Teaser oficial e primeiras imagens da nova Honda CBR600RR 2021

By on 7 Agosto, 2020

O ANÚNCIO DA NOVA HONDA CBR600RR FOI UMA GRANDE NOTÍCIA ESTA SEMANA. AQUI ESTÁ O VÍDEO OFICIAL, AS PRIMEIRAS IMAGENS DA NOVA DESPORTIVA E TUDO O QUE PRECISAM SABER SOBRE ELA.

A grande notícia da semana foi a reintrodução da Honda CBR600RR no segmento das motos Supersport. Esta moto é uma lenda na sua classe, reivindicando oito dos doze títulos desde a sua introdução em 2003, para além de dez títulos de construtores desde 2003.

A CBR 600 RR tem inclusive três entradas no Campeonato do Mundo de Supersport, já depois de ter sido abandonado o seu desenvolvimento e de ter sido retirada do mercado em 2017. Desde então, a Yamaha passou a colecionar triunfos em provas e campeonatos de velocidade, o que provavelmente motivou este regresso da CBR da categoria média.

Sando desde já, que só no dia 21 de Agosto saberemos mais detalhes do novo momento, podemos com este vídeo e fotos, definir uma ideia sobre o que aí vem…

ASAS AERODINÂMICAS

Como anteriormente dissemos o estilo está muito próximo da nova onda CBR1000RR-R Fireblade de 2020, o que terá sido uma decisão bastante fácil para a Honda, dado que a última CBR 600 já tinha a entrada de ar montada ao centro da cúpula, por forma a alimentar o seu gritante motor de 599cc. A moto também tem asas, embora não na mesma dimensão da nova  “Lâmina de fogo”. Os defletores são mais pequenos mas sobressaem ainda mais.

Não fica claro se estas são soluções aerodinâmicas absolutas, dada a baixa potência da ‘seiscentos’ RR em comparação com a sua irmã maior, embora se a Honda conseguir homologar as winglets da WorldSSP, isso poderia dar à máquina a vantagem de que ela precisa.

MODOS DE CONDUÇÃO

Outra inclusão que parece haver é o mesmo conjunto eletrónico da Fireblade de última geração. O vídeo mostra claramente um TFT de alta resolução e com vários modos de condução. Parecem existir modos de potência, o Honda Selectable Torque Control do controle de tracção, o anti-whellie (anti-levantamento da roda dianteira e o controle de travagem do motor.

A partir daqui o aspeto mecânico é em tudo muito semelhante ao da última geração da CBR600RR: quadro e braço oscilante, travões, suspensão, tudo muito parecido. Até as cavilhas e os apoios de pés parecem iguais. Haverá certamente uma mudança relacionada com a passagem para o Euro5, e também o depósito de combustível muda de forma ligeira, aumentando a caixa de ar para ajudar a evitar emissões desnecessárias sem prejuízos no rendimento do motor.

Agora, para se confirmar tudo isto temos de esperar até ao próximo dia 21 de Agosto.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments