Guerra aberta nas pequenas desportivas

By on 25 Julho, 2020

MAL A KAWASAKI LANÇOU A NINJA ZX-25R DE 2021 NO INÍCIO DESTE MÊS NA INDONÉSIA, E LOGO DESPOLETARAM RUMORES DE OUTROS FABRICANTES COM PROPOSTAS SEMELHANTES: YAMAHA YZF-R25M E HONDA CBR250RR.

Um mundo novo está a despoletar, o das pequenas desportivas com motores de quatro cilindros em linha de 250cc. Preparem-se, a próxima grande batalha do Japão está a chegar.

Parece que o mundo desenvolveu um crescente interesse por motos de 4 cilindros de menor capacidade, o que atém nem é surpreendente. A nova Ninja ZX-25R oferece ótima experiência de pilotagem, especialmente pelo som.

Kawasaki ZX-25R 2021

Uma das maiores novidades dos últimos 12 meses foi a Kawasaki anunciando o regresso à arena das desportivas de quatro cilindros de 250cc com a ZX-25R. Agora, porém, parece que a Yamaha também pode estar a desenvolver a sua própria moto desportiva de quatro cilindros com 250cc, na forma de uma YZF-R25M.

Mas a Yamaha não é o único fabricante que quer vingar neste novo mundo. Outros rumores apontavam para Honda, como estando a desenvolver uma CBR250 RR-R com um motor de 250cc multicilindros. A confirmação já chegou. Está mesmo!

Infelizmente, para os fãs europeus de motos desportivas, a maioria dos fabricantes que as estão a produzir não estão de olho no mercado europeu, mas sim no lucrativo mercado asiático que desperta a sua atenção. Países como a Indonésia, o Japão e até a Nova Zelândia!

No caso da ZX-25R, a Kawasaki afirmou que outros mercados podem e serão adicionados assim que o lançamento inicial acabar. No entanto, o que parece é que será preciso terem grande sucesso nas vendas do mercado asiático, para só depois estes três fabricantes empreenderem uma produção em larga escala e ficarem à venda no Reino Unido e União Europeia.

Depois da Kawasaki apresentar a ZX-25R, a Honda está agora a lançar oficialmente a CBR250RR no mercado japonês (foto abaixo). E, ao que consta, a Honda terá achado maneiras de extrair mais potência da sua CBR de quarto litro.

Honda CBR 250 RR 2021

Em fevereiro de 2020, os rumores fizeram com que a Honda impulsionasse o biciclindrico paralelo com arrefecimento líquido da CBR250RR para 41 cavalos de potência, adicionando uma embraiagem rápida e deslizante. Relatórios vindos da Ásia indicam que é exatamente o que a Honda fez.

A suspensão e ciclística estão basicamente inalteradas, mas a Honda terá redesenhado os pistões, anéis de pistão e hastes de conexão para a moto atualizada. A Honda também atualizou o sistema de admissão e o tempo de ignição. Anteriormente, o motor da CBR250RR realizava 38 cavalos de potência, e supostamente ganhou três cavalos graças às modificações do motor.

Honda CBR 250 RR 2020

Ouras fontes também dizem que a Honda oferece como opção uma caixa com ‘quick shifter’ para a CBR250RR, o que evita o uso da manete de embraiagem e faz ganhar preciosos segundos em pista.  

Até agora não existe nenhuma declaração oficial da Honda em inglês sobre esta moto, já que não é destinada à América do Norte ou Europa. Mas é uma pena, porque, no mínimo, estas pequenas desportivas de 250cc devem ser divertidíssimas de conduzir! E não só, até pela sua sonoridade. Veja este vídeo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!