Royal Enfield Meteor 350: Sua Alteza, a ‘Easy Cruiser’

By on 10 Dezembro, 2020

COMO O PROMETIDO É DEVIDO, AQUI FICAM TODOS OS DADOS SOBRE A NOVA ROYAL ENFIELD METEOR 350, CONFIRMADO QUE ESTÁ O SEU LANÇAMENTO NA EUROPA POR PARTE DO FABRICANTE INDIANO. BEM-VINDA SUA ALTEZA!

A Royal Enfield Meteor 350, parece e é uma moto relativamente pequena em muitos  aspectos, mas fez grandes ondas desde que foi anunciada pela primeira vez. Parece haver nela algo de diferente, talvez resultante da combinação do charme de uma moto à moda antiga com o estilo trend, e tecnologia moderna. Terá sido isso que despertou a imaginação de motociclistas em todo o mundo?

Uma coisa é certa: está confirmado que a Meteor 350 2021 virá do outro lado do mundo para a Europa e Reino Unido.

UMA ‘EASY CRUISER’ TOTALMENTE NOVA

A nova ‘Easy Cruiser’ Meteor 350 é uma moto versátil. desenhada tanto para a cidade como para desfrutar em estrada. A Meteor conta com um design feito a partir do zero, bem como um motor completamente novo, o coração desta moto – o resultado de uma estreita colaboração no projeto dos dois avançados centros técnicos da Royal Enfield, localizados no Leicestershire, Reino Unido, e Chennai, Índia. 

MOTOR

Para os fãs das motos mais clássicas da marca Royal Enfield, a Meteor será um modelo extremamente emocionante. No seu coração está um monocilíndrico 4 tempos de 349cc refrigerado a ar e óleo. Pode parecer, e provavelmente soar, muito parecido à unidade da  Bullet 350, mas sob sua pele está um motor totalmente novo. É uma unidade compatível com o Euro5 que produz 20.2 CV às 6.100 rpm e 20 Nm de binário às 4.000 rpm.

A caixa é de 5 velocidades com uma quinta marcha do tipo overdrive, a embraiagem é do tipo multidisco em banho de óleo e é operada por cabo. Acima do motor de cilindro único está um depósito de combustível em ‘forma de lágrima’ com 15 litros de capacidade.

CICLÍSTICA

O quadro da moto também é um novo item, embora na moda típica da Royal Enfield,  classicamente estilizado! Trata-se uma estrutura de duplo berço simples, que desce atrás do depósito para fornecer uma altura acessível do assento de apenas 765 mm.

A suspensão na frente está a carga de bainhas telescópicas de 41mm com 130mm de curso, obviamente não ajustáveis; atrás, os dois amortecedores de aparência retrô podem ser regulados em seis níveis de ajuste na pré-carga.

O travão dianteiro é de um único disco de 300mm com uma pinça flutuante de dois pistãos, com um disco de 270 mm e pinça de simples pistão na parte traseira. O ABS é de dois canais.

EQUIPAMENTO

Estreia-se na Meteor 350 o novo sistema de navegação Turn-By-Turn que está todo contido no pináculo do painel de instrumentos da moto. Chamado de Royal Enfield Tripper, uma tela de navegação fornece direções em tempo real para o piloto, com o Google Maps fornecendo os dados.

O Tripper exibe a melhor rota para chegar a um destino usando a navegação de duas rodas do Google Maps, a primeira para qualquer motocicleta indiana. Uma vez emparelhado ao Royal Enfield App através do smartphone do condutor, o sistema Tripper fornece as informações de curva seguinte e distância para a próxima curva por setas destacadas na tela.

TRÊS VARIANTES DA METEOR 350

Haverá três edições disponíveis da Meteor 350: Fireball, Stellar e Supernova. Cada moto usa a mesma especificação básica, com cores e acabamentos metálicos marcando os diferentes modelos.

A Fireball está disponível com um depósito de combustível vermelho ou amarelo de cor única e forro de aro de roda correspondente. Possui peças de ciclistica próprias e de motor. A Stellar vem com um depósito de combustível preto vermelho, azul ou fosco e componentes do corpo correspondentes. Possui ainda guiador e escape cromado, além de um respaldo para as costas. A Supernova é a versão de topo, finalizado em azul ou marrom de dois tons com partes correspondentes da ciclistica, conta com jantes especiais, assentos premium e um pára-brisas.

ACESSÓRIOS

Uma gama de 30 acessórios e garantia de 3 anos é a proposta do fabricantes que criou 8 diferentes proteções de motor, uma proteção de alumínio para o motor, écrans de proteção diversos, assentos para o condutor e passageiro… Também será possível testar tudo graças ao configurador 3D proposto em breve no site da marca, mas já acessível no site indiano.

Após uma revisão inicial de 5.000 km, a Royal Enfield recomenda intervalos de 10.000 km, ou pelo menos a cada 12 meses.

DISPONIBILIDADE E PREÇO

A Meteor 350 estará disponível em três variantes distintas; Fireball, Stellar e Supernova – com numerosas opções de cores e grafismos. Surgirá no mercado na primavera de 2021. Quanto aos valores para Portugal, ainda não sabemos, mas sabemos que começam nos 4.099 euros para a versão Fireball em França.

Ficha técnica

MOTOR

Tipo: monocilíndrico 4 tempos, arrefecido por ar e óleo

Cilindrada: 349cc

Diâmetro x curso: 72 mm x 85,8 mm

Taxa de compressão: 9.5 ; 1

Potência máxima: 20.2 CV às 6100 rpm

Binário máximo: 27 Nm às 4000 rpm

Sistema de ignição: Injeção eletrônica de combustível (EFI)

Embraiagem: Multidisco em banho de óleo

Caixa: 5 velocidades

Alimentação: Injeção eletrónica de combustível

Arranque: Elétrico

CICLÍSTICA

Tipo de quadro: Duplo berço em aço

Suspensão dianteira: Forquilha telescópica, bainhas de 41mm, curso de 130mm

Suspensão traseira: 2 amortecedores reguláveis em 6 posições de pré-carga

DIMENSÕES

Distância entre eixos: 1400 mm

Comprimento: 2140 mm

Largura: 845 mm (sem espelhos)

Altura: 1140 mm (sem espelhos)/ 1310 mm (com para-brisas)

Altura do assento: 765 mm

Peso: 191 kg (com 90% de combustível e óleo)

Capacidade de combustível: 15 lt.

Pneus Fr./Tr : 100/90 – 19″ e 140/70 – 17″ – 66P (Tipo Tubeless)

Travão dianteiro: Disco de 300 mm com pinça flutuante de pistão duplo + ABS

Travão traseiro: Disco de 270 mm, pinça flutuante de pistão único + ABS

Cores: Fireball Yellow, Fireball Red, Stellar Black, Stellar Red, Stellar Blue, Supernova Brown Supernova Blue

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments