Yamaha XSR125: Nascida para os espíritos livres

By on 11 Maio, 2021

A mais recente Faster Son foi concebida para os motociclistas que apreciam a combinação perfeita do verdadeiro legado do design com a aparência neo-retro intemporal e a tecnologia de vanguarda. A nova Yamaha XSR125 tem um design intemporal à medida das deslocações urbanas modernas.

Com um carácter único e um apelo eterno, cada modelo XSR foi concebido para oferecer não apenas uma excepcional experiência de condução, mas também para o seu proprietário sublinhar a sua individualidade e expressar a sua personalidade.

A filosofia Faster Sons da Yamaha inspira-se no passado, ao mesmo tempo que mantém os olhos postos firmemente no futuro. É uma abordagem apreciada pelos motociclistas de espírito livre que gostam de fazer as coisas à sua maneira. Toda a cena Yard Built está inspirada e incentivada pelo movimento Faster Sons. Nos últimos 6 anos, os mais respeitados personalizadores da Europa, e não só, criaram várias máquinas radicais e provocadoras tendo como ponto de partida um modelo Yamaha Sport Heritage.

Com a atual gama Sport Heritage, liderada pela emblemática XSR900 de 3 cilindros e seguida de perto pela XSR700 de 2 cilindros, chegou o momento de apresentar um novo modelo que dará a conhecer o estilo de vida Faster Sons a uma audiência totalmente nova. Concebida e fabricada com os mesmos elevados padrões de qualidade que as suas irmãs mais velhas, a XSR125 oferece aos motociclistas mais novos a oportunidade de desfrutarem da experiência de condução única e o orgulho de possuírem uma XSR. Com esta qualidade de construção premium e a fiabilidade da Yamaha com provas dadas, os clientes podem estar certos de que esta é uma máquina que não os vai desiludir e que conservará um bom valor com o passar dos anos.

Deslocações diárias com estilo

As deslocações diárias serão muito mais divertidas com a XSR125. Construída com uma elevada especificação de série, que inclui o motor topo de gama da Yamaha e um quadro que permite uma condução ágil (com tecnologia de ponta associada na perfeição ao estilo legado intemporal), esta nova “peso-leve” é o mais recente membro da família Faster Sons. E, tal como muitas das suas irmãs mais novas, esta moto está pronta para deixar a sua marca e impressionar.

Com esquemas de cores com uma forte inspiração retro, detalhes de requinte e a qualidade de fabrico de primeira classe da Yamaha, esta é uma moto que chama a atenção onde quer que seja conduzida. Ao contrário de alguns modelos da classe que preferem manter um perfil discreto, a XSR125 é o tipo de moto que faz uma afirmação incisiva e conta com o desempenho, a tecnologia e o estilo para se afirmar.

Leve, ágil e divertida

Esta nova moto foi concebida para ser leve, ágil e divertida na condução diária, pelo que é a escolha ideal para uma ampla gama de condutores com carta de condução B1* que procuram uma alternativa às quatro rodas, e dos motociclistas atuais com carta de condução A que apreciam o impressionante valor e as impressionantes especificações da XSR125.

Os motociclistas que estão a dar os primeiros passos neste mundo poderão desfrutar do conforto da posição de condução vertical, da suspensão suave, e da condução leve e simples. Os motociclistas novos e existentes vão apreciar a natureza divertida da mais recente moto Sport Heritage da Yamaha.

Estilo XSR puro e intemporal

Tal como em cada modelo na gama Yamaha Sport Heritage, a XSR125 propõe uma linha de cores arrojada, influenciada por alguns dos modelos lendários da Yamaha de uma época passada. Com os esquemas de cores Redline, Tech Black e Impact Yellow, combinados com características como o depósito arredondado, o banco plano e comprido, e o farol circular, conferem a esta nova 125 uma aparência arrojada e exclusiva que sublinha o ADN da Faster Sons. E tal como os modelos XSR900 e XSR700, a nova XSR125 presta homenagem ao passado numa perspetiva de futuro ao contar com tecnologia de ponta, incluindo iluminação integralmente em LED, bem como instrumentos LCD.

O melhor motor da sua classe

A XSR125 está equipada com um motor EU5 monocilíndrico com refrigeração líquida de 125 cc com 4 válvulas, que conta com o mesmo design da unidade utilizada nos modelos de enorme sucesso MT-125 (Hyper Naked) e R125 (Supersport). Este sofisticado e altamente fiável grupo motopropulsor produz uma potência máxima de 11 kW, o máximo permitido na categoria da carta de condução A1, o que lhe confere uma das melhores performances da sua classe.

Uma das características tecnológicas mais importantes na XSR125 é o sistema de Atuação Variável das Válvulas (Variable Valve Actuation – VVA) da Yamaha que permite ao motor produzir um binário significativo a baixas rotações do motor, a par de uma excelente performance a velocidades mais elevadas. O resultado é uma moto fácil e divertida para circular na cidade, que também oferece uma condução emocionante em estrada. A experiência de condução poderá ser ainda mais divertida e gratificante graças às notas de escape apelativas que mostram o forte carácter do motor monocilíndrico.

Totalmente em conformidade com a norma EU5, as baixas emissões da XSR125 permitem conduzi-la nos centros urbanos, onde poderão ser aplicáveis normas de qualidade do ar cada vez mais estritas, o que fazem dela o transporte ideal para as deslocações diárias.

Suspensão dianteira USD de 37 mm

Para conseguir uma aderência de primeira classe à estrada, uma manobrabilidade com exclente resposta e um carácter de condução fácil e divertido, a XSR125 está equipada com suspensão dianteira USD de 37 mm. Com um acabamento em preto que complementa o carácter Sport Heritage intemporal da moto, estas suspensões de funcionamento suave desempenham um papel importante ao fazerem desta moto acessível e para as deslocações diárias um meio de transporte confortável e ágil em diferentes situações de condução. Esta suspensão dianteira invertida sublinha as especificações globais premium da XSR125, ao mesmo tempo que é um dos modelos mais acessíveis na classe de 125 cc de qualidade.

Elegantes pneus com padrão ao estilo off-road

As motos Sport Heritage da Yamaha estão inspiradas no passado e foram concebidas tendo em vista o futuro. Os pneus com padrão ao estilo off-road da XSR125 realçam a boa aparência intemporal da moto, ao mesmo tempo que proporcionam elevados níveis de tração. Ao combinar um largo pneu traseiro 140/70-17 e um pneu dianteiro 110/70-17, a par de jantes de liga leve de 10 raios, garante um baixo peso não suspenso para uma resposta super rápida da suspensão, o que lhe confere um carácter de condução seguro com uma manobrabilidade fácil e previsível, pelo que é a escolha ideal para os motociclistas que estão a dar os primeiros passos.

Farol e farolim LED de alta tecnologia

Outro exemplo das especificações de primeira classe da XSR125 acessível é a sofisticada iluminação LED. O farol integralmente em LED conta com uma carenagem clássica circular que simboliza a combinação única do estilo clássico com a tecnologia de ponta desta moto, enquanto o farolim LED compacto sublinha a sua aparência ágil e leve.

Quadro Deltabox resistente e leve

O chassis conta com o design avançado do quadro Deltabox da Yamaha, com dupla travessa disposta em linha reta desde a coluna de direção ao pivô do braço oscilante para criar um chassis extremamente forte e ao mesmo tempo leve. Com uma distância entre eixos compacta de 1330 mm e uma altura do banco acessível de 810 mm, o chassis XSR125 foi concebido para acomodar motociclistas de várias estaturas. A posição de condução vertical e a ergonomia relaxada fazem desta moto Sport Heritage leve a escolha ideal para os condutores de automóveis com carta de condução B1* que procuram uma forma mais divertida, eficaz e económica de entrar e circular pela cidade.

Detalhes premium

Muito poucos modelos nesta categoria conseguem oferecer este nível de preço, combinado com especificações tão impressionantes, bem como detalhes premium que se podem ver em toda a moto. Além da suspensão dianteira USD descrita anteriormente, o farol LED e o farolim LED, bem como o motor com VVA de 125 cc e 11 kW, esta moto Sport Heritage leve está equipada com uma ampla gama de características apelativas, como o banco “tuck and roll”, guarda-lamas pintados e suportes em alumínio que sublinham a atenção ao detalhe que a distinguem.

Instrumentos LCD circulares

Cada detalhe na XSR125 foi concebido para ser fiel à filosofia Faster Sons que combina o design intemporal com a tecnologia moderna. Os instrumentos LCD circulares são um exemplo perfeito desta abordagem. Contam com uma caixa em preto acetinado com instrumentos LCD circulares com contornos cromados brilhantes. Os instrumentos LCD negativos apresentam informações claras e fáceis de ler, enquanto a aparência neo-retro complementa na perfeição o farol redondo, os guarda-lamas pintados, bem como as cores e os elementos gráficos clássicos.

