NO TOPO DA LINHA TRACER ESTÁ O NOVO MODELO GT QUE É O MODELO DE ESPECIFICAÇÃO MAIS ELEVADA NA LINHA DE DESPORTIVAS DE TURISMO DA YAMAHA. A NOVA TRACER 9 GT APRESENTA TODAS AS ATUALIZAÇÕES DA TRACER 9, COM UMA SÉRIE DE ADIÇÕES ESPECÍFICAS DE TURISMO PARA TORNAR A PILOTAGEM SUBSTANCIALMENTE MAIS CONFORTÁVEL EM LONGAS DISTÂNCIAS.

O mundo Sport Touring mudou para sempre quando a Yamaha lançou a primeira Tracer. Com uma emocionante combinação de performance de binário elevado, com um notável conforto de longa distância que revolucionou totalmente a categoria. Desde então, mais de 50.000 condutores escolheram a Tracer e fizeram dela o modelo mais vendido da sua categoria.
Depois de ser vista há duas semanas em testes de estrada, conforme oportunamente anunciámos, a Tracer 9 foi finalmente revelada na sua terceira geração após as versões de 2015 e 2018. Promete mais leveza, potência, versatilidade e tecnologia, surgindo acompanhada pela Tracer 9 GT, melhor equipada para viagens e com suspensões semi-ativas. É esse modelo que hoje apresentamos.

Claro que há pontos comuns entre ambas, como o design da Tracer que foi extensivamente redesenhado, dando lugar a linhas minimalistas, bem como a um novo bloco LED de dupla óptica escondido sob a carenagem, em linha com o design que se estreou na Tracer 700 em 2020. Atrás do écran protector de 50 mm regulável, aparece agora um estilizado painel TFT duplo de 3,5 polegadas que exibe mais claramente informações em ambos os lados.

MOTOR E CICLÍSTICA

A Tracer 9 desfruta dos mesmos cuidados da MT-09 em termos de motor e quadro. Assim, encontramos o novo motor de três cilindros de 890 cm3, o CP3 Euro5 que entrega 119 cavalos de potência e 93 Nm de binário, alojado num quadro deltabox mais compacto. Apesar disso, adopta um braço oscilante mais longo 60 mm para melhorar a estabilidade e tem uma distância entre eixos de 1.500 mm. Os suportes do motor também são diferentes da roadster MT-09 e nas suspensões conta com a nova forquilha de 41 mm e o mono-amortecedor traseiro regulável. Há também aros SPin Forged mais leves que montam Bridgestone Battlax T32, os novos pneus lançados há apenas um mês no mercado.

Além do seu novo motor, a embraiagem A-S foi melhorada e conta com o novo acelerador eletrónico APSG, recebendo ainda a Tracer 9 uma menor e mais leve centralina de seis eixos inercial que permite controlar a tração, deslizamento dos pneus traseiro (SCS) e controle de travagem BC. Essas assistências também são ajustáveis em diferentes níveis de intervenção e combinadas com quatro modos de condução.
SUSPENSÕES SEMI-ACTIVAS

Na nova Tracer 9 GT as malas rígidas são de série, sendo cada uma delas capaz de transportar um capacete integral e contando com um desenho flutuante para ajudar a aerodinâmica. Acima de tudo, a moto opta por novas suspensões com a integração do sistema semiativo KYB Adctimatic Damper System (KADS), que intervém continuamente nas configurações de amortecimento de acordo com as condições e dois modos. Este sistema, já controlado pelo IMU já actualizado, regula permanentemente a força de amortecimento dianteiro e traseiro proporcionando uma viagem suave e segura, qualquer que seja a carga ou a velocidade.
LUZES LED DIRECIONAIS

Para conduzir com confiança à noite, a TRACER 9 GT está equipada com luzes LED direcionais que ficam mais luminosas à medida que se inclina. Conta ainda com punhos aquecidos reguláveis de 10 posições para manter as mãos quentes em quaisquer condições climatéricas. E para desfrutar da máxima versatilidade desportiva, esta moto de alta perfomance e alta tecnologia está equipada com o Quickshift de dois sentidos, que engata as mudanças para cima e para baixo, por forma a desfrutarmos de passagens de caixa mais suaves e rápidas.
A Yamaha Tracer 9 GT vai estar disponível nas cores Icon Performance, Tech Kamo e Red Line.
Principais novidades:
Suspensão semi-ativa KYB
Malas laterais rígidas
Sistema de mudanças rápidas de engates de mudanças superiores e inferiores
Luzes LED direcionais
Cores e elementos gráficos específicos
Motor CP3 de 890 cc em conformidade com a norma EU5
Quadro leve em alumínio fundido CF
Unidade IMU de 6 eixos com ajudar à condução sensíveis à inclinação
Design e estilo de nova geração
Iluminação integralmente em LED
Indicadores TFT gémeos de 3,5″

FICHA TÉCNICA
Tipo de motor: Refrigeração líquida, 4 tempos, 4 válvulas, 3 cilindros, DOHC
Cilindrada: 890cc
Diâmetro x curso: 78 x 62,1 mm
Taxa de compressão: 11.5:1
Potência máxima: 87,5 kW (119 CV) a 10.000 rpm
Binário máximo: 93 Nm (9,5 kg-m) a 7000 rpm
Sistema de lubrificação: Cárter húmido
Tipo de embraiagem: Húmida, Multidisco
Sistema de ignição: TCI
Sistema de arranque: Eléctrico
Sistema de transmissão: Sincronizada, 6 velocidades e marcha-atrás
Transmissão final: Corrente
Consumo de combustível: 5.0 L/100km
Emissões CO2: 116 g/km
Alimentação: Injeção de Combustível
Quadro: Diamante
Ângulo do avanço de roda: 25° 00’ Trilho108 mm
Suspensão dianteira: Forquilha telescópica, curso 130 mm
Sistema de suspensão traseira: Braço oscilante, curso 122 mm
Travão dianteiro: Dois discos, Ø298 mm
Travão traseiro: Disco, Ø245 mm
Pneus: 120/70Z R17 M/C (58 W) (sem câmara) e 180/55Z R17 M/C (73 W) (sem câmara)
Comprimento total: 2175 mm
Largura total: 885 mm
Altura total: 1430 mm – 1470 mm
Altura do assento: 810 mm – 825 mm
Distância entre eixos: 1500 mm
Distância mínima ao solo: 135 mm
Peso (incluindo óleo e gasolina) 213 kg
Capacidade Dep. Combustível:19 lt.