Yamaha TMAX e TMAX Tech Max 2022: A renovação mais profunda!

By on 16 Novembro, 2021

A Yamaha não se contentou em aplicar apenas novas cores à sua gama de scooters desportivas XMAX, as maxi-scooters beneficiam de desenvolvimentos significativos para 2022. A TMAX e TMAX Tech Max de 2022 contam com um novo visual, rodas e suspensões redesenhadas, melhor equipamento e o habitual motor de cilindros paralelos e 560 cc, agora com Euro5 e 47,5 cv.

Durante os seus 20 anos como a maxi-scooter desportiva mais bem-sucedida na Europa, a TMAX tem vindo constantemente a evoluir e a melhorar para atender às necessidades mais atuais de muitos milhares de clientes que optaram por ter na garagem este icónico modelo da marca de Iwata.

Amplamente revista em 2020, a TMAX permaneceu praticamente inalterada este ano. Mas o fabricante dos três diapasões quis-lhe dar uma nova imagem, propondo um design completamente novo. Observando com atenção a TMAX de 2022, percebe-se que a frente foi amplamente revista para nos propor linhas mais angulares e mais desportivas, seja nos faróis de LED mais finos ou mesmo nas entradas de ar. Uma nova carenagem mais compacta e uma secção traseira redesenhada, bem como rodas e suspensão atualizadas, devem proporcionar uma condução mais desportiva segundo o fabricante. A nova TMAX também conta com uma nova ‘bolha’ protectora, e para homenagear a primeira TMAX, também estará disponível na famosa cor amarela dos primeiro modelos.

Por outro lado, as melhorias não são apenas estéticas e de volume, mas também abrangem a ciclística, já que agora encontramos aros SpinForged de 10 raios mais leves que reduzem o peso não suspenso. Estes agora estão equipados com pneus Bridgestone Battlax SC2 específicos. As configurações da suspensão também foram ajustadas, mantendo-se a forquilha invertida com jarras de 41 mm e o monoamortecedor traseiro.

A posição de condução é também mais desportiva recolocando o condutor com o peito ligeiramente mais inclinado, graças ao novo guiador de alumínio forjado, assento mais longo e apoios de pés mais longos. O assento também está associado a um encosto ajustável em 30 mm da frente para trás. Os apoios de pés do passageiro foram rebaixados 5 mm e o banco do passageiro aumentado 15 mm de altura.

No equipamento, a TMAX também está um pouco mais tecnológica com a adoção de uma nova tela TFT colorida conectada de 7 polegadas, que oferece uma escolha de três modos no écran  e que dá acesso a uma grande quantidade de informações. A conectividade pode ser feita por Bluetooth, Wi-Fi, ou pela porta USB localizada num compartimento à prova d’água com suporte para smartphone. Uma vez conectado, o telemóvel pode ser usado por meio do joystick na unidade de controle esquerda. O sistema também fornece acesso à navegação por meio da oferta Garmin.

TMAX Tech Max

A TMAX é habitualmene acompanhada por uma versão Tech Max por forma a satisfazer os clientes mais exigente, e este ano não foge à regra. Mantém a fórmula usada no passado, pois incorpora todas as evoluções da TMAX 2022 e é acompanhado por vários equipamentos adicionais. Comparada com o modelo padrão, a Tech Max se beneficia do assento e punhos aquecidos, um pára-brisa eletricamente ajustável, cruise control, hastes iluminadas, suspensão traseira ajustável e um interior usando materiais mais sofisticados. Em troca, pesa apenas 2 kg a mais, ou 220 kg.

O cruise control é uma característica padrão bastante apreciada e que pode tornar a condução em distâncias mais longas ainda mais agradável, mas também pode ajudar os condutores a manterem os limites de velocidade locais. A suspensão traseira tipo biela na TMAX Tech MAX é ajustável, facilitando a utilização da máquina em funcionamento para andar sozinho ou acompanhado. Os interruptores retroiluminados também são de origem, e os materiais premium usados no interior sublinham o estatuto da Tech MAX Tech Max.

Ambas as versões estarão disponíveis nas concessionárias a partir de março. A Yamaha TMAX será oferecida em amarelo, azul e cinza, enquanto e a Tech Max será ‘vestida’ com duas cores específicas Dark Petrol e Power Grey. Os preços ainda não foram especificados.

Vinte anos depois da primeira TMAX

O mundo das duas rodas mudou para sempre quando a primeira TMAX foi revelada em 2001. Nunca ninguém tinha visto algo assim antes. Era uma máquina como nenhuma outra, com um desempenho emocionante e fácil de usar, com um comportamento excelente em velocidades elevadas e em distâncias longas e também imbatível no dia-a-dia. Muitos pensavam que era impossível criar um veículo híbrido que pudesse juntar os mundos das scooters e das motos pela primeira vez.

A TMAX de 2022 mantém-se fiel ao conceito original que fez desta máquina revolucionária um dos modelos mais vendidos da Yamaha. A combinação especial de um motor de dois cilindros de alta potência montado de forma rígida num chassis leve e envolto na carenagem mais bonita é o que mantém a TMAX neste contínuo sucesso. Uma característica chave do potente motor de dois cilindros paralelos de 560 cc é a sua cambota de 360 graus com um sistema de equilíbrio de pistão recíproco. Nunca utilizado noutra moto ou scooter, este design único ajuda a anular a vibração sem a necessidade de um veio de equilíbrio rotativo convencional – reduzindo substancialmente a altura do motor e permitindo a utilização de uma área de armazenamento maior sob o assento. Ao adotar este layout exclusivo da TMAX, os engenheiros da Yamaha foram capazes de criar um motor potente, compacto e de funcionamento suave – as qualidades ideais para uma Scooter Desportiva.

A TMAX original foi também a primeira Scooter desportiva a apresentar o seu motor num chassis tubular, uma característica chave que permitiu aos condutores desfrutar pela primeira vez de um desempenho do tipo de uma moto.

Com a sua cambota de 360 graus e o sistema de equilíbrio de pistão recíproco, a configuração do motor da TMAX é inerente a um design mecanicamente silencioso, e durante o desenvolvimento do motor de 560 cc foi colocada alguma atenção na criação de um som especialmente afinado que complementa e melhora o espírito desportivo da TMAX. Este som limpo e profundo transmite uma sensação de potência a baixa velocidade – e a intensidade aumenta à medida que o punho do acelerador gira, o que torna a viagem mais emocionante a qualquer velocidade.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments