Moda dos anos 80 inspirava-se nas motos do Dakar e está a regressar
As motos retro estão em alta neste momento, e a Suzuki Djebel pode ser o próximo modelo retro a ser relançado. Relatórios vindos do Japão sugerem que a Suzuki está prestes a atender aos pedidos de todos e a relançar uma moto retro dual sport com a ajuda da plataforma da DR-Z4. O modelo já está disponível em Portugal como a DR-Z4S, uma atualização da popular DR-Z400S lançada em 2000, mas com um nível de personalização eletrónica que não existia no passado, e por apenas 9.499€.

A informação chega da WeBike, uma empresa japonesa de tuning e peças de substituição com fortes ligações à indústria motociclística japonesa. Se os rumores forem verdadeiros, isso pode significar o regresso duma variante da DR-Z4 vestida como o popular modelo Djebel dos anos 90 e 2000.
As motos off-road retro são um nicho bastante popular atualmente, com marcas como a Holy Moly a abrirem caminho para modelos inspirados no Dakar, construídos sobre motos com componentes modernos. E o sucesso da criação de motos retro com estilo para trilhos enlameados é, em parte, culpa dos próprios fabricantes.

As motos de aventura nem sempre são esteticamente agradáveis, com os seus enormes painéis de instrumentos estilo rali e a sua carroçaria angular. Mas nem sempre foi assim. Recuando no tempo até às décadas de 70, 80 e 90, as motos de aventura (ou dual-sport, como eram conhecidas na época) eram um conceito completamente diferente. Gráficos rasgativos ousados, depósitos de combustível enormes e faróis duplos com a obrigatória barra de proteção oval bebiam da herança do Paris-Dakar e gritavam “off-road”.

Ainda não é claro como poderá ser esta Djebel moderna, caso chegue ao mercado, embora algumas fontes apontem para a plataforma da DR-Z4, recentemente renovada, como ponto de partida.
Outros sites referem um peso a rondar os 150 kg e uma potência de 40 cv, ambos praticamente idênticos às versões off-road e supermoto daquele modelo.
Embora isto seja apenas um sonho por enquanto, a Suzuki não é alheia a olhar para o passado ao conceber os seus modelos todo-o-terreno e de aventura.
A última versão da V-Strom 1100 inspirou-se bastante no estilo da lendária DR Big. E embora o seu desempenho fora de estrada não estivesse tão preparado para o Dakar como o seu estilo, foi bem-vindo ver uma moto Aventura a dar prioridade a um visual mais sofisticado.

Mais recentemente, a Suzuki França lançou uma edição especial da V-Strom 800 DE com grafismos e cores semelhantes aos da Djebel. Se esta foi uma previsão astuta ou pura coincidência, só o tempo o dirá.
Voltando à realidade prática, gostaríamos muito de ver a Suzuki revelar uma moto off-road retro estilosa, com toda a tecnologia e capacidade de uma moto moderna, mas com o visual e os gráficos de uma dual-sport dos anos 90. Provavelmente, isso nunca irá acontecer, porque, para começar, a marca Djebel, tão emblemática em França, não é mundialmente conhecida, uma vez que foi vendida oficialmente apenas em algumas regiões, incluindo o Japão e a Ásia Central.
Algumas motos foram importadas para a Europa e EUA por particulares, mas não é um nome que faça parte da história do motociclismo. Mas se não for a Suzuki a fabricá-la, talvez alguma oficina de customização como a Holy Moly o possa fazer por eles!













