Novidades – Estará para breve a 1290 Super Duke RR?

By on 4 Novembro, 2020

RUMORES DIZEM QUE SIM, QUE A FABULOSA HYPER-NAKED AUSTRIACA ESTARÁ A PASSAR POR UM UPDATE À BASE DE MUITA FIBRA DE CARBONO PARA ENCARAR DE FRENTE ALGUMAS MOTOS BOMBÁSTICAS COMO A DUCATI STREEFIGHTER V4 E APRILIA TUONO V4 X. A ISTO ACONTECER, UM TRIO DE ENDIABRADAS STREETFIGHTER TRARIA À ARENA UMA MAGNÍFICA LUTA DE FERAS!     

Estamos na época do ano em que o EICMA de Milão já deveria ter ocorrido, mas graças ao COVID-19 isso não vai acontecer. No entanto, isto não significa que os fabricantes não projetem e apresentem novos modelos, e a KTM é das marcas que tem estado mais ativa.

COM A DUCATI STREETFIGHTER V4, A APRILIA TUONO V4 X (NA FOTO) E A KTM 1290 SUPERDUKE RR, COMPUNHA-SE UM TRIUNVIRATO FANTÁSTICAS HYPER-NAKED

O que poderá significar o “R” extra? Sem duvida, a atual KTM 1290 Super Duke R já é uma fantástica naked streetfighter, mas como uma concorrência de peso como hoje existe –  Ducati Streetfighter V4, Aprilia Tuono V4 1100, e outros modelos da mesma classe sem esquecer a demoníaca Tuono V4 X – não nos admiraria que os especialistas de Mattigofhen mexessem na sua ponta de lança mais nervosa.

Recordamos que a atual 1290 Super Duke R tem um motor LC8 V-Twin de 1.301cc com 180 CV e um brutal binário de 140 Nm – números deveras impressionantes mas que começam a ficar com algum atraso para duas marcas gigantes transalpinas.

Mas será que “A Fera” austríaca vai ficar adormecida ao som de trovas italianas, ou trazer mesmo outra música para os ouvidos…

I’ts All That Jazz…

A KTM, nunca ficará satisfeita. Primeiro, a marca austríaca lançou a 790 Duke e 790 Adventure, apresentando apenas um ano depois a 890 Duke e 890 Adventure, recentemente reveladas.

Reformulada para este ano a 1290 Super Duke R também recebeu algumas melhorias com uma nova parte-ciclística, subquadro, suspensão e eletrónica. Após essas atualizações, a maioria dos fabricantes deixaria o modelo principal inalterado por alguns anos — mas a KTM não é a maioria dos fabricantes. Há rumores de que a fábrica de Mattighofen pode apresentar uma variante RR da “Fera” despida de carenagens.

Apesar de se falar em especulação, a história recente da marca com os modelos Rally de edição limitada, fez por a circular que cerca de 500 unidades vão compor a presumível nova KTM 1290 Super Duke RR que com uma série de peças de fibra de carbono poderia ver reduzido o seu peso em cerca de 10 kg.

Segundo esses rumores que há poucos dias se materializaram em notícias, isto incluiria uma ciclística superior totalmente em fibra de carbono, tampas laterais e novas tomadas de ar, juntamente com manetes e poisa-pés mais leves que hoje fazem parte do catálogo de acessórios KTM.

Sendo a Super Duke já uma formidável arma de pista, a inclusão da mais recente suspensão WP Apex Pro, de um silencioso em titânio Akrapovič e de um par de rodas de alumínio forjadas, aumentaria ainda mais a ‘pedalada’ em circuito da famosa streetfighter austríaca. Claro que tudo isto ainda carece de uma confirmação oficial mas, tal como é costume dizer-se… não há fumo sem fogo!

Os mesmos rumores apontam para lançamento da suposta 1290 Super Duke RR em algum dia deste mês de novembro.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments