Fantic e-Scooter: Uma nova elétrica ‘made in Italy’

By on 9 Dezembro, 2021

A marca italiana Fantic, focada até agora numa oferta baseada em scooters térmicas, apresentou o seu primeiro modelo elétrico no EICMA 2021 em Milão.

A Fantic e-Scooter oferece um design minimalista, muito marcado pelo verde, que assenta sobre rodas de 16 polegadas e pode ser configurada em duas versões. A diferença entre as duas versões está na capacidade da sua bateria e na homologação, como ciclomotor ou motociclo equivalente a 125cc, embora em ambos os casos o motor elétrico que as impulsiona seja o mesmo.

As informações dada pela Fantic sobre este projeto não vão muito além de fotografias e algumas das suas características técnicas. A primeira coisa que se destaca é seu design muito minimalista, realçado por cores em verde que realçam o seu carácter ecológico. As suas rodas de 16 polegadas com cinco raios combinam bem com o design, e também não faltam travões de disco à frente e atrás.

Quanto à configuração mecânica, a Fantic e-Scooter possui um motor elétrico localizado por baixo do assento do condutor, logo na frente da roda traseira, ao qual é engatada uma corrente de transmissão normal. A unidade elétrica rende um total de 3 kW de potência. Este motor é alimentado por uma bateria de íon-lítio que é a base para a diferenciação das duas versões em que será fabricada. No caso da versão de ciclomotor de 50 cm 3 (L1e) , a bateria tem uma capacidade de 2,2 kWh. Neste caso, é necessário ter a licença que pode ser obtida a partir dos 15 anos e que permite conduzir veículos de duas rodas que não ultrapassam os 45 km/h  (ciclomotores elétricos). Caso o condutor tenha completado 18 anos, também está autorizado a transportar um passageiro.

A segunda opção, homologada como motociclo elétrico de 124cc, tem bateria de 4,4 kWh que, neste caso, segundo a Fantic, pode oferecer até 100 quilómetros de autonomia. Para conduzi-lo necessita da licença A1 (a partir dos 16 anos), ou da licença B que permite conduzir scooters e motos elétricas de 125cc que não excedem os 11 kW de potência.

A produção e o lançamento estão previstos para 2022. As duas versões serão montadas nas fábricas da Motori Minarelli em Bolonha, Itália, onde a Fantic aplicará, segundo ela, processos de produção com baixo impacto ambiental. Os preços e a campanha de comercialização ainda não foram anunciados .

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments