O inventor polaco Tomasz Patan revelou a Volonaut Airbike, uma mota voadora que parece ter saído diretamente do mais recente filme do universo Star Wars.
Parece que esta moto voadora existe e é o resultado da mente febril de Tomasz Patan, um inventor e empreendedor polaco. O dispositivo recebeu o sugestivo nome de Volonaut Airbike e voa graças a uma mini turbina. O proprietário da aeronave recusou-se a fornecer muitas informações, mas confirmou que a Volonaut Airbike pode voar a velocidades até 200 km/h.

“Mais vale um quilo a menos do que um CV a mais”, frase atribuída a Colin Chapman, destaca a importância da leveza. Se numa moto convencional este aspeto é vital, numa moto voadora é quase uma questão de descolar ou permanecer no solo. O inventor afirma que a sua criação é sete vezes mais leve do que uma moto normal. O que pode significar que estamos a falar de apenas 30 kg. Tomasz Patan construiu a Volonaut Airbike utilizando fibra de carbono e peças feitas com uma impressora 3D.
A moto voadora utiliza componentes eletrónicos especiais que estabilizam o dispositivo e permitem que este descole, voe e aterre. Embora o inventor polaco não tenha revelado como funciona. Tomasz Patan sublinha que a sua invenção é melhor do que outras semelhantes devido ao seu tamanho compacto e à ausência de hélices (sempre um risco potencial).
A Volonaut Airbike voa mesmo ou o vídeo é gerado por computador? Em breve saberemos se esta é uma invenção revolucionária ou a maior farsa do ano até ao momento…
