Concept Aether – Uma moto com purificador de ar

By on 3 Maio, 2021

Carregamento sem fios, bateria facilmente amovível, motor de 107 cv, porta-bagagens de 22 litros…e um sistema purificador do ar! Falamos do Concept Aether, desenhado por Lin Yu Cheng.

A eletrificação dos veículos deve reduzir as emissões relacionadas ao tráfego rodoviário. É também uma estratégia colocada em prática, por cada vez mais fabricantes do setor automóvel. Mas, e se em vez de simplesmente poluir menos do que um motor a combustão, um veículo elétrico fosse ainda capaz de melhorar a qualidade do ar?

Esta é a ideia defendida pelo designer taiwanês Lin Yu Cheng com o seu concept Aether, uma moto que acumula uma função de purificação do ar que respiramos. 

Além de seu estilo futurista com linhas minimalistas e muito geométricas, que de certa forma lembram alguns concept recentes, como o Cybertruck da Tesla ou o  Vision DC Roadster da BMW, especialmente nos faróis alados, o concept Aether concentra-se em várias ideias originais. A mais impressionante é, sem dúvida, o seu papel como purificador de ar. Sob os flancos de carenagem está um módulo cerâmico capaz de interceptar partículas PM2.5, enquanto a forma do revestimento melhora a aerodinâmica e o resfriamento. Basicamente, onde a moto passa, o ar torna-se mais limpo.

Mas isso não é tudo, pois o designer também previu que o sistema de carregamento seria o mais simples possível para o utilizador, graças a uma bateria de íons de lítio removível que pode ser trocada em estações, mas também com uma função de carregamento sem fios. Graças a este último a moto seria capaz de recarregar sem a menor conexão e até mesmo em condução se na estrada estiver com o switch de recarga ligado. 

Lin Yu Cheng chegou ao ponto de detalhar as características do Aether, que seria alimentado por um motor de 107 cavalos de potência com um alcance de 200 km. E para a praticidade, a moto tem um porta-bagagens de 22 litros embutido no topo da moto, bem na frente do assento. Será esta uma moto do amanhã?

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x