Suzuki DR 800 ‘Unik Motorcycles’: Com marca artística portuguesa

By on 21 Abril, 2021

Construída em Lisboa pela Unik Motorcycles, esta conversão da DR 800 Big, afasta-se bastante da silhueta original. Esteticamente próxima de uma trail do início dos anos 80, tem no entanto um ‘traço artístico’ muito original.  

Há muitas coisas únicas da icónica DR 800 S Big da Suzuki. Carburador (2 Mikuni BST 33), ignição, veios de equilíbrio, rodas, válvulas. Esta dualidade mecânica, emoldura quase por completo o incansável motor monocilíndrico de 779 cc arrefecido por ar/óleo. Um único pistão com um diâmetro de 90 mm percorre 105 mm de ponto morto a ponto morto, gerando 59 Nm e 52,5 cv. Ao mesmo tempo, o motor de longo curso atinge apenas as 7.000 rotações por minuto. A título de comparação, o mais gordo monocilíndrico da KTM 690 tem um diâmetro de 105 mm e um curso de 80 mm e mais 1.400 rotações no topo, produzindo 70 cv de potência.

A Suzuki DR 800 Big em que a Unik Motorcycles pegou estava muito mal conservada e com muitos pontos de ferrugem. O proprietário estava cansado do aspecto dos anos 90 e queria algo fresco. A exuberante carenagem com o histórico bico de pato e o depósito de combustível foram retirados, sendo ainda mudado o sub-quadro. O quadro principal foi mantido e apenas as jantes foram recompostas e revestidas a pó.

O depósito original da DR com capacidade para 24 litros de combustível, foi substituido pela forma clássica de depósito da Suzuki GN. A secção traseira também ficou substancialmente mais compacta, com um curto guarda-lamas de Enduro e foi adapado um novo assento. Os dois silenciadores (Arrow) foram aplicados num escape que é na realidade da Yamaha XTZ 1200. 

Removidos os volumosos plásticos da DR ficou espaço para um redesenho completo da frente. Uma ótica da Honda resultou no farol amarelo à frente, e o painel original foi substituido por um conjunto de instrumentos Daytona. Foi ainda adoptado um guiador Renthal, complementadas por uma bomba de travão Brembo e uma nova manete de embraiagem da Domino. 

Por último, e porque a Unik Motorcycles é grande fã da obra do artista lisboeta Vasco Costa, um estilo com linhas fortes e cores brilhantes foi empregue. Na prática, quase todos os componentes são fornecidos com as linhas características de estilo do artista. 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments