História: O primeiro motor V-Twin da Harley-Davidson

By on 9 Maio, 2021

Se falarmos de lifestyle,uma empresa como a Harley-Davidson tem muito a dizer. Esta marca americana vai muito além de fazer motos e vendê-las. Carrega consigo uma filosofia de vida intimamente ligada à liberdade que tem um grande número de seguidores em todo o planeta.

São famosas as suas motos bicilíndricas, é verdade, mas qual foi o primeiro motor V-Twin da Harley Davidson? Muitos pensarão que a Harley nasceu com motores bicilindricos, ou que foi esta marca que inventou a fórmula… mas nem uma coisa nem outra! A Harley-Davidson passou os primeiros anos de sua vida com motores de um único cilindro. Na verdade, a sua primeira moto de 175 cc era uma monocilíndrica que foi construída para competir em corridas da época.

A partir deste momento a lenda começa. Em 1903, uma moto que passava por cinco mãos e viajava mais de 160.000 km sem problemas pendentes, foi outra monocilindrica; desta vez com 400 cc e 3 cv de potência. Os planos do motor – uma réplica do motor Dion Bouton (francês) – vieram da França para Milwaukee com um krugger.

A partir deste momento, em 1906, a Harley começou a fabricar motos para venda. O primeiro modelo é a bela Silent Grey Fellow, com motor de 500cc e 4.3 cv.

Primeiro V-Twin da Harley Davidson, o F-Head

Foi só em 1908 que surgiu o chamado V-Twin (F-Head). A fórmula, longe do que possa parecer, não foi inventada pela Harley. A firma norte-americana de Milwaukee inspirou-se noutros modelos contemporâneos, a Indian ou o grifon francês. Foi certamente uma adaptação às necessidades do mercado.

O V-Twin da HD tinha 810 cc com cilindros de 76 mm alimentados por um carburador Modelo H Schebler colocado entre os dois cilindros inclinados a 45 graus, para conseguir desenvolver 7 cv. Mas este primeiro protótipo deu problemas e já com algumas melhorias só em 1909 seria montado numa moto da Harley.

No entanto, e logo após as primeiras vendas, este primeiro V-Twin da Harley tem um problema, muita potência, o motor tremia bastante e a correia elástica partia. Por essa razão, a moto foi retirada do mercado enquanto se aguardava uma solução. Enquanto isso, continuavam a ser vendidas as suas motos com motor monocilíndrico. 

Com o tempo a HD conseguiu uma cinta elástica mais forte e algumas Harleys seriam comercializadas com este primeiro bicilíndrico. 

Outros motores logo apareceriam, alguns com reputação de Flathead que estave ativo por nada menos que 44 anos, de 1929 a 1973. Uma coisa que fez a Harley Davidson diferente e para muitos um mito, é certamente permanecer fiel a essa fórmula V-Twin sem desistir da sua história.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x