KTM 1290 Super Duke RR 2021: Com garras afiadas para ser líder!

By on 6 Abril, 2021

A KTM puxou de todos os seus galões para liderar a batalha pela supremacia das Hyper-Naked em 2021, como uma KTM 1290 Super Duke RR mais leve, mais nervosa e mais focada que nunca na alta performance. É exclusiva e de série limitada.

Esta nova moto não é uma surpresa total para nós, pois o seu caminho começou a ser visto muito cedo documentado através de uma série de registos de patentes e vazamentos de fotos em diversos sites da especialidade. O que não se conhecia realmente, era a sua imagem final e especificações, que agora nos chegam de forma oficial.

A KTM utiliza o mesmo quadro da KTM 1290 Super Duke R para anunciar esta nova Besta – a mais furiosa de sempre na gama do fabricante austríaco. Trata-se da primeira moto, suficientemente ameaçadora para usar um distintivo ‘RR’ e que se coloca orgulhosamente no topo da gama de motos naked da KTM como uma porta-bandeira de edição limitada. Foi desenvolvida em torno de uma declaração-chave, Pura performance! Apenas 500 unidades destas Naked ultra-raras serão construídas, estando a atribuição europeia disponível exclusivamente através deste portal de pré-encomenda online.

https://www.ktm.com/en-int/1290-super-duke-rr.html?utm_source=PR&utm_medium=email&utm_campaign=KTM%201290%20SUPER%20DUKE%20RR

Com base no mais recente protótipo da KTM 1290 Super Duke R, a RR é uma demonstração do que acontece quando o seu departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (I&D) é autorizado a reinar livremente. Esta sim, é uma verdadeira definição do célebre slogan austríaco READY TO RACE, com mais exclusividade, componentes exóticos, e mão-de-obra de primeiríssima qualidade.

Relação peso-potência extrema: 1:1 

Aliás, os números dizem tudo sobre as suas ambições – 1,301 cc, 180 cv, 180 kg, e 140 Nm, traduzindo-se numa relação potência/peso de 1:1, com o binário suficiente para rasgar o asfalto. Não se enganem, esta é uma naked  pronta a desafiar qualquer pista e deixar os amigos a babar de inveja, não uma moto para passear tranquilamente com a namorada ou esposa ao domingo. É uma Hyper Naked sem compromisso, preparada no excelente laboratório de Mattighofen para dizimar recordes de volta em qualquer Track-Day em circuito. 

Dieta rigorosa

Sendo 9 kg mais leve, a RR é mais ágil, mais rígida, e oferece melhor estabilidade a alta velocidade do que a 1290 Super Duke R básica. As rodas também passaram por uma cura de emagrecimento, apresentando a RR menos 1,5 kg de peso não suspenso. Estas estão envolvidas em pneus Michelin Power Cup2 ultra-aderentes, elevando dramaticamente a sua prontidão para a pista.

A 1290 Super Duke RR tem ainda – em relação à Super Duke R – os melhores componentes do WP. Á frente encontramos uma forquilha com garfos de cartucho fechados WP APEX PRO 7548 totalmente reguláveis, juntamente com um amortecedor de direcção WP APEX PRO 7117 ajustável. Na secção traseira foi montado um amortecedor APEX PRO 7746 que feito à medida da especificação da 1290 Super Duke RR.

A fibra de carbono foi amplamente considerada na construção da Super Duke RR, sendo que o sub-quadro também recebe o tratamento de carbono leve. Isto permitiu aos designers reimaginar a cauda da Besta, criando uma unidade de assento único, com luzes traseiras LED redesenhadas incorporadas em novos sinais de viragem LED. Estes incluem também a luz de travagem adaptativa da KTM como padrão.

Um V-Twin brutal e magnífico!

Tudo isto, para não mencionar o maior motor V-Twin compatível com Euro 5 atualmente disponível numa moto da categoria Hyper Naked, que torna esta moto numa temível ‘street-fighter’. A sua potência chega ao solo graças a um novo punho de torção de acelerador de rotação rápida, com um ângulo de abertura de 65 graus – uma redução de 7 graus sobre o punho de 72 graus da básica Super Duke R. Isto foi desenvolvido para proporcionar uma melhor resposta do acelerador, mas também para reduzir o ângulo do pulso do piloto e a queda do cotovelo na abertura total.

Como em todos os terrores de pista extremos, a Fera não estaria completa sem uma ponteira de escape “Slip-On Line” da Akrapovic muito leve. Feita de titânio com uma tampa de fibra de carbono, fornece ainda mais saída ao motor. Para os que têm fome absoluta de energia, um sistema de escape completo Akrapovic que faz parte do Kit “Evolution Line” está disponível como um extra opcional.

Modos avançados de pista

A KTM 1290 Super Duke RR não é apenas impressionante quando se trata de hardware. Sob a sua pele à escala de carbono, esconde-se o pacote de electrónica mais completo jamais visto numa KTM – e tudo de série.Os elementos mais notáveis de todos neste pacote são os modos avançados de pista e de desempenho totalmente novos, que permitem aos condutores opções de ajuste quase ilimitadas de deslizamento da roda traseira, resposta do acelerador, Controlo de partida e Regulação de deslizamento do motor.

Além de toda esta gama completa de componentes e ciclística nunca antes vista, foi também desenvolvida uma gama completa da KTM PowerParts (acessórios) para os pilotos que procuram aumentar o seu desempenho já assustador e a sua malícia pronta para a pista. Uma gama dedicada da KTM PowerWear (vestuário) foi desenvolvida para dar aos condutores de KTM 1290 SUPER DUKE RR a máxima confiança quando se encontram em pista.

A exclusiva KTM 1290 Super Duke RR está disponível em quantidades limitadas e pode ser pré-encomendada a partir de 8 de Abril (10h00) para os mercados europeus. Para mais informações, contacte o seu revendedor autorizado KTM mais próximo.

Características principais

KTM 1290 Super Duke RR

  • O motor V-Twin mais potente de sempre para alimentar uma naked 
  • 180 cv e 180 kg atribuem à nova KTM 1290 SUPER DUKE RR uma incrível relação de potência/peso: 1:1
  • Nova suspensão WP APEX PRO e pneus Michelin Power Cup2
  • Novos elementos da ciclística em fibra de carbono
  • Bateria leve de iões de lítio, poupando 2,5 kg
  • Rodas forjadas ultra-leves, poupando 1,5 kg de peso não suspenso
  • Sub-quadro em fibra de carbono com um único assento 
  • CTG inspirado no protótipo
  • Pacote exclusivo KTM PowerParts
  • Limitada a apenas 500 unidades para todo o mundo
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x