BMW R 18 Dragster – A muscle bike de Roland Sands

By on 6 Agosto, 2020

O PRESTIGIADO DESIGNER ROLAND SANDS, REVELA A SUA INTERPRETAÇÃO DE UMA MOTO PERSONALIZADA, BASEADA NA NOVÍSSIMA CRUISER BMW R18.

Roland Sands e a BMW R 18 Dragster

A R 18 é sem dúvida a novidade do ano para a BMW Motorrad. A marca bávara conseguiu fazer o suspense durar, fazendo-nos esperar mais de um ano entre a apresentação do primeiro protótipo no Concurso de Elegância de Villa d’Este e a R18 First Edition em abril passado. O modelo, que marca a entrada da marca da hélice no segmento das cruiser, foi agora muito mais rápido para ser reinterpretado.

A BMW confiou ao preparador californiano Roland Sands, a tarefa de projetar uma moto única baseada na sua nova cruiser. Mas antes recordo, que foi ele o criador do protótipo nineT. O resultado acaba de ser revelado através da R 18 Dragster, uma nova interpretação em torno do colossal Big Boxer de dois cilindros.

A R18 Dragster levou cerca de três meses a ser personalizada

A história pessoal de Roland Sands serviu como fonte de inspiração para seu trabalho nesta moto: “Com um motor que é tão claramente o elemento central, eu imediatamente pensei em muscle cars. A minha família sempre andou em corridas e o meu pai era um piloto de dragster, então eu pensei que fazia sentido tirar a moto para chegar ao básico e moldá-la para a velocidade numa pista reta”.

Como sempre, o californiano começou por colocar as suas ideias no papel para definir o visual geral e a geometria que seriam aplicadas à moto.

O objetivo foi, naturalmente, que a BMW destacasse as possibilidades oferecidas em termos de personalização, graças, em particular, ao quadro traseiro facilmente extraível e às muitas peças da ciclística que também se podem remover com facilidade.

Forquilha da R nineT e travões da S1000RR

A equipa de Roland Sands manteve a geometria básica, mas mudou todo o quadro traseiro para caber um elemento de corrida de arrasto. Os guarda-lama foram modificados à frente e atrás para caberem no novo quadro. O farol dianteiro foi mudado por peças que fazem parte do catálogo de acessórios.

O silenciador original foi substituído por um megafone duplo feito à mão. O garfo é herdado do R nineT, enquanto os depósitos de expansão do travão dianteiro e embraiagem são da RSD (Roland Sands Design). As peseiras e discos dianteiros vêm da desportiva S1000RR. A sela é feita sob medida pela Saddlemen. Finalmente, a tinta azul metálica é obra de Chris Wood.

Além dessa preparação, a RSD também criou duas coleções de acessórios de alumínio para a R18, compreendendo os aros de roda de diferentes tamanhos, as proteções para os mostradores, os avanços do guiador, punhos, manetes e diferentes espelhos.

Os dois silenciadores de escape foram feitos à mão
Os primeiros rascunhos da R18 Dragster

R18, um modelo ideal para personalizar

Com a nova R 18, a BMW apresentou a primeira moto de produção em série da marca para o segmento das cruiser/custom em abril de 2020. Como nenhuma outra moto BMW antes dela, este modelo está inteiramente na tradição das motos históricas da marca alemã – tanto técnica, quanto no que diz respeito ao design. A sua linha é baseada em modelos ilustres como a BMW R 5 e muda o foco de volta para a essência da moto: purista, tecnologia sem frescuras e o motor boxer como o centro do prazer de pilotar. O “Big Boxer” continua a linha de motores boxer tradicionais refrigerados a ar, que ofereceram pilotagem inspiradora, desde que a BMW começou a produzir motos em 1923. O processo de personalização levou cerca de 3 meses.

Para a R 18 Dragster, a equipa de Roland Sands manteve a geometria da coluna de direção original da R 18, removeu a traseira da moto e transformou-a numa drag racer.

Todo o processo de personalização levou cerca de três meses e meio. A moto então foi para a oficina para montagem final e passou um dia numa pista de arranque. Para a R 18 Dragster, Roland Sands usou a coleção de design de peças fresadas “2-Tone-Black” para personalizar alavancas, rodas, tampas de válvula, placa dianteira, farol e medidores.

A parte dianteira foi tirada da BMW R nineT. O assento, bem como o escape foram criados a partir do zero.

A personalizada R 18 Dragster ao pormenor:

  1. O quadro foi modificado completamente removendo a suspensão traseira para corrida de arrasto.
  2. Os guarda-lamas dianteiros e traseiros foram ligeiramente modificados utilizando as peças metálicas da folha de estoque, a fim de manter a clássica silhueta R 18.
  3. O farol foi retirado da R 18 original e é destacado com a moldura do farol da coleção de design de peças de alumínio fresadas.
  4. O escape original foi substituído por um sistema de megafone de aço inoxidável, fabricado à mão, utilizando as pontas de escape das peças de alumínio fresadas.
  5. O travão dianteiro hidráulico e os cilindros mestres da embraiagem são da Roland Sands Design.
  6. O depósito é o mesmo da R 18 original.
  7. O acabamento da pintura é um azul metálico de dois tons com clássicas listas brancas BMW pin-strip pelo pintor de longa data de Roland, Chris Wood.
  8. O garfo foi tirado da BMW R9T.
  9. O sistema de travagem dianteira foi retirado da BMW S 1000 RR.
  10. O assento foi construído do zero e é um assento personalizado RSD pela Saddlemen.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments