Yamaha Tracer 9 GT 2021: Para viajar em Classe Executiva

By on 18 Novembro, 2020

NO TOPO DA LINHA TRACER ESTÁ O NOVO MODELO GT QUE É O MODELO DE ESPECIFICAÇÃO MAIS ELEVADA NA LINHA DE DESPORTIVAS DE TURISMO DA YAMAHA. A NOVA TRACER 9 GT APRESENTA TODAS AS ATUALIZAÇÕES DA TRACER 9, COM UMA SÉRIE DE ADIÇÕES ESPECÍFICAS DE TURISMO PARA TORNAR A PILOTAGEM SUBSTANCIALMENTE MAIS CONFORTÁVEL EM LONGAS DISTÂNCIAS.

O mundo Sport Touring mudou para sempre quando a Yamaha lançou a primeira Tracer. Com uma emocionante combinação de performance de binário elevado, com um notável conforto de longa distância que revolucionou totalmente a categoria. Desde então, mais de 50.000 condutores escolheram a Tracer e fizeram dela o modelo mais vendido da sua categoria.

Depois de ser vista há duas semanas em testes de estrada, conforme oportunamente anunciámos, a Tracer 9 foi finalmente revelada na sua terceira geração após as versões de 2015 e 2018. Promete mais leveza, potência, versatilidade e tecnologia, surgindo acompanhada pela Tracer 9 GT, melhor equipada para viagens e com suspensões semi-ativas. É esse modelo que hoje apresentamos.

Claro que há pontos comuns entre ambas, como o design da Tracer que foi extensivamente redesenhado, dando lugar a linhas minimalistas, bem como a um novo bloco LED de dupla óptica escondido sob a carenagem, em linha com o design que se estreou na Tracer 700 em 2020. Atrás do écran protector de 50 mm regulável, aparece agora um estilizado painel TFT duplo de 3,5 polegadas que exibe mais claramente informações em ambos os lados.

MOTOR E CICLÍSTICA

A Tracer 9 desfruta dos mesmos cuidados da MT-09 em termos de motor e quadro. Assim, encontramos o novo motor de três cilindros de 890 cm3, o CP3 Euro5 que entrega 119 cavalos de potência e 93 Nm de binário, alojado num quadro deltabox mais compacto. Apesar disso, adopta um braço oscilante mais longo 60 mm para melhorar a estabilidade e tem uma distância entre eixos de 1.500 mm. Os suportes do motor também são diferentes da roadster MT-09 e nas suspensões conta com a nova forquilha de 41 mm e o mono-amortecedor traseiro regulável. Há também aros SPin Forged mais leves que montam Bridgestone Battlax T32, os novos pneus lançados há apenas um mês no mercado.

Além do seu novo motor, a embraiagem A-S foi melhorada e conta com o novo acelerador eletrónico APSG, recebendo ainda a Tracer 9 uma menor e mais leve centralina de seis eixos inercial que permite controlar a tração, deslizamento dos pneus traseiro (SCS) e controle de travagem BC. Essas assistências também são ajustáveis em diferentes níveis de intervenção e combinadas com quatro modos de condução.

SUSPENSÕES SEMI-ACTIVAS

Na nova Tracer 9 GT as malas rígidas são de série, sendo cada uma delas capaz de transportar um capacete integral e contando com um desenho flutuante para ajudar a aerodinâmica. Acima de tudo, a moto opta por novas suspensões com a integração do sistema semiativo KYB Adctimatic Damper System (KADS), que intervém continuamente nas configurações de amortecimento de acordo com as condições e dois modos. Este sistema, já controlado pelo IMU já actualizado, regula permanentemente a força de amortecimento dianteiro e traseiro proporcionando uma viagem suave e segura, qualquer que seja a carga ou a velocidade.

LUZES LED DIRECIONAIS

Para conduzir com confiança à noite, a TRACER 9 GT está equipada com luzes LED direcionais que ficam mais luminosas à medida que se inclina. Conta ainda com punhos aquecidos reguláveis de 10 posições para manter as mãos quentes em quaisquer condições climatéricas. E para desfrutar da máxima versatilidade desportiva, esta moto de alta perfomance e alta tecnologia está equipada com o Quickshift de dois sentidos, que engata as mudanças para cima e para baixo, por forma a desfrutarmos de passagens de caixa mais suaves e rápidas.

A Yamaha Tracer 9 GT vai estar disponível nas cores Icon Performance, Tech Kamo e Red Line.

Principais novidades:

Suspensão semi-ativa KYB

Malas laterais rígidas

Sistema de mudanças rápidas de engates de mudanças superiores e inferiores

Luzes LED direcionais

Cores e elementos gráficos específicos

Motor CP3 de 890 cc em conformidade com a norma EU5

Quadro leve em alumínio fundido CF

Unidade IMU de 6 eixos com ajudar à condução sensíveis à inclinação

Design e estilo de nova geração

Iluminação integralmente em LED

Indicadores TFT gémeos de 3,5″

FICHA TÉCNICA

Tipo de motor: Refrigeração líquida, 4 tempos, 4 válvulas, 3 cilindros, DOHC

Cilindrada: 890cc

Diâmetro x curso: 78 x 62,1 mm

Taxa de compressão: 11.5:1

Potência máxima: 87,5 kW (119 CV) a 10.000 rpm

Binário máximo: 93 Nm (9,5 kg-m) a 7000 rpm

Sistema de lubrificação: Cárter húmido

Tipo de embraiagem: Húmida, Multidisco

Sistema de ignição: TCI

Sistema de arranque: Eléctrico

Sistema de transmissão: Sincronizada, 6 velocidades e marcha-atrás

Transmissão final: Corrente

Consumo de combustível: 5.0 L/100km

Emissões CO2: 116 g/km

Alimentação: Injeção de Combustível

Quadro: Diamante

Ângulo do avanço de roda: 25° 00’ Trilho108 mm

Suspensão dianteira: Forquilha telescópica, curso 130 mm

Sistema de suspensão traseira: Braço oscilante, curso 122 mm

Travão dianteiro: Dois discos, Ø298 mm

Travão traseiro: Disco, Ø245 mm

Pneus: 120/70Z R17 M/C (58 W) (sem câmara) e 180/55Z R17 M/C (73 W) (sem câmara)

Comprimento total: 2175 mm

Largura total: 885 mm

Altura total: 1430 mm – 1470 mm

Altura do assento: 810 mm – 825 mm

Distância entre eixos: 1500 mm

Distância mínima ao solo: 135 mm

Peso (incluindo óleo e gasolina) 213 kg

Capacidade Dep. Combustível:19 lt.

GALERIA DE IMAGENS

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x