SYM – Novas Symphony, Jet 4 RX e Maxsym TL 2021

By on 16 Novembro, 2020

1ª PARTE: PARA ALÉM DE FUTURAS PROPOSTAS DE MOBILIDADE ELÉTRICA, A SYM RENOVOU POR COMPLETO TODA A SUA GAMA DE SCOOTERS. COMEÇAMOS POR UMA ABORDAGEM AOS MODELOS DE 2021 SYMPHONY ST, JET 4 RX E MAXSYM TL 508, TODOS COM A NOVA HOMOLOGAÇÃO EURO 5. 

NOTA IMPORTANTE: NA 2ª PARTE DESTE ARTIGO VAMOS DAR A CONHECER AS NOVAS SYM [email protected], JOYMAX Z+ e JET 14, APARA ALÉM DOS NOVOS VEÍCULOS ELÉTRICOS DA MARCA DE TAIWAN. 

Em cerca de seis décadas, o fabricante de Taiwan comprometeu-se a entregar scooters e motociclos seguros, confortáveis e amigos do ambiente aos condutores de todo o mundo – algo que faz atualmente com uma completa gama que se estende desde os ciclomotores (50cc) às 125, 400 e 500.

SYM Symphony ST: a scooter da moda e elegância

Começando pela Symphony ST esta é a icónica scooter de roda alta da SYM. Apresenta ao utilizador um design amigável, condução confortável, e aparência elegante. Desde a sua estreia em 2014, a Symphony ST construiu a excelente reputação do SYM nos mercados europeus. Com a obrigatoriedade da norma de emissões Euro 5, a SYM decide fazer evoluir este conhecido modelo.

A nova Symphony ST não só cumpre a Euro 5, como também tem todo um novo design. Com o desenvolvimento do produto completamente novo, tem agora mais características orientadas para o cliente do que o modelo anterior. A SYM acredita firmemente que a nova Symphony ST continuará a ser a melhor escolha no mercado entre as scooter de rodas altas.

Com o ADN Symphony, a nova Symphony ST mantém todos os elementos que o mercado exige. Está na moda, é elegante, e tem a qualidade habitual da Symphony ST. Além disso, todo o novo design não só torna esta scooter mais atraente, como também traz mais características para satisfazer as necessidades dos clientes. Por exemplo, todas as novas Symphony ST estão equipados com faóis de LED’, seja a luz LED de posição com o farolim LED traseiro. A iluminação LED não só coloca a Symphony de acordo com as atuais tendência, como melhora a segurança, inclusive na condução nocturna.

Não faltam elementos de moda e qualidade um pouco por todo o lado na nova Symphony ST, inclusive no novo painel de instrumentos com LCD, fazendo-se assim uma combinação perfeita entre elegância e sentido prático.

Por exemplo, na box sob o assento há espaço para o armazenamento de dois capacetes, e assim, para todos aqueles que necessitam de mais espaço numa scooter, a ‘top case’ deixa de ser a única escolha que têm.

Passando à vertente técnica a novidade é o sistema de suspensão e elevação do motor Lift Engine Hanger System (A.L.E.H), uma tecnologia exclusiva da SYM. A distribuição do peso do motor, da estrutura e dos pneus fica toda no mesmo plano horizontal, um desenho especial melhora muito o conforto de condução.

A suspensão traseira regulável conforme as necessidade do condutor, assim como o sistema de carga rápida 3.0 são outras novidades nesta versão de 2021. QC3.0 é a tecnologia que permite que os dispositivos alimentados por bateria sejam carregados muito mais rapidamente do que o USB padrão.

SYM Jet 4: jovem e desportiva

E passamos à nova SYM Jet 4 que com um estilo jovem e desportivo aliado a um preço económico oferece opções de 50cc e 125cc que permitem aos utilizadores escolher a cilindrada ideal para cada necessidade.

Modelo com alta longevidade no mercado, é agora tempo da Jet 4 evoluir. A Jet 4 RX é a versão Euro 5 do modelo e foi alvo de uma nova actualização. Não só combina elementos sport e offroad no visual, como também apresenta um novo quadro para fornecer uma melhor experiência de condução.

A Jet 4 RX está equipada com faróis LED, a luz LED de posição e a luz LED traseira. A iluminação LED não só faz com que a Jet 4 RX tenha um aspeto mais suave, como também acentue a segurança na condução. No equipamento, conta com um novo painel de instrumentos LCD que se adapta perfeitamente ao seu estilo.

Sistema de carga rápida 2.0

QC2.0 é a tecnologia que permite que os dispositivos alimentados por bateria sejam carregados muito mais rapidamente do que o USB padrão, tem como a Symphony o Sistema de Suspensão de Motor Anti-Lift (A.L.E.H) para melhorar bastante o conforto de condução.

SYM Maxsym TL 508: moto e scooter num só corpo

A maxi scooter da SYM, Maxsym TL (ver teste na Moto+) combina o perfil de uma moto com a comodidade da scooter num só corpo. Apresenta o motor em linha de dois cilindros, montagem do motor como numa moto, grande desempenho dinâmico e aparência desportiva futurista.

A Maxsym TL é bem conhecida pelo seu aspeto desportivo agressivo, desempenho de potência superior, excelente manobrabilidade, equipamento de segurança, posição ergonómica de condução, e os dispositivos de design inteligente. No entanto, a SYM não estava satisfeita com o que até agora havia alcançado, propondo a aplicação de algumas actualizações nas versões Max sym TL Euro5  e Maxsym TL 508.

As principais mudanças assentam no motor de dois cilindros paralelos em linha, com uma cilindrada de 508cc, 8 válvulas DOHC e com arrefecimento líquido. A potência máxima mantem-se praticamente inalterada, é de 44,9 cavalos (33,5 kW) e atingida às 6.750 rpm; o binário máximo alto, 49,9 Nm às 5.250 rpm. A sua performance foi melhorada.

A nova Maxsym TL 508 vê introduzido em 2021 um novo sistema sem chave. Isto significa que o condutor pode acionar a moto sem recurso  à tradicional porta de ignição, bastando girar um manípulo para colocar esta maxi-scooter a funcionar de forma fácil e intuitiva. Outra melhoria: a exemplo da Symphony ST e Jet 14, a Maxsym TL 508 disponibiliza um sistema de carga rápida 3.0.

Atualizando a sua QC2.0 para QC3.0, isto não só significa uma maior eficiência de carregamento como também melhora o problema de aquecimento do dispositivo durante o carregamento.

FICHA TÉCNICAS

SYM SYMPHONY ST

SYM JET 4 RX

SYM MAXSYM TL 508

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments