Triumph – Tiger 850 Sport: uma nova Adventure fácil e intuitiva

By on 17 Novembro, 2020

TENDO POR BASE A PLATAFORMA DE ÚLTIMA GERAÇÃO DA TIGER, COM TODO O EQUILÍBRIO DINÂMICO E MANUSEAMENTO ÁGIL PELO QUAL ESTE MODELO É CONHECIDO – COMBINADA COM UMA NOVA CONFIGURAÇÃO DE PERFORMANCE E ESPECIFICAÇÃO ‘PERSONALIZADA’ – A NOVA MOTO DE AVENTURA DA TRIUMPH FOI PROJETADA PARA OFERECER UMA CAPACIDADE DE CONDUÇÃO AINDA MAIS MANOBRÁVEL, ACESSÍVEL E INTUITIVA.

A nova Tiger 850 Sport faz uma combinação perfeita entre o motor triplo, equipamento e tecnologia de topo, feito sob medida uma condução fácil e intuitiva em múltiplos caminhos, mas com maior ênfase na estrada e ambiente urbano.

MOTOR: PERFORMANCES DO TRICILINDRICO DE 850CC

No motor a nova Tiger 850 Sport partilha a mesma inovadora cambota do tipo T-plane da gama de última geração Tiger 900, com a sua própria melodia única do motor triplo de 850cc. Acessível e gerível na potência e binário utilizáveis, a nova 850 oferece uma versatilidade de condução  fácil para deslocações, passeios ou apenas tendo para uma animada diversão em duas rodas aos fins de semana.

A tripla cambota T-plane e a sua ordem de disparo  1-3-2 confere a este motor de 850cc uma excecional capacidade de tração em baixas rotações, o que se traduz numa ligação melhorada entre o condutor e a roda traseira, com um desempenho responsivo e intuitivo em estrada. Esta configuração de motor nova e única, resulta num som incrivelmente distinto do motor, perfeitamente combinado com o caráter amigável do acelerador e uma boa entrega do motor triplo na gama média e superior.

A potência máxima chega aos 85 CV às 8.500 rpm e o binário de pico é de 82 Nm às 6.500 rpm,  com uma  distribuição suave e linear de potência e binário  disponível  a partir de  velocidades baixas do motor e a todos os regimes. Esta capacidade de resposta do motor é  complementada pela embraiagem deslizante, que reduz o esforço de alavanca e  proporciona conforto adicional quer em viagens longas como em vias urbanas.  

Na Europa, está disponível um kit de conformidade com a licença A2.  

EQUIPAMENTO DE ALTA PRECISÃO

A nova Tiger 850 Sport apresenta um pacote dedicado e de alta especificação, especificamente adaptado para maximizar a versatilidade e acessibilidade. Desde os travões Brembo Stylema, até à suspensão Marzocchi  de alta qualidade, passando pelo ecrã ajustável e pacote eletrónico abrangente. Com o painel de instrumentos TFT de 5″, iluminação LED total, 2 modos de condução, ABS e controlo de tração comutável, a nova Tiger 850 Sport foi otimizada para uma aventura acessível com foco na estrada e circulação urbana – no fundo, a mais estradista das Tiger!

A capacidade de travagem da nova Tiger 850 Sport é assegurada pelos travões Brembo Stylema, capazes de uma resposta de travagem mais imediata. O aumento do fluxo de ar em torno das pastilhas de travão ajuda as pinças a arrefecerem mais rapidamente. A suspensão de alto desempenho, conta com componentes Premium Marzocchi à frente e atrás: forquilha com bainhas invertidas de 45 mm e cartucho, com 180 mm de curso, combinada atrás com um mono-amortecedor a gás com regulação de pré-carga manual e 170 mm de curso. O objetivo dos técnicos de Hincley foi acentuar o conforto e comportamento desportivo.

ERGONOMIA LÍDER NA CLASSE

Com um assento estreito, ergonomicamente otimizado, assim como os pousa-pés e guiador regulável para diversos ângulos, a nova Tiger 850 Sport oferece uma posição de condução vertical e confortável, criada para um alto nível de confiança e controlo do condutor, tanto em posição estática como em movimento. O assento dispõe de um mecanismo para regulação em dois níveis de altura, permitindo ao condutor regular a altura em 20 mm para a sua configuração preferida.

Para tornar as viagens ainda mais confortáveis, a Tiger 850 Sport apresente um volumoso depósito de combustível de 20 litros e um ecrã ajustável, proporcionando uma proteção aerodinâmica superior com um simples ajuste de uma só mão.

QUADRO MODULAR E MUITO LEVE

Tendo como espinha dorsal o quadro modular da última geração da gama Tiger com o sub-quadro de alumínio aparafusado ao quadro, a nova Tiger 850 combina extrema leveza com as performances do motor, e com a suspensão de alta especificação e travões Brembo, assegura um manuseamento excepcional em todos os cenários de condução.

DOIS MODOS DE CONDUÇÃO: ROAD E RAIN

O ecrã TFT completo de alto contraste de 5″ assegura excelente visibilidade em todas as condições de luz e as informações-chave são apresentadas de forma clara e intuitiva. Os dois modos de condução, Road e Rain, ajustam as definições de resposta do acelerador e de controlo de tração por um sistema fly-by-wire para um controlo reforçado em todas as  condições de condução . O controlo de tração é comutável e pode ser desativado no menu do painel de instrumento.

A iluminação em LED surge no farol, no farolim traseiro e indicadores de direção. A Tiger 850 Sport também vem equipado com uma tomada de 12V que permite que os dispositivos móveis sejam carregados durante a condução.

ESTILO E ATITUDE DISTINTOS

A ciclística da Tiger 850 Sport tem um estilo de aventura focado e agressivo, com um suporte estreito sobre a largura, extremidade dianteira visualmente leve e design e tamanho dominante do depósito de combustível.  Com todo o  nível de acabamento e detalhe da última geração Tiger, a novo  850 Sport vem em  duas opções de pintura  emocionantes: Grafite  e  Diablo Red ou Grafite e Azul Cáspio, cada um incorporando novos esquemas gráficos contemporâneos.

PREÇO E DISPONIBILIDADE

A nova Tiger 850 Sport terá um preço de 11.450€ (PVP em Portugal) e estará disponível nos concessionários nacionais no próximo mês de Fevereiro.

GAMA DE ACESSÓRIOS PARA TIGER 850 SPORT

Está disponível uma gama de mais de 60 acessórios Triumph genuínos para a nova Tiger 850 Sport, todos concebidos para assegurar uma integração sem falhas, e com os mesmos padrões exigentes de qualidade de fabrico e acabamento.

Há duas opções de gama de bagagens disponíveis, ambas criadas em parceria com a Givi, com os alforges de abertura lateral Trekker com caixa superior de capacete duplo de 52 litros, e os alforges de abertura superior Expedition de alumínio, com caixa superior de 42 litros a condizer.

Além disso, a gama de acessórios Tiger 850 Sport cobre opções para maior conforto, protecção, capacidade, estilo e segurança. Para uma segurança ainda maior, toda a gama de acessórios Genuine Triumph vem com a garantia ilimitada de 2 anos de quilometragem Triumph.

MOTOR E TRANSMISSÃO
Tipo Líquido arrefecido, 12 válvula, DOHC, inline 3 cilindros
Capacidade 888 cc
Bore 78,0 mm
Acidente vascular cerebral 61,9 mm
Compressão 11.27:1
Potência Máxima 85 PS / 84 cv (62,5 kW) @ 8.500 rpm
(restrição A2) 47,6 PS / 47 cv (35 kW) @ 7.000 rpm
Binário máximo 82 Nm (60lbft)  @ 6.500 rpm
(restrição A2) 78 Nm @ 3.750 rpm
Sistema de Combustível Injeção de combustível eletrónico multiponto sequencial
Exaustor Aço inoxidável 3 em 1 sistema de cabeçalho, silenciador de aço inoxidável montado lateral
Unidade Final Cadeia de o-ring
Embraiagem Molhado, multiplataque, escorrega e assistência
Caixa de velocidades 6 velocidade
CHASSIS
Quadro Armação de aço tubular, parafuso no sub-quadro
Swingarm Alumínio de dupla dupla frente, fundido
Roda dianteira Casta, 19 x 2,5 em
Roda traseira Casta, 17 x 4,25 em
Pneu dianteiro 100/90-19
Pneu traseiro 150/70R17
Suspensão frontal Marzocchi 45mm de cabeça para baixo garfos
Suspensão traseira Unidade de suspensão traseira Marzocchi, ajuste manual de pré-carga
Travões dianteiros Discos flutuantes twin 320mm, brembo Stylema 4 pinças monobloca de pistão. Cilindro principal radial, ABS
Travões traseiros Disco único de 255mm. Pinça deslizante de pistão single Brembo, ABS
Instrumentos Tela TFT de 5″
DIMENSÕES E PESOS
Comprimento 2248 mm
Largura (Guiador) 830 mm
Altura sem espelhos 1410-1460 mm
Altura do assento 810-830  mm
Distância entre eixos 1556  mm
Ancinho 24,6 °
Trilho 133.3mm
Peso seco 192 kg
Capacidade do tanque de combustível 20 litros
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
Consumo de Combustível 5.2 l/100km
CO2 119 g/km
Padrão EURO 5 As emissões de CO2 e os dados relativos ao consumo de combustível são medidos de acordo com o regulamento 168/2013/CE. Os valores relativos ao consumo de combustível são obtidos a partir de condições específicas de ensaio e são apenas para fins comparativos. Podem não refletir resultados reais de condução.

GALERIA DE IMAGENS

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x