Yamaha TY-E 2.0 elétrica vai estrear-se no Mundial de Trial FIM

By on 25 Março, 2022

A Yamaha Motor anuncia que está a desenvolver a moto de trial elétrica TY-E 2.0, o que a aproxima da neutralidade de carbono no campo do motociclismo. O fabricante de Iwata vai participar em algumas rondas do Campeonato do Mundo de Trial FIM, a partir de Junho de 2022.

Em 2021, a empresa japonesa reviu o Plano Ambiental da Yamaha Motor Group 2050 originalmente formulado em 2018, e estabeleceu um novo objectivo de atingir a neutralidade de carbono em todas as suas actividades comerciais – incluindo ao longo dos ciclos de vida dos seus produtos até 2050.

O projecto para desenvolver a TY-E 2.0 está atualmente em curso, como uma abordagem única da Yamaha para alcançar a neutralidade de carbono. Sob o seu conceito de desenvolvimento FUN x EV, a TY-E 2.0 visa proporcionar mais diversão do que motores de combustão interna, tirando partido de características únicas dos veículos eléctricos, tais como o potente binário baixo e poderosa aceleração.

O desenvolvimento da TY-E 2.0 progrediu com base no primeiro modelo TY-E anunciado em 2018. Apresenta uma nova estrutura monobloco, feita de laminados compostos que alberga uma unidade de energia eléctrica com desempenho melhorado, através de uma nova combinação de peças mecânicas e controlo electrónico. A moto também monta uma bateria mais leve, recentemente desenvolvida com aproximadamente 2,5 vezes a capacidade do modelo anterior.

A nova TY-E 2.0 está a ser preparada para participar no Campeonato do Mundo de Trial da FIM a partir de Junho deste ano, com o piloto de testes Kenichi Kuroyama na Yamaha Factory Racing Team. A TY-E 2.0 também será exibido no stand da Yamaha Motor no 49º Salão de Motociclismo de Tóquio, a ter lugar de 25 a 27 de Março.

Ficha técnica

Yamaha TY-E 2.0

 Comprimento × Largura × Altura (mm): 2.003 × 830 × 1.130

Distância entre eixos: 1.310 mm

Altura mínima ao solo: 340 mm

Motor: eléctrico síncrono CA

Bateria:  ião de lítio

Embraiagem: hidráulica, multidisco banhado em óleo

Quadro: monocoque CFRP

Peso a seco: 70 kg

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments