Suzuki Burgman elétrica… realidade ou rumor?

By on 12 Julho, 2021

A Suzuki está a trabalhar numa scooter elétrica, e isso é revelado nos seus desenhos de patentes, que indicam que em breve poderemos ver uma hipotética Suzuki Burgman elétrica.

Embora mais lentamente do que o esperado, os grandes fabricantes do setor começam a dar os primeiros sinais de estarem por trás do desenvolvimento das motos elétricas. O exemplo mais recente vem dos planos de uma patente da Suzuki onde aparece uma scooter elétrica.

No entanto, não parece ser a mesma scooter elétrica que há alguns meses atrás foi vista em testes pela Índia. Espera-se que o modelo fotografado seja uma scooter elétrica exclusiva para esse mesmo mercado, embora não se descarte a possibilidade de que o modelo destinado à Europa herde parte da tecnologia desenvolvida para o modelo indiano, da mesma forma que a scooter elétrica da KTM e da Husqvarna compartilharão componentes com a Bajaj’s .

De acordo com os planos da recente patente, estamos perante uma scooter elétrica de proporções normais, pelo que parece que a Suzuki vai apostar num formato de scooter convencional para o seu primeiro modelo elétrico. 

Embora seja verdade que a silhueta que aparece na patente seja meramente indicativa, tudo parece indicar que a Suzuki vai acabar por apostar numa scooter elétrica de proporções semelhantes às de uma Burgman a gasolina.

A patente não especifica que tipo de motor elétrico será utilizado, já que não especifica se será um motor central que envia a força para a roda traseira através de uma correia ou corrente, ou se como de costume nas motos elétricas de baixa potência o motor elétrico vem integrado na roda traseira. No entanto, esta hipótese parece ser a menos provável , já que a patente refere-se ao fato de que terá sistema de refrigeração a ar, e esta é justamente uma das vantagens dos motores alojados no cubo de roda.

Seja como for, os primeiros indícios são de que a scooter elétrica da Suzuki será um modelo de uso urbano e que terá motor central. 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments