Triumph Speed Triple 1050 Workhorse: Com espírito Café Racer!

By on 22 Abril, 2021

Alguns motociclistas fazem o que for preciso para ter a sua moto de sonho. Quer se tratem de melhorias de aperfeiçoamento, ou uma reconstrução de base, as restrições tecnológicas e orçamentais, significam muito pouco para essa determinação de ter algo diferente. Foi precisamente isto que aconteceu com o customizador belga Workhorse Speed Shop e uma desportiva Triumph Speed Triple de 2009.

O fundador Brice Hennebert, começou a trabalhar nesta Speed Triple em 2014, ainda quando dirigia a loja de customização Kruz Company. Brice e o amigo Olivier começaram a converter a Speed Triple 1050, desenhando uma cobertura de carbono (na altura material ainda mais caro do que é hoje) recorrendo a processos CAD elaborados e à digitalização 3D. 

Depois, já com Brice Hennebert a trabalhar já sob bandeira da Workhorse, o cliente da Triumph de 2009 telefonou-lhe, pedindo-lhe para reatar o projeto. Felizmente, o costumizador belga tinha bem guardado o monocoque de carbono feito sete anos antes…

A TRANSFORMAÇÃO

Com a cobertura de uma única peça pronta, Hennebert acrescentou uma subestrutura em cromo-molibdénio personalizada para suporte, escondendo o depósito de alumínio de 13 litros debaixo do invólucro de fibra de carbono. Uma unidade de controlo MotoGadget e uma luz traseira Highsider encaixaram bem na traseira do tipo bacquet, coberta por um assento estofado que daria à Speed Triple um nível refinado sem retirar desportividade.

Novos cartuchos e um choque traseiro Nitron actualizaram a configuração da suspensão, contando a travagem com pinças Brembo de última geração. Junto ao painel de insptrumentos, o guiador recebia um novo copo para a bomba de embraiagem. O guarda-lamas dianteiro desportiva e em carbono competava o monocoque no mesmo material, acrescentando ar desportivo, completado com o escape cónico e subido da Zard com acabamento em titânio.

Terminado o trabalho, Hennebert apresentou a Speed Triple 1050 de 2009 com menos 34 quilos, o que somado aos 130 cavalos do tricilindrico com caixa de 6 velocidades tornavam a moto num verdadeiro foguete!

Com o projecto de sete anos finalmente concluído, Brice planeia oferecer um kit baseado nesta construção: “O objectivo é manter a versão básica do kit abaixo dos 12.000 euros“, diz. “A Speed Triple é uma moto muito boa, potente e popular que se pode encontrar usada por cerca de 4.000 euros em muitos lugares, com um motor infernal que é realmente divertido de andar em todas as condições”.

Na verdade, Hennebert sabe que para além do kit, o conjunto completo pode custar o triplo do valor da própria moto (preço de usada), mas todos sabemos que alguns motociclistas fazem o que for preciso para ter a sua moto de sonho… 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments