CFMOTO: MT-X 800 a caminho de produção?
Há dois anos, a CFMOTO captou a atenção do mercado global com inúmeras novas ofertas na EICMA. Um bom número delas tornou-se realidade, com a moto de aventura 450MT e a moto cruiser 450 CL-C a circularem atualmente em todo o mundo.
Mas houve um conceito que atraiu os adeptos das motos de aventura e enduro de alta performance. Denominada MT-X, muito pouco foi revelado sobre a moto na altura. Nem sequer a cilindrada foi revelada. Tudo o que tínhamos era uma imagem de uma máquina de aspeto robusto que parecia estar pronta para enfrentar o Rali Dakar.
Desde então, muito foi revelado sobre a MT-X. Por exemplo, sabemos que será equipada com o mesmo motor bicilíndrico de 799 cc que se encontra no resto da gama da CFMOTO e o mesmo motor controverso que a KTM utiliza nas suas motos de média cilindrada.
Embora o derivado da LC8C que a CFMOTO utiliza nas suas motos não pareça estar a sofrer dos mesmos problemas de árvore de cames que as suas congéneres europeias.
Então, o que é que a CFMOTO nos reserva? Bem, parece que a marca chinesa vai lançar uma versão de produção da MT-X muito em breve, uma vez que completou os requisitos de homologação para o novo modelo. A CFMOTO planeia lançar um total de oito variações diferentes da MT-X, talvez de forma semelhante ao que fez com a MT450.
Assim, podemos esperar variantes com guarda-lamas alto e baixo da 800 MT-X, bem como versões orientadas para o turismo com várias opções de bagagem, bem como talvez até um modelo mais orientado para a estrada com jantes de liga. No entanto, este último modelo iria provavelmente ocupar o mercado que a 800MT standard ocupa.
Como é o caso de praticamente todos os modelos da CFMOTO, bem como os de outros fabricantes chineses, é mais do que provável que a MT-X faça a sua estreia no seu país de origem, a China, onde será submetida a muitos testes reais antes de ser enviada para outras partes do mundo. No entanto, se a CFMOTO confirmar a sua presença na EICMA deste ano, há uma boa hipótese de vermos a 800 MT-X pronta a ser produzida.
Atualmente, o segmento das motos de aventura de média cilindrada é claramente o mais forte de sempre, especialmente quando se trata de modelos focados em todo-o-terreno. E a CFMOTO está claramente a capitalizar esta oportunidade.
Imagem:CFMoto
0 comments