PARA 2021, A X-ADV PASSA PELA SUA ATUALIZAÇÃO MAIS SIGNIFICATIVA DESDE A INTRODUÇÃO, COM OS ENGENHEIROS DA HONDA A INTERPRETAREM OS REGULAMENTOS DO EURO 5, COMO FORMA DE MELHORAREM AINDA ESTA INTERESSANTE CROSSOVER, QUE PASSA COMO O MESMO À VONTADE EM PISOS DE TERRA E ASFALTO.
Não é muitas vezes que vemos surgir no mundo das motos uma nova linha de pensamento que permite criar um novo conceito. Mas a Honda é especialista em inovação e em 2016 estreou um conceito completamente novo – a X-ADV… ADV de Adventure – porque na verdade esta moto não se nega a nenhum caminho!

Em pouco tempo a X-ADV capturou a essência da liberdade em duas rodas de uma nova e empolgante forma, o que atraiu a atenção de muitos condutores na Europa que ansiavam por algo novo e provou ser um verdadeiro sucesso de vendas. E, como comprovativo das suas credenciais off-road, nas mãos do experiente piloto italiano Renato Zocchi, uma versão ligeiramente modificada arrebatou a vitória geral da Classe 2 no exigente Rally de Gibraltar de 2019, ao longo de 7.000 km.

Para 2021, a Honda melhorou as performances do motor, reduziu o peso, melhorou o estilo e adicionou ainda mais funcionalidade. Tudo isto torna a X-ADV ainda mais atraente e apetecível.
O QUE MUDA NA HONDA X-ADV 750

A crossover X-ADV recebe uma atualização completa. Começando pelo motor, este passa a subir a regimes mais elevados, com mais 4 cv no topo, para um total de 57,7 cv na sua potência máxima. A caixa é reconfigurada nas relações e conta agora com um sistema de acelerador eletrónico (TBW – Throttle By Wire), por forma a gerir os 4 modos de condução (RAIN, STANDARD, GRAVEL e SPORT, para além de um modo USER personalizável. Com o TBW e o sistema HSTC de controlo de binário melhorado e expandido, apesar de mais potente, o bicilíndrico paralelo de 8 válvulas, acaba por não prejudicar os consumos económicos.

O quadro redesenhado, serve de sustentação à ciclística totalmente nova e o banco foi remodelado permitindo o acesso fácil ao solo. O compartimento debaixo do banco está mais útil, é maior e inclui agora um carregador USB e um porta-luvas. Os faróis duplos de LEDs apresentam luzes DRL de condução diurna e o ecrã TFT de 5 polegadas; permite ligar o smartphone graças ao novo sistema Honda Smartphone Voice Control (sistema Honda de controlo de voz para smartphones).

MOTOR – MAIS 4 CV DE POTÊNCIA A ALTOS REGIMES

O motor da X-ADV é excecionalmente económico – com consumos comprovados de apenas 3,59 l/100 km (27,8 km/l) (em modo WMTC), para uma autonomia que poderá ascender a 366 km por cada depósito de 13,2 litros. A X-ADV tem homologação EURO5 que introduz restrições significativas ao nível das emissões do motor em relação à homologação EURO4. Estas novas exigências incluíram reduções substanciais nas emissões permitidas de monóxido de carbono, para além de uma redução superior a 40% no total de emissões de hidrocarbonetos.

Graças a uma alteração muito equilibrada de 5% na duração da distribuição (que difere entre os dois cilindros) e a adição do sistema TBW, bem como melhorias introduzidas ao nível do escape, o motor debita mais potência e tem uma rotação máxima mais elevada e que dura mais tempo, agora com redline às 7.000 rpm. Juntamente com o aumento de potência, o binário do motor acima das 5.000 rpm também foi aumentado. No bloco do motor, os dois veios de equilibrio neutralizam as vibrações de inércia a rotação mais elevada sem afetar a “pulsação” distinta da ordem de ignição nos dois cilindros.

Para além do pico de potência mais alto, a X-ADV de 2021 beneficia de uma caixa DCT semi-automática de relações mais curtas na primeira, segunda e terceira velocidades,situação que melhora os arranques e as acelerações em cada velocidade. A quarta, quinta e sexta velocidades são agora ligeiramente mais altas, oferecendo melhor economia de combustível e flexibilizando a maior potência do motor.

Na vertente eletrónica o principal destaque é o acelerador eletrónico Throttle-by-wire que oferece 4 modos de condução de série, e um modo USER personalizável. Com o TBW a gerir as performances e caráter do motor, o condutor pode escolher 4 modos de condução, selecionando-os através do interruptor esquerdo do guiador. O modo STANDARD é um ponto intermédio e equilibrado entre a entrega de potência do motor (efeito de travão-motor e a intervenção do sistema HSTC com o ABS no nível alto); o modo SPORT oferece uma entrega de potência e um efeito de travão-motor mais agressivos, com baixa intervenção do sistema HSTC e ABS; o modo RAIN baixa a potência do motor e também o efeito de travão-motor; o modo GRAVEL usa maior potência do motor e menor efeito de travagem, com baixa intervenção do sistema HSTC e do ABS.
Por fim o modo USER que permite personalizar todos os parâmetros: potência e efeito de travagem, com o motor entre baixo/médio/elevado e baixo/médio/elevado/ regimes desligado para o sistema HSTC.
CICLÍSTICA – TRÊS QUILOGRAMAS MAIS LEVE
Numa atualização invisível – mas importante – na parte ciclística da X-ADV, os engenheiros da Honda começaram pelo quadro tubular em aço tipo diamante e, graças à reformulação cuidadosa com tubos de espessura e peso variáveis, foi possível poupar 1 kg em relação ao quadro anterior, libertando ainda mais espaço útil para o compartimento sob o banco.
O ângulo da coluna da direção é de 27° e o eixo de arraste (trail) vale 104 mm, para uma distância entre eixos de 1.590 mm. As suspensões de longo curso, 153,5 mm à frente e 150 mm atrás – são complementadas pelos 165mm de altura ao solo. O peso geral em ordem de marcha é de 236 kg, 3kg mais leve.

Para enfrentar terrenos mais difíceis a forquilha USD de 41 mm tipo cartucho oferece afinação da pré-carga da mola e do amortecimento em extensão. O amortecedor traseiro também permite afinar a pré-carga da mola e é uma unidade monotubular com divisão de pressão, trabalhando sobre o braço oscilante em alumínio – fabricado em alumínio maquinado, secção oca e formato em U – por ação de um sistema Pro-Link.

As jantes de raios em aço com tratamento anti-corrosão são de 17 e de 15 polegadas à frente e atrás, respetivamente, contribuindo para a excelente capacidade da X-ADV em absorver as irregularidades do terreno de forma muito confortável. Os pneus de tacos aumentam a qualidade da condução e as válvulas dos pneus em forma de L permitem verificar facilmente a pressão de enchimento. Os pneus são de tamanho 120/70 R17 e 160/60 R15, à frente e atrás, respetivamente. As pinças radiais de quatro êmbolos trabalham em discos de 296 mm e funcionam com ABS.
ESTÉTICA E EQUIPAMENTO – MELHORIAS NA ERGONOMIA E EQUIPAMENTO
O estilo exclusivo e elegante da X-ADV, originalmente concebido e desenvolvido pela equipa de R&D da Honda em Itália, foi apurado de forma abrangente para 2021. A silhueta permanece deliberadamente vertical, mas cada painel do corpo foi redesenhado para criar uma intenção mais afilada e forte.

Os faróis duplos de LEDs foram remodelados e possuem luzes diurnas de condução (DRL); estas também se ajustam automaticamente à intensidade da luz ambiente e fornecem sempre uma luz brilhante e altamente visível. Em termos de ergonomia, a altura do banco, com 820 mm e o guiador amplo colocado a 910 mm garantem a melhor visibilidade, com um ponto de visão elevado. O banco está mais estreito e foi remodelado para facilitar o acesso ao solo. O novo para-brisas da X-ADV regula-se sem recurso a ferramentas, tendo 5 posições, da mais baixa à mais alta – a diferença total na altura é de 139 mm.

O novo sistema Honda Smartphone Voice Control, está incorporado no interface da X-ADV cujas funções podem ser visualizadas através do ecrã TFT de 5 polegadas; este sistema liga o condutor ao seu smartphone durante a condução e permite a gestão de voz de chamadas telefónicas, emails, músicas e sistema de navegação. É necessário usar um capacete com headset e o smartphone liga-se ao painel de instrumentos via Bluetooth; a gestão do sistema também pode ser feita a partir dos botões do punho esquerdo do guiador.
As proteções das mãos são em plástico resistente e desviam o vento e a chuva e acrescentam proteção para os punhos e manetes contra pedras na condução fora-de-estrada. A proteção de cárter em alumínio reforçado de 2,5 mm de espessura resguarda a parte de baixo da X-ADV.

O volume do compartimento debaixo do banco aumentou 1 litro para um total de 21 L, o que permite alojar um capacete integral e possui iluminação de LEDs. A ficha de carga USB substitui a tomada ACC de 12 V e está localizada na parte traseira deste compartimento. O travão de estacionamento foi mudado da parte inferior direita da carenagem para o punho direito do guiador, libertando assim espaço para um porta-luvas útil e de fácil acesso. O descanso central – com sensor de inclinação – é equipamento de série e permite estacionar a X-ADV em inclinações sem receio de que caia.
Para maior comodidade, a X-ADV usa um sistema Smart Key, que o condutor pode guardar no bolso, dispensando assim o uso de uma chave para a ignição, portinhola de abastecimento e banco.

Os piscas traseiros da X-ADV têm uma função de Sinal de Paragem de Emergência (ESS –Emergency Stop Signal). Se for detetada uma aceleração negativa de 6,0 m/s2 a uma velocidade mínima de 53 km/h com qualquer um dos travões ativados, as luzes ESS piscam para avisar os outros condutores que a X-ADV está a efetuar uma paragem de emergência À mesma velocidade, o limiar é reduzido se o ABS for ativado para uma aceleração negativa de, no mínimo, 2,5m/s2. Os piscas de direção são de cancelamento automático.
Data de Comercialização: 1º Trimestre de 2021
Preço: 12.400€
A nova Honda X-ADV de 2021 vai estar disponível em 4 opções de cor: Vermelho Grand Prix *NOVO*, Preto Graphite, Prata Metalizado Mate Beta e Cinzento Pérola Mud.

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES
- Sistema TBW de acelerador eletrónico e mais 3 kW de potência de pico, num valor de 43,1 kW; binário de 69 N·m
- Mais 600 rpm de redline
- De 1ª a 3ª, as mudanças estão mais curtas, oferecendo maior caráter desportivo; de 4ª a 6ª, estão mais compridas, melhorando a economia.
- Homologação EURO5 e consumos de 3,6 l/100 km
- O acelerador eletrónico Throttle-by-wire (TBW) oferece 4 modos de condução de série e um modo USER personalizável
- O sistema HSTC de controlo variável de binário da Honda oferece agora uma intervenção ainda mais refinada com 3 níveis
- Estilo mais afilado, mais elegante e mais agressivo
Painel de instrumentos com ecrã TFT e sistema Honda Smartphone Voice Control que permite ligar o smartphone. - Novos faróis duplos de LEDs incluem luzes DRL diurnas
- Novo para-brisas para melhor proteção contra o vento e os elementos atmosféricos
- 21 litros de espaço debaixo do banco, com carregador USB e porta-luvas
FICHA TÉCNICA
MOTOR | |
Tipo | Bicilíndrico paralelo, SOHC, 8 válvulas, 4 tempos, refrigeração por líquido Homologação EURO5. |
Cilindrada | 745 cm³ |
Diâmetro x Curso | 77 mm x 80 mm |
Relação de compressão | 10,7 : 1 |
Potência máxima | 43,1 kW às 4.750 rpm |
Binário máximo | 69 N·m às 4.750 rpm |
Capacidade de óleo | 4,0 L |
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL | |
Alimentação | Injeção eletrónica de combustível PGM-FI |
Capacidade do depósito de combustível | 13,2 Litros |
Consumos de combustível | 3,6 L/100 km |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Arranque | Elétrico |
Capacidade da bateria | 12 V/11 AH |
Potência do alternador | 480 W/5.000 rpm |
TRANSMISSÃO | |
Tipo de embraiagem | 2 embraiagens hidráulicas húmidas, discos múltiplos |
Tipo de caixa | Caixa de dupla embraiagem com 6 velocidades |
Relação de transmissão final | Por corrente |
QUADRO | |
Tipo | Diamante; tubos de aço |
CICLÍSTICA | |
Dimensões (C x L x A) | 2.215 mm x 940 mm x 1.370 mm |
Distância entre eixos | 1.590 mm |
Ângulo da coluna da direção | 27° |
Eixo de arraste (trail) | 104 mm |
Altura do banco | 820 mm |
Altura ao Solo | 165 mm (mínimo) |
Peso em ordem de marcha | 236 kg |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Forquilha USD de 41 mm de φ, urso de 120 mm |
Traseira | Mono-amortecedor com braço oscilante tipo Pro-Link, 120 mm de curso |
JANTES | |
Dianteira | Jantes de raios |
Traseira | Jantes de raios |
Dimensão da Jante Dianteira | 17M/C x MT3,50 |
Dimensão da Jante Traseira | 15M/C x MT4,50 |
Pneu Dianteiro | 120/70-R17M/C |
Pneu Traseiro | 160/60-R15M/C |
TRAVÕES | |
Tipo de ABS | 2 canais |
Dianteiro | Discos duplos de 296 mm com pinças de 4 êmbolos |
Traseiro | Disco único de 240 mm com pinça de um êmbolo |
INSTRUMENTOS E SISTEMA ELÉCTRICO | |
Instrumentos | Painel de instrumentos TFT a cores com ecrã de 5 polegadas |
Sistema de segurança | Sistema Smart Key |
Farol | Luzes DRL de LEDs |
Farolim | LEDs |
Galeria de imagens
Lista de acessórios da Honda X-ADV 2021:
– Porta-bagagens traseiro
– Top case compatível com Smart Key
– Top case de 38 litros / 50 litros com opção de decoração de cor de alumínio/cor da scooter
– Suportes para malas laterais
– Malas laterais – direita de 26 litros, esquerda de 33 litros com opção de decoração de cor de alumínio/cor da scooter
– Saco para a consola
– Extensões para proteções de punhos
– Barras de proteção do motor
– Luzes de nevoeiro
– Punhos aquecidos