Honda alarga gama de scooters com as novas Forza 750 e Forza 350

By on 14 Outubro, 2020

A HONDA ANUNCIOU A EXPANSÃO DA SUA GAMA DE SCOOTERS (DESPORTIVAS/GT) ATRAVÉS DA CHEGADA DO MODELO DE TOPO FORZA 750, E AINDA DA SUA IRMÃ MAIS NOVA FORZA 350. A POPULAR FORZA 125 TAMBÉM RECEBE UMA ATUALIZAÇÃO LIGEIRA PARA 2021.  

A gama das versáteis scooters Forza granjeou desde sempre popularidade e reputação premium, graças a uma combinação única de qualidades. A presença GT e o conforto para dois, a maneabilidade desportiva e ágil, as performances vigorosas, o estilo atraente, a superior funcionalidade, e as especificações sempre muito completas, tornaram-nas uma referência entre os utilizadores mais exigentes.

Forza 750, para descobrir novos horizontes

A nova Forza 750 exibe todos estes atributos em abundância. Com esta nova variante da Forza, a marca japonesa vai agora vai mais longe e preenche uma lacuna num segmento de média cilindrada em que a Integra 750 já não dava a melhor resposta à procura, contrastando com um sucesso crescente da mais recente crossover ADV 750 X. Outra vantagem é que haverá uma versão própria para a licença de carta de condução A2.

Em termos de especificações, a nova Forza 750 conta com um motor bicilíndrico paralelo cheio de binário e repleto de tecnologias de ponta, incluindo um acelerador eletrónico (throttle-by-wire), múltiplos modos de condução, sistema de controlo de tração HSTC e transmissão DCT de dupla embraiagem. O pico de potência de 43 kW (57,6 CV) surge às 6.750 rpm, contando com um binário máximo de 69 Nm às 6.750 rpm. Com a combinação de novas tecnologias, incluindo o acelerador eletrónico TBW que oferece 3 modos de condução de série (Standard, Sport, Rain) e um modo USER personalizável, a nova Forza 750 vai oferecer certamente as melhores performances em cidade.

Por outro lado, as dimensões são as de uma scooter puramente GT, com amplo espaço para as pernas, excelente proteção contra o vento e bastante conforto, para condutor e passageiro. O quadro de aço permite obter uma scooter com um estilo cheio de classe e muito atraente; a iluminação é toda de LEDs e a inclusão do sistema Honda Smart Key de abertura sem chave e de uma ficha USB, para além dos 22 litros de espaço interno, aumentam a funcionalidade e o caráter prático deste modelo. O peso anunciado em ordem de marcha é de 235 kg.

A Forza 750 é também o primeiro modelo Honda a estar equipado com o sistema Honda de controlo de voz para smartphones (no original, Honda Smartphone Voice Control – HSVC); este sistema oferece todas as vantagens da integração de um smartphone com o veículo, pois permite gerir os telefonemas, as mensagens de texto, a música e a navegação mediante simples comandos de voz ou então através dos botões no punho esquerdo do guiador. A nova Forza 750 apresenta-se em quatro opções de cor: Azul, Vermelho, Prata Metalizado e Preto Graphite.

Forza 350, autonomia Q.B e conforto premium

Em 2021, o aumento de 50 cm³ de cilindrada faz a Forza 300 evoluir para a Forza 350. O novo motor eSP+ oferece assim um significativo aumento de potência e continua a entregar um binário muito forte logo desde muito baixa rotação, o que permite obter acelerações muito fortes. Os consumos são de 3,33 l/100 km – 30 km/l – (em modo WMTC), para uma autonomia superior a 340 km por cada depósito de 11,5 litros. As atualizações em termos de estilo e de aerodinâmica incluem 40 mm adicionais de ajuste do para-brisas elétrico.

A potência máxima anunciada é de 21,5 kW (28,8 CV) às 7.500 rpm, para um peso em ordem de marcha de 184 kg. As cores escolhidas pelo fabricantes. A nova Forza 350 vai estar disponível em cinco esquemas cromáticos: Preto Pérola Nightstar, Branco Pérola Mate, Branco Pérola Cool, Cinzento Metalizado Mate Cynos e na nova tonalidade Cinzento Pérola Falcon.

Forza 125, melhorada no espaço e com motor Euro 5

Para 2021, a Forza 125 está agora equipada de série com o sistema HSTC de controlo de tração, para além de novas atualizações de estilo e de estética que refletem as da Forza 3500. Tanto a Forza 125, como a Forza 350 têm espaço suficiente debaixo do banco para dois capacetes integrais e agora, têm ambas uma ficha USB instalada de série, para além de estarem equipadas com o sistema Honda Smart Key.

A ciclística da Forza 125 não foi alterada, mas o motor SOHC de quatro válvulas refrigerado a água e com os habituais 11 Kw de potência, recebe o sistema de HSTC de controlo de binário para manter a aderência do pneu traseiro. Este modelo tem homologação EURO 5 e o peso anunciado é de somente 161 kg em ordem de marcha.

A nova Forza 125 de 2021 vai estar disponível em Cinzento Metalizado, Branco Pérola, Preto Pérola, Prata Metalizado Mate e Vermelho Metalizado.

A nova Honda Forza 750 tem início de comercialização em Portugal previsto já para Dezembro, enquanto que as 350 e 125 deverão chegar no início do próximo ano. Nenhum deste modelos, tem ainda preço definido para o nosso mercado.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments