Moto elétrica – Prós e contras da locomoção a Watts!

By on 19 Julho, 2020

NESTA NOVA ERA DE MOBILIDADE, EM GRANDE PARTE IMPULSIONADA PELA CRISE DO COVID-19, A MOTO ELÉCTRICA CONTINUA A SER O MELHOR EXEMPLO DE TRANSPORTE E SUSTENTABILIDADE URBANA? A NOSSA RESPOSTA É SIM!

Nos últimos anos, a mobilidade urbana passou por mudanças significativas. Devido à crise sanitária trazida pelo Covid-19, novas formas de locomoção se adquiriram e o uso da moto disparou. Mas a opção ‘solução elétrica’ continua a ser o melhor exemplo de sustentabilidade com emissões zero na atmosfera.

Não existindo em Portugal muitos dados estatísticos específicos da moto elétrica – trata-se de uma franja relativamente recente no mercado de ciclomotores e motociclos – muito por desconhecimento do grande público das sua inegáveis vantagens, para se ‘normalizar’ como alternativa de transporte individual, o veículo de duas rodas já é uma solução real, com inúmeros benefícios, e também alguns inconvenientes.

VANTAGENS DAS MOTOS ELÉTRICAS:

Pagam menos impostos. Uma das melhores vantagens é a poupança de impostos pois a administração tributária quer incentivar o uso de veículos com menos poluição ou que não poluem.

São mais económicas. Se compararmos com a moto a gasolina ou com o carro, as motos elétricas tendem a ser mais económicas, já que o gasto de energia é menor. Economizam 90% dos custos operacionais de um motociclo com motor de combustão, obtendo um consumo de energia elétrica de menos de 1 euro por cada 100 km.

São fáceis de conduzir. A parte-ciclística das motos elétricas é praticamente a mesma de uma moto ou scooter a combustão; as sensações que transmitem o quadro, suspensões e travões são semelhantes. Além disso, vibram menos e são mais rápidas no arranque. O motor elétrico oferece muito impulso de saída e a partir do acelerador regulamos com facilidade a aceleração e velocidade que queremos.

Evitam os postos de gasolina. As motos elétricas vêm de série com tudo o que você precisa para carregá-las. Há duas opções: você pode fazê-lo numa tomada doméstica convencional com o carregador que vem com a moto de série, ou recarregar as suas baterias num ponto de carregamento rápido, disponível em estacionamentos, shoppings, etc. Com carregamento rápidos, o tempo de recarga é significativamente reduzido e em menos de uma hora podemos recuperar 80% da capacidade da bateria.

Exigem menos manutenção. O motor elétrico não precisa de muita manutenção ou pelo menos precisará de menos do que um motor a gasolina. Um motor a gasolina inclui troca de óleo, velas de ignição, filtros, entre outros, enquanto uma moto elétrica não precisa.

São mais silenciosas. As motos elétricas são mais silenciosas. Isso ajuda a não perder a atenção no ambiente envolvente e a reduzir a poluição sonora.

Não emitem gases tóxicos. Por um mundo menos poluído, os motores elétricos não emitem gases tóxicos para o meio ambiente.

DESVANTAGENS DAS MOTOS ELÉTRICAS:

Produção. Existe um maior índice de contaminação ambiental na sua produção, sobretudo no que se refere às baterias.

Desempenho extra urbano. As motos elétricas têm em ciclo urbano o mesmo desempenho que motos convencionais equivalentes em capacidade motriz. São ideais em cidade, no entanto, colocam alguns problemas em trajecto de médio/longo alcance devido à escassa autonomia que obriga a reduzir no acelerador para poupar energia.

Tendem a ser mais caras. Em comparação com veículos como motos a gasolina, os veículos elétricos são mais caros de adquirir, apesar de alguns benefícios fiscais em alguns países.

São muito silenciosas. Parece irónico, mas um veículo que emite pouco ruído pode ser perigoso para pedestres que não se apercebem que a moto se está a aproximar, por isso é preciso ter cuidado para não atropelar um pedestre.

Reduzida autonomia. Um ponto a ter em mente neste tipo de moto é a sua autonomia. Atualmente, nenhum modelo consegue chegar facilmente a uma distância de 200 km, embora este seja um aspeto em constante evolução.

  • Velocidade inferior. A velocidade a que estamos acostumados numa mota a gasolina convencional é maior que numa moto elétrica.

Como é uma moto elétrica

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments