Kawasaki Z H2 SE 2021: A predadora suprema de Akashi

By on 24 Novembro, 2020

A KAWASAKI COMPLETA A SUA FAMÍLIA H2 EM 2021 COM A NOVA SE. UMA VARIAÇÃO DA Z H2 MAS COM SUSPENSÕES DE TOPO DA SHOWA, ASSISTÊNCIA ELETRÓNICA DO SISTEMA SKYHOOK E PINÇAS DE TRAVÃO BREMBO DA MELHOR QUALIDADE (STYLEMA). UMA COR ESPECÍFICA TAMBÉM DISTINGUE ESTA VERSÃO ÚNICA E SUPREMA.

A Kawasaki tem a híper-naked Z H2 com tecnologia de compressor desde o início do presente ano. Trata-se de uma moto fabulosa, especialmente pelo incomparável impulso que gera a partir do motor, algo muito raro de encontrar no seu segmento. Agora, para tornar as coisas ainda mais rigorosas, mas também para proporcionar mais conforto e comodidade, a Kawasaki oferece para 2021 esta nova versão SE. Na marca de Akashi, este sufixo significa elementos de suspensão, tema principal da Z H2 SE mas não o único.

  

Lançada no Las Vegas Motor Speedway no início de 2020, a incrível Z H2 da Kawasaki chega ao mercado em 2021 com mais este modelo, passando assim a apresentar duas opções distintas. Com sua própria pintura e visual gráfico exclusivos, a Z H2 SE faz o que parecia impossível na época, adicionando ainda mais brilho ao conceito da Z H2.

O QUE MUDA NA Z H2 SE

O quadro de treliça permanece e também o motor sobrealimentado e exclusivo, que tanta aprovação teve. Apesar de no aspeto parecer uma moto minimalista e despojada do essencial, na verdade a Z H2 SE possui uma incrível variedade de ajudas eletrónicas para o seu utilizador,  incluindo cruise control eletrónico, os modos de pilotagem integrados (ligando o controle de tração desportiva KTRCS), modos de potência, controle de tração e partida.

Nos modos de potência selecionáveis, podemos acionar o ‘quickshifter’ bidirecional, a função de gerenciamento de curvas, o controle de partida e o sistema de travagem ABS inteligente que conta com pinças Brembo Stylema para um incrível poder de retenção.

200 CV PARA DOMAR

Até aqui, pouco de novo traz a nova Z H2 Se, mas passando ao tema do amortecimento as coisas mudam de figura. Para melhor gerir os avassaladores 200 CV de potência às 11.000 rpm e 137.0 Nm de binário do potente motor ‘quatro em linha’ de 998 cc com compressor, o garfo Showa SFF-CA (cartucho) de 43 mm conta com amortecimento eletrónico e um amortecedor traseiro BFRC Lite de alta especificação, contendo a tecnologia Skyhook da Showa.

Com um tempo de reação de 1 milissegundo, o Skyhook ajusta o amortecimento eletronicamente para se adequar à velocidade da moto e à velocidade do curso da suspensão, com a intenção de manter a ciclística numa atitude equilibrada, enquanto as rodas e a suspensão seguem as depressões e desvios na superfície da estrada. A desaceleração também é considerada, permitindo que o pitch que ocorre na travagem seja gerenciado.

DESIGN SUGOMI MINIMALISTA

E para garantir que esta predadora de estilo Sugomi não tenha que se mover entre as sombras à noite, um pacote de iluminação totalmente LED serve a Z H2 SE, permitindo assim ao condutor concentrar-se com maior clareza no painel de instrumentos TFT.

Este último também é equipado com Bluetooth, permitindo a conexão com um smartphone para uma variedade de funções e que é uma cortesia do aplicativo gratuito da Kawasaki para baixar, o Rideology. Com tantos recursos e engenharia de ponta da Kawasaki, a nova Z H2 SE reculta num verdadeiro ataque aos sentidos. É por isso reconfortante saber que apenas uma palavra precisa ser dita para a definir – Supercharge!

PINÇAS DE TRAVÃO BREMBO STYLEMA

O sistema de travagem dianteiro inclui as pinças monobloco Stylema e um novo cilindro metre Brembo, para oferecer mais poder de travagem e controlo aprimorado. Comparadas com as unidades M4.32 do modelo Z H2, as pinças Stylema têm menos volume ao redor dos pistões e pastilhas, o que reduz o espaço interno ocupado pelo líquido de travões, permitindo uma resposta mais direta. As novas pastilhas são também mais leves, com dimensões externas menores, contribuindo assim para reduzir o peso não suspenso. Arrefecem também muito rapidamente graças ao aumento do fluxo de ar ao seu redor.

KECS COM TECNOLOGIA SKYHOOK DA SHOWA

O KECS, sistema de suspensão semi-ativa da Kawasaki adapta-se à estrada e a condições de pilotagem reais, fornecendo a ideal quantidade de amortecimento necessária. Combinando mecânica de alto nível com os últimos avanços da eletrónica, o KECS oferece superior flexibilidade para acentuar o conforto na condução numa ampla variedade de situações do dia a dia, bem como o amortecimento firme para facilitar a condução desportiva.

3 MODOS DE CONDUÇÃO + RIDER

O caráter de amortecimento básico é definido de acordo com o modo de pilotagem integrado (Sport, Road, Rain, Rider (manual) selecionado. O KECS ajusta-se então ao tipo de superfície da estrada em tempo real para fornecer o amortecimento ideal, levando em consideração a velocidade do veículo, a velocidade da roda e desaceleração.

A nova Kawasaki Z H2 SE apresenta como cores para o seu estilo Sugomi um cor específica verde e preto, com o quadro pintado a verde. O preço e disponibilidade ainda não foram comunicados.

FICHA TÉCNICA

MOTOR

Tipo: 4 cilindros em linha com compressor, DOHC 16 válvulas com arrefecimento líquido

Cilindrada: 998 cm³

Diâmetro x curso: 76 x 55 mm

Alimentação: injeção de combustível: Ø 38 mm x 4 válvulas de acelerador ovais

Sistema de arranque: Elétrico

Potência máxima: 147.1 kW (200 CV) às 11,000 rpm

Binário máximo: 137 Nm às 8,500 rpm

Emissões: CO2 148 g/km

TRANSMISSÃO

Caixa: 6 velocidades com ‘quickshift’ bidirecional

Embraiagem: multidisco em banho de óleo

Transmissão final: corrente selada

CICLÍSTICA

Tipo de quadro: Treliça em aço de alta resistência

Travões dianteiros: duplo disco semi-flutuante em forma de pétala de 300mm. Duas pinças de montagem radial de 4 êmbolos opostos

Travão traseiro: disco de 250mm em forma de pétala. Pinça de 1 êmbolo

Suspensão dianteira: Forquilha invertida de 41 mm com compressão, extensão e pré carga ajustáveis, curso de 120mm

Suspensão traseira:  Braço oscilante Back-Link com mono amortecedor a gás. Extensão e pré carga da mola com vários níveis de ajuste, curso de 134mm

DIMENSÕES, PESO E CAPACIDADES

Pneu dianteiro: 120/70ZR17M/C (58W)

Pneu traseiro: 190/55ZR17M/C (75W)

Distancia entre eixos: 1,455 mm

Altura do assento: 830 mm

Capacidade de combustível: 19 litros

Peso declarado: 239 kg

GALERIA DE IMAGENS

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x