Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Yamaha Ténéré 700 2019: Cores e tudo o que precisa saber

By on 7 Novembro, 2018

Nova Ténéré 700: a moto de aventura leve e versátil

(ndr) o texto publicado não é da autoria dos jornalistas Moto+ mas sim  textos oficiais Yamaha

Com um espírito de aventura enraizado no seu ADN, cada moto de aventura Yamaha é robusta, resistente e fiável. Cada modelo Ténéré no segmento de aventura abrirá as possibilidades de viagens sem fim e permite ao condutor descobrir uma sensação de total liberdade. O único limite está na imaginação do condutor. O próximo horizonte é seu.

A profunda experiência todo-o-terreno e o extraordinário registo em pista da Yamaha não deixam lugar a quaisquer dúvidas.  Chegou o momento de voltar a estabelecer a Yamaha como a força dominante no segmento de aventura com a introdução da nova Ténéré 700 – um modelo de aventura leve e sem compromissos, com uma das mais elevadas especificações na sua classe, e um dos novos modelos de aventura mais empolgantes e importantes lançados em muitos anos.

Equipada com o motor de dois cilindros paralelo CP2 de 698 cc de grande sucesso e um quadro completamente novo, a Ténéré 700 foi concebida para proporcionar manobrabilidade líder na classe e agilidade em terra, para além de uma performance de alta velocidade em longo curso na estrada, o que a torna numa moto de aventura extremamente capaz e versátil.

Descrição geral do modelo Ténéré 700
•    Design desportivo duplo inspirado na T7 e inspirado no rali com ADN Ténéré puro
•    Leve, compacta, ágil
•    Excelente performance em todo-o-terreno
•    Aptidão em estrada todo o ano
•    Potencial versátil em longo curso, autonomia de combustível de mais de 350 km
•    Motor de binário elevado, potente, suave e económico
•    Opção ABS comutável para condução todo-o-terreno
•    Para-brisas e proteções para as mãos eficazes para uma excelente proteção contra as intempéries
•    Suspensão de longo curso topo de gama
•    Disponível em 3 cores diferentes

[soliloquy id=”299621″]

Motor CP2 de 689 cc a 4 tempos, com afinações apropriadas para a Aventura

A Yamaha revolucionou o mundo dos motociclistas com o desenvolvimento do conceito de motores de planos cruzados que equipam alguns dos modelos mais vendidos da empresa, e a nova Ténéré 700 está equipada com o altamente respeitado motor de dois cilindros paralelos de 689 cc.

A principal caraterística deste motor CP2 compacto é o seu binário potente e linear que proporciona resposta imediata do acelerador, aliada a uma extraordinária capacidade de aceleração – atributos que lhe conferem uma performance capaz e versátil em estrada e fora de estrada. Com um binário máximo às 6500 rpm, este motor oferece o equilíbrio ideal entre performance e controlabilidade e, com a sua excelente economia de combustível, contribui para a capacidade da Ténéré 700 de percorrer longas distâncias entre paragens para abastecimento.

Para satisfazer as necessidades específicas dos condutores de aventura, a transmissão final foi otimizada e, em conjunto com uma gama de afinações da injeção de combustível específicas do modelo, estas caraterísticas contribuem para a extraordinária versatilidade e performance notável da moto em diferentes ambientes de condução.

 

Novo quadro em aço tubular de duplo berço leve

Durante o desenvolvimento da Ténéré 700, um dos principais objetivos era obter um quadro estreito, ágil e leve que fosse igualmente adequado para condução na estrada e fora de estrada. Para satisfazer estes requisitos, os designers da Yamaha desenvolveram o novo quadro em aço tubular de duplo berço leve que combina baixo peso com elevada resistência, tornando-o ideal para uma grande variedade de condições de condução.

Com uma compacta distância entre eixos de 1590 mm e uma carenagem estreita, este resistente chassis apresenta caraterísticas de capacidade de resposta e manobrabilidade, e com uma distância ao solo de 240 mm, a Ténéré 700 foi concebida para manter o condutor longe do perigo nos terrenos mais difíceis.

