Yamaha H2O XT – Concept de uma XT 500 em 2025… movida a água!

By on 20 Agosto, 2020

HOJE, QUASE TODAS AS MARCAS DE MOTOS ESTÃO COM A MANIA DO ‘VINTAGE’, RESSUSCITANDO MODELOS ANTIGOS PARA UMA ABORDAGEM NEO-RETRÔ E MANTENDO O VISUAL ORIGINAL, MAS ATUALIZADO.

Mas o que vai suceder daqui a 5 anos? Esta foi a questão equacionada por Maxime Lefebvre, designer estagiário na Yamaha, que ‘transformou’ o conceito original de uma XT 500 de 1976 num formato distinto para 2025… com motor a hidrogénio.

Reuniões com a Yamaha destacaram que o XT tinha que manter as características originais de ser original, leve e fácil de manter. Então o designer começou com o motor, a parte central da moto que, segundo a sua ideia vai seguir uma lógica silenciosa e ecológica, não no caminho  elétrico, mas por via de um motor de água.

Consistindo de uma bomba central e dois depósitos de água a imitar um V-Twin, o sistema alimentaria o motor da roda traseira passando o liquido por dentro do braço oscilante.

O quadro foi então desenhado em torno do motor, oferecendo uma moto muito arejada e até optando por uma suspensão dianteira de paralelograma. O revestimento foi adicionado posteriormente, utilizando materiais azuis transparentes para recordar o elemento central do projeto… água.

Quatro anos depois, este estudo da Yamaha XT H2O Revival ainda não viu a luz do dia, mas talvez o visual futurista do projeto e o próprio conceito de alimentação do motor mantêm-se atuais.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x