando uma melhor sensação e controlo para uma viagem mais previsível. As melhorias na ergonomia e na posição de condução são conseguidas  através da nova posição do apoio para os pés, que foi movida ligeiramente para dentro em relação à geração anterior, permitindo uma melhor distância ao solo sem comprometer a posição das pernas. Foram também  introduzidas melhorias substanciais no perfil e na construção do assento, que agora é mais confortável, ao mesmo tempo  que  permite que o condutor assuma uma posição mais natural. A altura do assento é confortável de apenas 830mm.

A suspensão premium  Öhlins totalmente ajustável, tanto na frente como na retaguarda,  foi ajustada para proporcionar o ótimo equilíbrio de desempenho, conforto e controlo.Na frente,  a Speed Triple  1200  RS  tem  garfos Öhlins NIX30 invertidos, ajustáveis para amortecimento na pré-carga, recuperação e compressão, enquanto na traseira existe o monoshock de tubo duplo Öhlins TTX36, também  ajustável no amortecimento de pré-carga,  recuperação e compressão. Todo o pacote de suspensão foi sintonizado para o peso mais baixo da moto, potência e binário mais elevados…

Porém, tudo isto de nada serviria sem uma travagem de qualidade. Uma potência de paragem incrível é fornecida pelos novos travões Brembo tanto na frente como na retaguarda. Na frente,  o novo brembo Stylema duplo de alta performance®  pinças dianteiras monobloco radiais, com discos dianteiros mais leves de 320mm,  garantem a potência de travagem pronta para pista, e na  traseira uma única pinça traseira Brembo de dois pistões permite equilibrar o esforço de travagem e reforçar o controlo geral da moto, tanto na estrada como num Track Day em circuito. Uma alavanca de travão ajustável Brembo MCS e rácio  está disponível para aumentar ainda mais o conforto e o controlo do ciclista.

Os pneus que equipam a nova Speed Triple  1200  RS são uns Metzeler Racetec RR de alto desempenho, que  são os pneus de maior especificação da Metzeler aprovados para uso na estrada, e  são  capazes  de  proporcionar um desempenho ótimo tanto na estrada como  na pista. Além disso, o pneu Pirelli Diablo Supercorsa SC2 também pode ser instalado na nova Speed Triple 1200 RS.

EQUIPAMENTO DE TOPO

O novo 1200 RS vem equipado com uma mudança de etapa na tecnologia Speed Triple, incluindo  instrumentos TFT de 5″ novos, novo Triumph Shift Assist quickshifter para cima e para baixo,  Optimised  Cornering ABS, comutável  Optimised  C  raction  Control (com IMU), 5 modos de condução – incluindo modo track, nova iluminação LED completa distinta, sistema completo sem chave e o My Triumph Connectivity System equipado de série. O layout do ecrã TFT está disponível em dois temas diferentes, que alteram o esquema de cores do ecrã, e o novo ecrã de 5 polegadas de ligação ótica garante menos reflexão e, portanto, melhora a clareza da imagem em qualquer condição de iluminação. Um temporizador de volta também está incluído para uso na pista.

CORNERING ABS OTIMIZADO

O novo sistema Optimised Cornering ABS representa uma ajuda adicional inspiradora de confiança ao condutor. O Continental MIB-EVO ABS tem uma unidade integrada de medição inércia de 6 eixos  (IMU) e controlo ABS mais refinado que monitoriza continuamente as taxas de aceleração. O sistema é ajustável através dos instrumentos TFT e do cubo do interruptor esquerdo, e oferece dois níveis de intervenção selecionáveis, “Road” e “Track”. As definições “Track” foram sintonizadas para serem inntrustivas e praticamente impercetíveis durante a condução rápida.  As definições ABS estão ligadas aos modos de condução, mas também podem ser selecionadas independentemente se o condutor escolher.

Disponibilidade: Abril de 2021

Preço: 18.250 €

Ficha técnica

MOTOR E TRANSMISSÃO
Tipo3 cilindros em linha arrefecidos por líquido, DOHC 12 válvulas
Cilindrada1160 cc
Diâmetro x curso90,0 x 60,8 mm
Taxa de Compressão13.2:1
Potência máxima180 CV (132,4 kW) a 10.750 rpm
Binário máximo125 Nm a 9.000 rpm a 118 Nm
Sistema de CombustívelInjeção de combustível eletrónico multiponto com controlo eletrónico do acelerador
EscapeAço inoxidável com disposição 3 em 1 com silenciador primário oculto e silenciador secundário lateral
Transmissão finalCorrente
EmbraiagemMultidisco em banho de óleo com sistema anti-deslizamento
Caixa de velocidades6 velocidades, com quickshifter de dois sentidos
CICLÍSTICA
QuadroEstrutura de dupla viga de alumínio; subquadro traseiro de alumínio aparafusado
Braço oscilanteMonobraço em alumínio
Roda dianteiraJante fundida de alumínio, 17 x 3,50 em
Roda traseiraJante fundida de alumínio, 17 x 6,00 em
Pneu dianteiroMetzeler Racetec RR K3 120/70 ZR17
Pneu traseiroMetzeler Racetec RR K3 190/55 ZR17
Suspensão dianteiraForquilha Öhlins 43 mm NIX30 invertida com pré-carga, recuperação e amortecimento de compressão reguláveis, 120 mm de curso
Suspensão traseiraMonoamortecedor Öhlins TTX36 de tubo duplo regulável em pré-carga, recuperação e compressão, curso da roda traseira de 120 mm.
Travões dianteirosDoi discos flutuantes de 320mm com pinças monobloco Brembo Stylema, OC-ABS, cilindro principal radial com reservatório separado, vão e relação ajustáveis.
Travões traseirosDisco único de 220mm.  Pinça de pistão gémeo Brembo, OC-ABS. Cilindro principal traseiro com reservatório separado.
InstrumentosInstrumentação TFT de cor integral de 5″
DIMENSÕES E PESOS
Comprimento2090 mm
Largura (com guiador)792 mm
Altura sem espelhos1089 mm
Altura do assento830 mm
Distância entre eixos1445 mm
Ângulo de caster23,9 °
Trail104,7 mm
Peso em ordem de marcha198kg
Depósito de combustível15,5 litros
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
Consumo de combustível5,6 l/100km
Emissõe de CO2130 g/km
PadrãoEURO 5 As emissões de CO2 e os dados relativos ao consumo de combustível são medidos de acordo com o regulamento 168/2013/CE. Os valores relativos ao consumo de combustível são obtidos a partir de condições específicas de ensaio e são apenas para fins comparativos. Podem não refletir resultados reais de condução.
SERVIÇO
Intervalo de serviço16.000km / 12 meses
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x