Carenagem e banco estreitos, compactos e ergonómicos

A capacidade de mudar o peso do corpo para a frente e para trás de acordo com o terreno à frente é crucial quando pretende manter total controlo em situações de condução todo-o-terreno e, por isso, a Ténéré 700 está equipada com um banco plano com 880 mm de altura e uma carenagem estreita que permite máxima agilidade do condutor. A carenagem compacta e o depósito de combustível estreito também lhe permitem apoiar-se no depósito com os joelhos, quer esteja de pé ou sentado, proporcionando-lhe maior confiança e controlo em todas as situações, quer esteja a conduzir em terra ou no asfalto.

Frente agressiva ao estilo rali com quatro faróis LED

A nova Ténéré 700 está equipada com um conjunto de faróis com um visual distinto que é uma derivação direta das mais recentes motos de rali de fábrica da Yamaha e do protótipo T7. Um total de quatro faróis LED projetam feixes potentes de luz que conseguem iluminar mesmo o deserto mais escuro. Dispostos num padrão 2 + 2 e protegidos por uma viseira transparente, e com duas luzes de presença LED na base, esta frente robusta confere o visual funcional que combina com o caráter imponente desta nova moto de aventura.

Suspensões invertidas ajustáveis de longo curso de 43 mm

Quando está a conduzir em terra, precisa dos melhores sistemas de suspensão possíveis, e as suspensões de longo curso da Ténéré 700 são a prova irrefutável de que esta é uma verdadeira moto de aventura com capacidades todo-o-terreno líderes na classe. As suspensões de 43 mm resistentes à flexão mantêm a forma mesmo no terreno mais exigente para proporcionar direção precisa e suspensão suave, e com 210 mm de curso de suspensão, esta dianteira de elevada especificação permite-lhe enfrentar os terrenos mais difíceis com confiança.

Com ajuste total do amortecimento, estas suspensões dianteiras com especificações de rali garantem elevados níveis de conforto e performance de manobrabilidade leve quando está na estrada, o que torna a Ténéré 700 numa das motos de turismo de longo curso mais capazes e agradáveis.

Amortecedor traseiro ajustável remotamente

A Ténéré 700 está equipada com um sistema de suspensão traseira do tipo “link” inspirado no rali que proporciona ação suave e progressiva para máximo conforto de condução e aumento dos níveis de controlo.

Com um braço oscilante em alumínio leve para um baixo peso não sustentado, esta traseira de elevada especificação oferece 200 mm de curso que, tal como o sistema de suspensão dianteiro, foi concebido para superar as condições de condução todo-o-terreno mais difíceis, bem como proporcionar uma condução confortável em estrada. Outra caraterística importante é o regulador remoto que lhe permite ajustar as definições de pré-carga em movimento, tornando fácil e rápido afinar o amortecedor de acordo com as condições de condução.

Cockpit estilo rali com guiador afunilado

Sentado na nova Ténéré 700 com o cockpit estilo rali à sua frente, irá absorver o espírito genuíno do Dakar desta nova moto de aventura de nova geração e inspirar-se para sair e explorar. O para-brisas compacto estilo rali e a carenagem dianteira oferecem-lhe excelente proteção contra o vento, sem deixar de manter o carácter elegante e leve da moto, e o guiador afunilado ao estilo de competição proporcionam-lhe uma posição de condução descontraída, quer esteja sentado ou de pé.

Jante dianteira de raios de 21 polegadas, jante traseira de raios de 18 polegadas

À semelhança da suspensão dianteira e traseira de elevada especificação, as jantes de raios demonstram claramente que esta moto foi construída a pensar na condução todo-o-terreno séria. Com a sua capacidade para absorver de forma eficaz os impactos contínuos sofridos ao conduzir em terrenos difíceis, estas jantes leves aliam-se à suspensão de longo curso para lhe proporcionar excelente performance de manobrabilidade e controlo.

Os pneus Pirelli Scorpion Rally STR são equipamento de série e, uma vez que a Ténéré 700 inclui uma combinação de jante dianteira de 21 polegadas/jante traseira de 18 polegadas ao estilo de competição, é possível instalar uma grande variedade de pneus de acordo com os requisitos – desde um padrão enduro puro, para condução predominantemente todo-o-terreno, até pneus de padrão desportivo duplo, para versatilidade em/fora de estrada durante todo o ano.

Depósito de combustível estreito com 16 litros de capacidade

Durante o desenvolvimento desta moto de aventura de nova geração, os principais objetivos da Yamaha foram garantir que a Ténéré 700 proporciona a melhor performance todo-o-terreno na sua classe, juntamente com extraordinárias capacidades em estrada, e oferece um potencial genuíno de grande autonomia.