Características principais

•    O melhor motor EU5 de 125 cc e 11 kW da sua classe

•    Design neo retro intemporal

•    Suspensão dianteira USD de 37 mm

•    Posição de condução confortável

•    Jantes em liga leve

•    Elegantes pneus com padrão ao estilo off-road

•    Farolim LED e farol LED circular clássico

•    Quadro Deltabox leve e resistente

•    Condução ágil, simples e segura

•    Guarda-lamas pintados

•    Banco “tuck and roll”

•    Suportes de alumínio

•    Instrumentos LCD circulares em estilo retro

Cores, disponibilidade e preço da XSR125

Os esquemas de cores da XSR125 incluem motivos horizontais acentuados que reforçam o design intemporal e conferem a este modelo uma aparência pura com uma atração universal. Estarão disponíveis três cores: Redline (VRSK), Tech Black (MDNM6) e Impact Yellow (CPY), cada uma com guarda-lamas com cores a condizer, elementos gráficos no depósito de lista dupla e logótipos nos painéis laterais.

As entregas aos concessionários na Europa começarão no final de junho de 2021. Os preços variam consoante o país, contacte o distribuidor Yamaha no seu país para obter mais informações.

Acessórios genuínos Yamaha e vestuário Faster Sons

A Yamaha desenvolveu uma vasta gama de Acessórios Genuínos que permitem ao proprietário da XSR125 personalizar facilmente a sua moto. Estarão disponíveis dois kits de Acessórios genuínos: o Kit Racer é composto por uma cobertura do farol, chapa de número dianteira e chapas de número laterais, e o Kit Urban é composto por um vidro defletor, tampa lateral do motor em alumínio, tampa lateral do radiador.

Os clientes podem encomendar os kits antes de irem buscar a sua nova XSR125, para serem equipados no concessionário Yamaha. Todos os artigos nos kits também podem ser comprados individualmente. Além dos artigos do kit, a lista de Acessórios genuínos para a XSR125 também inclui um silenciador Akrapovic, suporte de matrícula, tampa lateral da carenagem inferior; carenagem café racer, proteções almofadadas para joelhos café racer e muito mais.

Desenvolvida para complementar a gama de motos Sport Heritage, a linha de vestuário Faster Sons da Yamaha inclui elegantes T-shirts, camisolas, blusões de pele, bonés, emblemas e muito mais, concebidos para acompanharem a aparência intemporal da XSR.

Aplicação MyGarage

A aplicação MyGarage da Yamaha é uma forma rápida e fácil dos clientes criarem, no conforto das suas casas, uma XSR125 virtual com uma gama de Acessórios Genuínos, num smartphone ou portátil. A aplicação gratuita permite aos utilizadores adicionar e remover acessórios para criarem a XSR125 ideal. O resultado final pode ser visto em 3D de cada ângulo.

Para obter mais informações sobre o Vestuário e os Acessórios genuínos Yamaha, ou a aplicação MyGarage, visite www.yamaha-motor.eu/pt

Ficha Técnica

MOTOR

Tipo de motor Refrigeração líquida, SOHC, Monocilíndrico, 4 tempos

Cilindrada 124 cc

Diâmetro x curso 52 x 58,6 mm

Taxa de compressão 11.2 : 1

Potência máxima 11 kW às 10.000 rpm

Binário máximo 11,5 Nm às 8000 rpm

Sistema de lubrificação Cárter húmido

Tipo de embraiagem Húmida, Multidisco

Sistema de ignição TCI

Sistema de arranque Eléctrico

Sistema de transmissão Sincronizada, 6 velocidades

Transmissão final Corrente

Consumo de combustível 2,1 l/100 km

Emissões CO2 47 g/km

Alimentação Injeção Electrónica de Combustível

CICLÍSTICA

Quadro Diamante

Ângulo do avanço de roda 26º

Trilho 95 mm

Sistema de suspensão dianteira Suspensão telescópica invertida, Ø37 mm

Sistema de suspensão traseira Braço oscilante

Curso dianteiro 130 mm

Curso traseiro 110 mm

Travão dianteiro Disco hidráulico, Ø267 mm

Travão traseiro Disco hidráulico, Ø220 mm

Pneu dianteiro 110/70-17

Pneu traseiro 140/70-17

DIMENSÕES, PESO E CAPACIDADES

Comprimento total 1960 mm

Largura total 800 mm

Altura total 1065 mm

Altura do assento 815 mm

Distância entre eixos 1330 mm

Distância mínima ao solo 160 mm

Peso (incluindo óleo e gasolina) 140 kg

Capacidade Dep. Combustível 11 litros

Capacidade Dep. Óleo 1,05 litros

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments