A indústria motociclística, em conjunto com a FIM e diversos institutos de segurança, desenvolveu um livro intitulado “Diretrizes para Instrutores de Cursos Avançados Voluntários de Motociclismo”, que será oferecido gratuitamente a escolas de pilotagem mediante solicitação. O objetivo é ajudar os motociclistas europeus a aprimorar a sua condução e, assim, prevenir o máximo de acidentes possível.
O Selo Europeu de Qualidade do Treino em Motociclismo acaba de lançar um livro intitulado Diretrizes para Instrutores de Treino Voluntário Avançado em Motociclismo. O livro foi apresentado no Circuito de Assen durante o Grande Prémio da Holanda de MotoGP de 2025.

O objetivo é melhorar a qualidade dos cursos de motociclismo na Europa, utilizando análises científicas de acidentes realizadas pelo Connected Motorcycle Consortium e a colaboração de algumas das melhores escolas do Velho Continente .
O conteúdo do livro permite o desenvolvimento de uma metodologia para auxiliar motociclistas a desenvolver as suas habilidades cognitivas e práticas, afim de antecipar e prevenir situações perigosas na estrada. O livro, que é um manual do instrutor, será oferecido gratuitamente a autoescolas mediante solicitação.