Allight: O primeiro sistema de luz adaptativa universal

By on 20 Junho, 2022

Uma startup sueco-americana, desenvolveu um módulo de LED com lente adaptativa que pode ser instalado no farol de qualquer moto, em vez das convencionais lâmpadas H4, H7 e H11.

O problema das zonas não iluminadas que aparecem dentro da curva quando a moto se movimenta em inclinação, é resolvido pelos fabricantes de motos de diferentes formas. A maneira mais comum é instalar seções adicionais na óptica que iluminam o setor “cego”. Ao mesmo tempo, são colocadas fonte de luz de cada lado do farol, que acendem alternadamente dependendo da velocidade e do ângulo de inclinação. Tal solução, até ao presente, apenas tem sido implementada pelos fabricantes de motos, e por outro lado encarece o preço final das motos.

Aatu Keränen e Peimon Hashimoto, os fundadores da startup Allight, desenvolveram um novo e radical sistema de faróis adaptativos que pode ser instalado em praticamente qualquer moto. Na solução da Allight, um módulo compacto de LED gira sobre um rolamento em torno de seu eixo, e um motor elétrico, que recebe informações do sensor de inclinação integrado, mantém a luz na posição horizontal, independente do ângulo da moto.

Outro efeito colateral desta solução é que esta solução de luz adaptativa não cega os condutores que se aproximam em sentido contrário. Ao mesmo tempo, o módulo de lente LED Allight pode ser instalado no farol de qualquer moto em vez das habituais lâmpadas H4, H7 e H11.

De acordo com Aatu Keränen e Peimon Hashimoto, a solução Allight terá um impacto positivo na segurança dos motociclistas, principalmente durante as deslocações nocturnas. Agora a Allight está finalizando o trabalho na versão pré-série do módulo e a prepara-se para iniciar a produção. O preço estimado de um módulo de luz adaptativa é de 220 dólares (209 euros feita a conversão).

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments