MV Agusta F3 RR 2022: Pronta para as pistas

By on 24 Setembro, 2021

A desportiva supersport da casa de Schiranna foi actualizada em todas as áreas e apresenta novas características aerodinâmicas. Nela se podem ‘desbravar’ 147 cv do motor de 800cc, que com o kit especial da MV podem subir para estratosféricos 155 cv com apenas 165 quilos!  

A MV Agusta F3 RR apresenta-se como o topo da gama da empresa italiana em termos de performances, equipamento e tecnologia. As actualizações para o novo modelo visam o melhor tempo por volta na pista, sem esquecer o prazer de andar na estrada. Uma proposta de natureza ‘racing’, talvez uma futura arma para utilizar em 2022 nas pistas.

PERFORMANCE

Graças ao know-how adquirido no campeonato mundial de Moto2, os três cilindros MV foram preparados com elementos técnicos funcionais e de máximo desempenho. Na ciclística, as placas do quadro foram revistas, com particular atenção à área de fixação do braço oscilante, para uma montagem mais rígida em termos de torção e longitudinalmente. A intenção é obter uma maior precisão na condução, também graças à suspensão mais rígida. O sub-quadro traseiro é específico para a F3 RR e permite uma redução de 7% no peso.

O motor é o mais potente no segmento de 800cc, com 147 cv de potência obtida graças a um sistema de distribuição mais refinado. O sistema de escape foi redesenhado, mantendo o som original mas preenchendo as curvas de potência melhor. O arrefecimento também foi melhorado, com um novo refrigerador de óleo bi-fluxo que é 5% mais eficiente. A terceira geração da caixa de velocidades QuickShift EAS 3.0 suaviza a transmissão, que ficou mais precisa com um novo sensor.

ELECTRÓNICA

Em termos de electrónica, a nova plataforma inercial IMU exclusiva da MV Agusta permite que todos os controlos sejam geridos de acordo com o ângulo inclinado. O sistema Continental ABS, o controlo de tracção TC e o controlo do elevador frontal FLC podem ser geridos através do painel de instrumentos TFT de 5,5″ ligado à aplicação MVRide – iOS e Android. O aplicativo, permite ao condutor registar as suas próprias viagens e partilhá-las com outros utilizadores, mas mais importante ainda, personalizar as configurações do motor e navegar curva a curva.

PACOTE AERODINÂMICO

A fibra de carbono aparece nos apêndices laterais para gerar uma carga de 8 kg na extremidade dianteira a uma velocidade de 240 km/h, e o pacote aerodinâmico é completado com um pára-brisas mais alto e um novo guarda-lamas para compensar o arrastamento dos apêndices. Para um maior controlo sobre o assento, foram introduzidos novos apoios de pés com mais aderência e uma nova cobertura de assento antiderrapante.

O equipamento da F3 RR pode ainda ser melhorado, com o Kit opcional que inclui tampa do depósito, travão e alavancas de embraiagem maquinadas, cobertura de assento único, mas sobretudo o escape Akrapovic de titânio aprovado para a estrada e que aumenta a potência até 155 cv, reduzindo-se o peso de 173 para 165 kg a seco.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments