A QJMotor SRT400X, ainda não lançada oficialmente, tem como alvo o mercado de aventura de médio porte com um motor bicilíndrico de 52 cavalos de potência, visual off-road apelativo e um preço que promete rivalizar com marcas como a BMW e CFMOTO.
O mercado de motos de aventura está em constante evolução. Após anos de domínio de modelos maxi, como a BMW GS e a Africa Twin, notou-se uma reversão dessa tendência. Cada vez mais motociclistas buscam alternativas mais leves, práticas e económicas. É justamente nesse novo segmento de mercado, o de motos com cilindrada média em torno de 400 cc, que a QJMotor entra com a nova SRT400X.
A SRT400X ainda não foi lançada oficialmente, mas já foi identificada nos documentos de homologação na China. Duas versões estão projetadas: uma com guarda-lamas alto, estilo off-road, e outra com guarda-lamas baixo, projetada tanto para uso em viagens quanto off-road. Os dados técnicos colocam-na em competição direta com dois modelos muito aguardados: a BMW F 450 GS e a CFMoto MT450 .
O motor é um bicilíndrico paralelo de 449 cc já presente na gama QJ, capaz de entregar 52 cavalos de potência: mais do que a CFMOTO (44 cv) e até mesmo que a futura BMW (47 cv), embora seja muito provável que as versões destinadas à Europa sejam limitadas para cumprir o regulamento A2.

A ciclística tem como espinha dorsal um quadro tubular de aço, onde assenta uma forquilha USD (invertida) provavelmente Marzocchi, dada a colaboração com Qianjiang), um braço oscilante de alumínio e um monoamortecedor traseiro . Tudo isso é complementado por barras de proteção e uma placa de alumínio para proteger o motor, sinais claros de uma configuração também projetada para uso off-road.
As rodas de 21 polegadas na dianteira e de 18 polegadas na traseira (com pneus 90/90-21 e 140/70-18) confirmam as ambições off-road, enquanto o peso total da carga é de 183 kg , que se torna 204 kg com as malas laterais e a top-case montados.
O estilo lembra o da CFMOTO MT 450, mas com algumas particularidades, como os faróis principais recuados nas laterais e uma pequena luz central sob o para-brisas vertical.
Como acontece com muitos outros modelos chineses, o ponto forte será o preço: se for importado para mercados como Europa e Estados Unidos, o mercado-alvo poderá ser a CFMOTO MT 450, que atualmente começa em 5.990 euros. Com esse preço, a SRT400X pode se tornar uma alternativa muito interessante aos modelos mais famosos, mas também mais caros.