Kawasaki Z650RS 2022: ‘Retrovolução’ em Akashi

By on 27 Setembro, 2021

A Kawasaki iniciará o que designa como uma ‘Retrovolução’ em 2022 com a introdução da nova Z650RS. Aumentando assim a sua gama de desportivas retro, estende também a sua oferta de média capacidade a um leque maior de condutores.

A marca de Akashi tem a vantagem única de quase cinquenta anos de herança Z, aplicando muito desse know how’ no design da nova moto. Dedicada aos condutores mais jovens, mas também aos mais experientes e aos que ainda se lembram do lançamento da icónica “filha da Z1”, a Z650-B1 de 1977, a Z650RS de 2022 faz um delicado equilíbrio entre o antigo e o novo, resultando num perfil retro e atual, habilmente alcançado pela equipa de design da Kawasaki. 

No coração da nova máquina está uma versão atualizada do venerável motor duplo paralelo de 649 cm3 refrigerado a água da Kawasaki, usado nos modelos Z650 e Ninja 650 atuais. Com uma reputação justificável de durabilidade e desempenho, este motor vem equipado com uma embraiagem deslizante, tecnologia que também faz parte da base das motos que tanto sucesso tiveram nas extenuantes corridas do TT da Ilha de Man.

Ajustado para uma resposta a rotação baixa e média, além do desempenho revigorante característico de alta rotação, o motor debita 68 cv (50,2 kW) de potência e estará também disponível nos concessionários da marca com um kit de redução de potência de 35kw para ser compatível com a carta A2.

Em termos de ciclística, o quadro é uma construção do tipo treliça tubular, desenhado para oferecer leveza e resposta ágil para ajudar nas manobras mais exigentes, como por exemplo nos trajetos urbanos.  O perfil estreito e baixo da Z650RS, também permite chegar com facilidade com os pés ao solo: a altura do assento para os modelos europeus será de 820 mm com uma opção de acessório de assento baixo de 800 mm.

Em termos de suspensão, as tarefas dianteiras são realizadas por forquilhas convencionais de ø41 mm com suspensão traseira de link horizontal, com um amortecedor ajustável na pré-carga. A travagem é assegurada por pinças dianteiras de pistão duplo e estilo retro – agindo sobre discos de 300 mm – em vez dos rotores de estilo pétala habituais da Kawasaki, enquanto na traseira um travão com pinça de pistão único age sobre um disco de 200 mm auxiliado pelo avançado ABS da Bosch.

A especificação é uma coisa, mas o estilo do Z650RS é algo totalmente novo. Evocando inúmeras memórias do Z650-B1, a pintura e as listas são uma reprodução fiel da versão verde da máquina anterior, enquanto o icónico “rabo de pato” atrás do assento e os painéis laterais fielmente trabalhados também homenageiam a máquina de 1977. Até o assento e o seu padrão de costura, revelam uma familiar atenção meticulosa aos detalhes pelos estilistas da Kawasaki.

Um farol redondo de LED ilumina o caminho, enquanto o painel de informações em forma de “projétil de artilharia” é analógico duplo, incluindo um painel digital ao centro. A adoção de rodas douradas do tipo multi-raios é a “cereja no topo do bolo”, enquanto outros embelezamentos são possíveis por meio de uma linha de acessórios originais Kawasaki.

Kawasaki Z650RS 2022 – Três cores e três estilos distintos

* Preto metálico Spark

* Verde Esmeralda Doce

* Cinza Moondust Metálico / Ébano

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments