Aprilia SXR 50: Combinação de dois mundos!

By on 26 Abril, 2021

A nova Aprilia SXR 50 redefine o conceito de scooter urbana de pequena cilindrada. Combina o conforto e a funcionalidade de uma scooter de motor de maiores dimensões, com a agilidade e o estilo desportivo das lendárias Aprilia 50. 

Primeiro fabricante de motos a introduzir, desde os anos noventa, o conceito de scooter desportiva com a icónica Aprilia SR 50, o fabricante de Noale continua a explorar novos horizontes no segmento dos pequenos motores, revelando a nova Aprilia SXR 50 online em APRILIA.COM.

A Aprilia SXR 50 lança uma nova tendência no segmento das scooters de 50 cc, veículos que, para além de uma base de utilizadores muito jovem, apelam agora também a um público muito mais vasto e diversificado. De facto, a Aprilia SXR 50 é a primeira scooter urbana de pequeno motor a oferecer conforto, funcionalidade e conteúdo normalmente reservado às scooters de gama superior, mantendo inalterada a sua tradicional facilidade de condução, agilidade e o aspecto típico e distinto das scooters desportivas Aprilia.

Ágil e com custos operacionais reduzidos, a SXR 50 é o meio de transporte ideal para satisfazer a maior variedade de necessidades diárias de mobilidade num ambiente urbano, garantindo conforto, facilidade de condução e níveis de praticabilidade dignos de categorias superiores. A SXR 50 é alimentada por um motor ultra moderno de 50 cc de um cilindro, 4 tempos, Euro 5, silencioso e ágil para aquela cidade caracterizada pelo tráfego frequente de “stop and go”, para não falar de extremamente económico em termos de consumo

Design desportivo, ergonomia dedicada ao máximo conforto

O design da Aprilia SXR 50 é moderno e fortemente distintivo: a extremidade frontal é dominada por um grande escudo para as pernas com a unidade de faróis LED no centro. O farol duplo é separado no centro por um terceiro elemento, claramente reminiscente do farol triplo nas motos desportivas Aprilia. O conjunto de faróis dianteiros tem luzes de circulação diurna, também LED, e indicadores de mudança de direção incorporados. O guiador elevado e o pára-brisas incorporado no escudo das pernas dão ao veículo o aspecto de uma grande scooter GT, bem como garantem uma posição de condução confortável e perpetuamente protegida.

A ideia do fabricante foi que o condutor ao ocupar a posição de condução, fique com a sensação imediata de que tem tudo sob controlo. A grande instrumentação LCD totalmente digital é sempre fácil de ler e inclui um velocímetro digital e contador de rotações, odómetro total e de percurso, temperatura do ar, relógio digital, nível de combustível, e uma riqueza de informação de percurso que pode ser seleccionada utilizando o botão MODE no bloco de controlo do lado direito: velocidade mais alta, velocidade média, consumo instantâneo, consumo médio, autonomia da bateria e nível de carga.

O sistema de conectividade Aprilia MIA, disponível como acessório opcional, permite também ligar o seu smartphone ao veículo via Bluetooth, tirando partido do potencial oferecido pela instrumentação digital. Este conteúdo é totalmente novo para o segmento de scooters de 50 cc, demonstrando ainda mais a excelência do novo equipamento tecnológico da Aprilia SXR 50. 

A parte central do veículo é caracterizada por um painel de pés plano, que proporciona bastante espaço para os pés em quaisquer condições e se presta bem para transportar pequenas malas. Para os pés dos passageiros, por outro lado, existem apoios de pés práticos e dobráveis. O design do assento foi concebida para proporcionar o máximo conforto e total liberdade de movimentos, mesmo quando se monta a dois. De facto, tem um comprimento total de 850 mm e a altura a partir do solo é de apenas 775 mm, a fim de tornar as manobras a partir de uma paragem tão fácil quanto possível para os condutores de qualquer altura.

O assento é também realçado por costura dupla. Esta atenção ao detalhe também é prestada em elementos com um acabamento cinzento brilhante particular, como os painéis laterais, que contribuem para dar um aspecto elegante à traseira do veículo, bem como à cobertura do silenciador. O perfil moderno das luzes LED são mais uma vez os protagonistas da vista traseira: um aspecto desportivo realçado pelas jantes de liga leve de 12″ com um desenho de cinco raios.

O compartimento espaçoso debaixo do banco, com uma capacidade de 20 litros, apresenta uma luz de cortesia e é suficientemente grande para segurar um capacete a jacto; a capacidade de carga é arredondada pelo prático porta-bagagens com as pegas integradas para os passageiros, o porta-luvas incorporado na placa traseira do escudo das pernas, completo com uma porta USB no interior para carregar dispositivos móveis, e o gancho de saco retráctil.

A Aprilia SXR 50 está disponível em quatro esquemas de cores: dois mais clássicos, Essence White e Instinctive Grey, e dois mais desportivos com gráficos relativamente dedicados: Power Red e Enigma Black, este último mate.

Engenharia: eficiência, fiabilidade e facilidade de condução

A Aprilia SXR está equipada com um motor moderno de 50 cc, 4 tempos, Euro 5, injectado a combustível da família i-get, caracterizado por um timing de 3 válvulas; um motor brilhante de um cilindro, é o resultado de um design que visa maximizar a qualidade e fiabilidade, bem como reduzir o consumo e as emissões, tudo em benefício da operação económica e do respeito pelo ambiente urbano. De facto, o seu alcance ultrapassa os 40 km com um litro de combustível no WMTC.

Um sistema de injecção eficiente – com um injector de oito furos que emite uma fina pulverização de gasolina para uma combustão óptima – contribui para a sua boa aceleração a partir de baixas rpm, o que se traduz numa resposta rápida em condução típica da cidade, caracterizada por um tráfego constante de stop-and-go.

A centralina também mantém um ruído mecânico mínimo, graças às regulações da caixa de velocidades que permitem manter a rapidez e o desempenho puro, apesar de as rpm serem mais baixas. A estrutura é constituída por uma estrutura robusta, de um único pedal, feita de aço tubular e elementos em chapa moldada com valores de rigidez que se traduzem em estabilidade de condução e condução para o condutor digno de uma categoria superior, com uma sensação de controlo total sobre o veículo.

Uma forquilha hidráulica telescópica funciona na extremidade dianteira, enquanto que um único amortecedor na traseira, ajustável a 5 posições, permite que o veículo se adapte perfeitamente ao condutor ou condutor mais o passageiro. As jantes de 12″ são calçadas com generosos pneus 120/70 que garantem aderência e estabilidade sem comprometer a agilidade e manobrabilidade. O sistema de travagem compreende um disco dianteiro de 220 mm com pinça de duplo pistão e um tambor traseiro fiável de 140 mm.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments