Marcas e eventos para abanar o capacete em 2026
Diversos fabricantes de motos e locais icónicos celebrarão aniversários importantes em 2026, assinalando as ocasiões com novos modelos, eventos especiais e muito mais.

Começando por Itália, a Ducati completa 100 anos, tendo sido fundada em Bolonha em 1926. Além de uma edição especial da World Ducati Week, a ocasião dará certamente origem a novos modelos, uma vez que a marca italiana é sinónimo de edições especiais.
Os rumores na internet já estão a todo o vapor com conversas sobre um modelo “Formula 73” alegadamente visto em documentos de emissões da Califórnia, baseado na plataforma da Scrambler de 803cc.
Além disso, a marca também regressará a Misano de 3 a 5 de julho para a 14ª edição da World Ducati Week, uma celebração única que reúne fãs da marca de Borgo Panigale de todo o mundo.

Este ano, porém, não é o aniversário mais antigo do calendário, uma vez que tanto a Royal Enfield como a Indian Motorcycle celebram o seu 125º aniversário em 2026.
A Enfield iniciou as celebrações logo no Salão de Milão EICMA em novembro passado, lançando uma edição especial da Classic 650 com uma pintura que muda de cor, alternando entre o vermelho e o dourado.
Ainda este ano, poderemos assistir à chegada da Himalayan 750 bicilíndrica, um modelo de moto de aventura também apresentado como protótipo no salão italiano de Novembro passado, que parece contar com um novo acelerador eletrónico (ride-by-wire) para desbloquear o cruise control e os modos de condução.
“Penso que teremos de esperar até à próxima EICMA”, disse na altura o CEO da Royal Enfield, B. Govindarajan. “Precisamos de testá-la. Precisamos de a ver na perspetiva do consumidor. “Hoje, produzimos quase um milhão de motociclos e temos cerca de 88% de quota de mercado de média cilindrada na Índia.”
“Em todos os mercados em que entrámos, temos uma quota de mercado de quase 8 a 9%.”

A Indian Motorcycle, com sede nos Estados Unidos, foi também fundada em 1901 por George M. Hendee e Oscar Hedstrom, tornando-se a primeira empresa de motociclos na América. Como tal, celebra 125 anos este ano e prepara uma série de comemorações.
Tal como a Ducati, a Indian é fã de projetos personalizados e anunciou esta semana uma nova campanha “Never Finished” (Nunca paramos), que provavelmente dará origem a novos modelos.

No Reino Unido, entretanto, dois circuitos lendários também se preparam para uma festa de aniversário: Mallory Park, em Leicestershire, faz 70 anos, e Brands Hatch, em Kent, chega a um século de ação.
Nos dias 4 e 5 de julho, Mallory vai receber o evento 1000 Bikes Revival, que procura reviver o espírito do antigo Festival of 1000 Bikes, com corridas ao vivo, desfiles, exposições de motos e muito mais.
Espera-se também uma homenagem ao 50º aniversário do bicampeão mundial Barry Sheene, além do da Suzuki RG500.

Indo mais para sul, Brands Hatch perto de Londres também tem um ano repleto de atividades pela frente, incluindo vários eventos de corridas históricas.
O encontro do Classic Racing Motorcycle Club – também nos dias 4 e 5 de julho – terá como tema os ‘100 anos’. Ambos os circuitos já receberam o campeonato britânico de Superbike, que também celebrará 30 anos de corridas em 2026.
A primeira ronda terá lugar de 2 a 4 de maio em Oulton Park. Com tantos grandes aniversários a acontecer ao longo de 2026, é muito provável que vejamos várias edições especiais, pinturas e eventos que ainda serão anunciados.Tudo indica que 2026 será mais um grande ano para o motociclismo.














