50 Anos de Honda Monkey – Aniversário comemorado com novo modelo

By on 24 Abril, 2018

A Honda Monkey é, talvez, mais conhecida a nível mundial como um ícone simbólico da década de 70 do século passado, mas a sua primeira aparição ao público foi, na realidade, em 1961. Originalmente desenvolvida como um brinquedo para crianças de 49 cm³ para o parque de diversões Tama Tech em Tóquio, este modelo tornou-se logo tão popular que foi desenvolvida uma versão homologada para a estrada, inicialmente exportada para a América e para a Europa em 1963 e que vinha com um depósito cromado e distinto, um guiador que se podia dobrar e rodas de 5 polegadas e montagem rígida.

Esta enorme popularidade devia-se ao seu design bonito e do qual se gostava imediatamente e às suas dimensões super-reduzidas, bem como ao seu “peso-pluma” – características que faziam da Monkey original uma moto muito divertida de conduzir na cidade. Em 1969 as suas rodas cresceram para 8 polegadas de diâmetro e, a partir de 1970, este modelo ganhou ainda mais popularidade com a adição de uma forquilha de desmontagem rápida, para que fosse ainda mais fácil colocá-la na mala do carro.

Em 1978 – um ano que assinalou o início do verdadeiro “período de ouro” para a Monkey – a moto foi redesenhada para ficar mais apelativa e popular para as suas legiões de condutores de RVs (Recreational Vehicles – Veículos de lazer) que precisavam de um meio de transporte conveniente que pudessem usar quando estacionassem os seus veículos. E foi assim e por esta altura que a “atrevida” Monkey cimentou o seu lugar dentro de milhares de corações; com a sua caixa de 3 velocidades e embraiagem centrífuga (que não precisava das “tradicionais” capacidades exigidas para conduzir uma moto com embraiagem normal), este modelo permitiu que milhares de condutores pudessem ter a sua primeira experiência a “enrolar punho” num veículo a motor de duas rodas.

Como a condução deste modelo era, de facto, tão divertida e fácil, a sua contribuição para levar este conceito de moto a um público mais vasto foi, talvez, a maior entre todas as motos. Com os seus pneus largos, mini-guiador característico, depósito minúsculo e banco confortável, a Monkey tem um aspecto inconfundível e, tal como a afeição que se tem por ela, também intemporal.

 

Marcos Históricos da Monkey

1961

Primeiro modelo – desenvolvido para divertimento em parques de diversões, com rodas de 5 polegadas, suspensão rígida, guiador dobrável e motor 50cc de 3,1kW.

1963

Primeiro modelo de estrada – exportado para a América do Norte e Europa

1967

Primeiro modelo vendido no Japão – Com banco articulado

1970

Equipada com suspensão frontal de desmontagem rápida permitia arrumação no
porta malas de um carro pequeno

1978

Primeiro modelo com depósito de combustível de formato em gota e estilo custom

 

1984

Modelo ‘Gold’ de Edição Limitada

 

1987

Modelo ‘R’ com quadro  trave dupla  e travão de disco frontal hidráulico

1991

Modelo Off-road estilo ‘Baja’ com dois faróis

2004 Special Decoração especial baseada na CB750F que venceu a prova Daytona 100 pilotada por Freddie Spencer

2009 Monkey Ltd.Primeira versão com injecção de combustível

2017

Versão comemorativa do 50º aniversário do modelo em comercialização no Japão

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!