O design estreito do depósito de combustível esconde a sua capacidade de 16 litros e a secção traseira estreita oferece bastante mobilidade ao condutor e excelente apoio para os joelhos. Quer esteja sentado ou de pé, as dimensões compactas deste depósito de combustível de grande capacidade permitem-lhe mudar o seu peso sem esforço – e graças à excelente economia do motor de 2 cilindros, 16 litros de combustível conferem-lhe um autonomia de condução potencial superior a 350 km, o que oferece à nova Ténéré 700 um elevado nível de versatilidade todo-o-terreno durante todo o ano.

Instrumentos multifunções compactos estilo rali

Outro exemplo de como a nova Ténéré 700 foi desenvolvida recorrendo a tecnologia inspirada no rali está presente nos instrumentos compactos estilo rali. Localizado centralmente atrás do para-brisas para excelente visibilidade, este painel de instrumentos leve apresenta uma grande diversidade de informações que podem ser absorvidas sem ter de tirar os olhos da estrada ou da pista. O visor LCD multifunções inclui informações exaustivas, que incluem a posição das mudanças, o nível de combustível, dois conta-quilómetros parciais e estimativa da autonomia de combustível, bem como o consumo médio e imediato de combustível, entre outras.

O cockpit foi concebido para acomodar a instalação de dispositivos de navegação (de pós-venda), permitindo-lhe adicionar equipamento para satisfazer as suas necessidades, incluindo GPS, leitores de rotas e smartphones.

ABS comutável para fácil ajuste

O sistema de travagem é constituído por dois discos dianteiros ondulados de 282 mm e um disco traseiro ondulado de 245 mm que proporcionam elevados níveis de força de travagem com elevada capacidade de resposta em todas as velocidades, em estrada ou em terra.

Quando está a conduzir fora de estrada, tem a opção de desativar temporariamente o ABS sempre que necessário, ativando o interruptor para desligar quando estiver parado. Com o ABS desligado, pode assumir o controlo manual total e, em particular, pode bloquear a roda traseira deliberadamente em determinadas situações, tais como curvas muito apertadas ou descidas íngremes.

Boa proteção do condutor

Em viagens longas, o para-brisas e a carenagem dianteira proporcionam boa proteção contra o vento e as intempéries e, devido ao corpo estreito e compacto da moto, poderá chegar-se mais ao quadro e sair do fluxo de ar principal. Para além da deflexão do vento e da chuva, as resistentes proteções para as mãos, em plástico, também ajudam a prevenir possíveis danos provocados por rochas e pedras arremessadas por veículos à sua frente e oferecem proteção adicional contra ramos e folhas quando está em território selvagem. E se cair na terra, ajudam a proteger as manetes e o acelerador de danos acidentais.

Principais caraterísticas técnicas
•    Motor de dois cilindros em paralelo CP2 de 689 cc de binário elevado a 4 tempos
•    Novo quadro em aço tubular de duplo berço leve
•    Carenagem e banco estreitos, compactos e ergonómicos
•    Frente agressiva estilo rali com quatro faróis LED e duas luzes de presença LED
•    Suspensões invertidas de longo curso de 43 mm ajustáveis com curso de 210 mm
•    Suspensão traseira do tipo “link” ajustável remotamente com curso de 200 mm
•    Cockpit compacto estilo rali com guiador de espessura variável
•    Jantes de raios de 21 polegadas/18 polegadas com pneus de aventura
•    Depósito de combustível estreito com 16 litros de capacidade para uma autonomia superior a 350 km
•    Instrumentos multifunções compactos estilo rali
•    ABS comutável para ajuste instantâneo
•    O para-brisas e as proteções para as mãos proporcionam boa proteção para o condutor

Disponibilidade
A nova Ténéré 700 estará disponível no segundo semestre de 2019 em concessionários Yamaha por toda a Europa.

4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
joao
joao
5 anos atrás

Tudo o que precisa saber ? !
Não indica POTÊNCIA / binário e PESO

paraujo
Reply to  joao
5 anos atrás

A própria Yamaha não revelou números ainda, mas potência é 72,5 cv

Carvalho
Carvalho
5 anos atrás

Alguém me pode explicar o que é um “guiador afunilado”?

paraujo
Reply to  Carvalho
5 anos atrás

O chamado guaidor cónico em que o centro é mais grosso que as extremidades.