Contacto Yamaha XSR 125 em Lisboa – A mais pequena das Sport Heritage…e cheia de estilo!

By on 4 Julho, 2021

Dentro da gama Sport Heritage, a Yamaha já nos tinha presenteado com alguns modelos emblemáticos, como a XSR 900 e 700 com base nos nos bem sucedidos motores CP3 e CP2. Para completar a gama surge agora e dentro do mesmo estilo Faster Sons o modelo de 125cc que estará disponível durante o mês de Julho. A convite da Yamaha motor de Portugal fomos conhecê-la durante uma apresentação pela cidade de Lisboa e num circuito de arte urbana, que conjuga muito bem com o espírito do modelo.

Texto de Helder Monteiro

A XSR 125 é uma moto que pretende ser ágil e divertida de conduzir, exactamente o que procura um condutor sem muita experiência e que se queira iniciar no mundo das duas rodas, ou eventualmente passar das scooters para motos com caixa…e no caso da XSR com muito estilo! 

Este modelo utiliza o já comprovado motor das MT e R 125, com cerca de 15cv e bastante apreciado em condução urbana, com baixos consumos e fiabilidade a toda a prova, onde o sistema VVA de actuação variável das válvulas, faz o seu trabalho em proporcionar um binário ideal em toda a faixa de rotação. 

Ergonomicamente a XSR foi repensada em relação às suas primas de 125cc com o triangulo formado pelos poisa pés, guiador e banco melhor dimensionados para abranger um leque maior de condutores com diferentes estaturas, sendo que o banco tem uma altura de 815mm ao solo permitindo sempre um perfeito controle no pára arranca das cidades. As linhas as nível do banco plano e depósito arredondado são retas e dentro do conceito retro, dando-lhe o ar da família Heritage, mas onde o quadro Deltabox e as suspensões invertidas à frente reforçam a modernidade presente neste modelo. O cuidado nos detalhes está bem presente com o acabamento escuro das suspensões e das peças metálicas do farol e lateral do quadro.

Toda a informação é disponibilizada num bonito painel circular LCD, onde não falta a útil indicação para os menos experientes, da marcha engrenada, assim como médias realizadas e indicador de combustível. O farol e farolim traseiro bem integrados no design da moto, são em LED permitindo circular de noite com uma segurança acrescida e dando uma visibilidade importante durante o dia.

Apostando na segurança a XSR tem uns generosos e apelativos pneus com padrão em blocos ao estilo scrambler, com a medidas 140/70-17 na traseira e 110/70-17 na dianteira, montados em jantes de 10 raios e onde a travagem é assegurada por dois discos de actuação hidráulica, que oferecem uma boa sensação na sua actuação.

Durante o dia que rodámos com a XSR pela linda cidade de Lisboa, e onde se conjugaram circuitos essencialmente urbanos mas com algumas vias rápidas e passagens pelas subidas e descidas de Monsanto, a XSR mostrou-se sempre à altura na desenvoltura e competência com que enfrenta a estrada , e com uma dinâmica perfeita para poder ser apreciada pelos seus novos condutores.

A XSR está disponivel em 3 cores, com o redline (vermelho), Impact Yellow (amarelo) e o Tech black (Preto) e com um preço de 4.595€.

Uma extensa gama de acessórios está disponível para uma personalização do modelo assim como vestuário próprio para que o espirito faster sons da Yamaha esteja sempre presente, mesmo quando deixamos a XSR a repousar depois de um dia agitado na cidade!

 

Ficha Técnica:

Motor

Tipo de MotorRefrigeração líquida, SOHC, Monocilíndrico, 4 tempos
Cilindrada124 cc
Potência15 cv @ 10.000 rpm
Binário11,5 Nm @ 8000 rpm
TransmissãoSincronizada, 6 velocidades , final por corrente

Ciclística

QuadroDiamante (Deltabox)
Suspensão Dianteira / TraseiraSuspensão telescópica invertida, Ø37 mm (130 mm de curso) / Braço oscilante com mono amortecedor (110 mm de curso)
Travagem Dianteira / TraseiraDisco hidráulico, Ø267 mm / Disco hidráulico, Ø220 mm
Pneus110/70 R17 ; 140/70 ZR 17

Dimensões e Preço

Altura do assento810 mm
Distância entre eixos1330 mm
Capacidade do depósito11 L
Peso140 Kg
PreçoDesde 4,595 €

 

Cores e Acessórios:

Galeria:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments