Triumph Tiger Sport 660: Pronta para desafiar a concorrência

By on 5 Outubro, 2021

Tal como a Trident 660 lançada o ano passado, a nova Tiger Sport 660 foi concebida para estabelecer uma nova referência em termos de performance, especificações e baixos custos. Certamente, uma primeira escolha para aqueles que procuram uma moto versátil e de fácil manuseamento, que combine o uso diário com viagens mais longas ao fim de semana.   

Ao colocar no mercado esta nova sport-turismo média, a Triumph certamente vai conseguir chegar a uma nova geração de utilizadores, que procura aquela moto que dá um pouco para tudo, sem dispender um grande investimento. E também não estaremos longe da realidade, se lhe dissermos que com esta nova Tiger Sport 660, a marca britânica vai captar novos clientes, tal como já acontece com a Trident 660.

MOTOR ‘TRIPLO’

O primeiro motor de triplo cilindro da categoria, e o mais potente,  o tricilíndrico Triumph de 660cc traz inegáveis vantagens em relação a um motor duplo. O binário máximo de 64Nm a 6.250 rpm e a potência máxima de 81 cv a 10.250 rpm fazem da nova Tiger Sport 660 a moto mais potente da classe, garantindo grande aceleração em qualquer mudança, mesmo quando se transporta passageiro ou se progride no trânsito. Proporciona o equilíbrio perfeito de um desempenho utilizável emocionante, desde a baixa rotação até à linha vermelha do conta-rotações.

O fornecimento de potência é gerido por um sistema sofisticado de gestão do motor com um acelerador de velocidade para uma sensação precisa e reactiva, enquanto a caixa de 6 velocidades slick tem relações de engrenagens optimizadas para uma condução diária divertida e versátil. A sonoridade profunda do motor 660 triplo é entregue através de um silenciador de aço inoxidável, curto e minimalista. Compatível com a norma Euro 5, proporcionando baixas emissões, bem como excelente economia de combustível, pode ainda ser adaptado para cumprir os regulamentos europeus da licença A2 através de um kit de conversão.

PRIORIDADE AO CONFORTO E AGILIDADE

Perfeitamente equilibrada e fácil de controlar, com uma direcção precisa auxiliada por um guiador cónico de alumínio leve, a nova 660 inglesa deverá proporcionar uma condução cómoda e inspiradora de confiança. O assento duplo é prático e confortável, com uma altura acessível do assento do condutor (835mm) e pegas de apoio ergonómicas que vêm montadas de série. Nas medidas, a nova Tiger Sport 660 também é estreita para uma fácil manobrabilidade a velocidades mais baixas e estacionamento.

A suspensão foi cuidadosamente aprimurada para proporcionar todas as reconhecidas vantagens de manuseamento da Triumph, quer quando se rola sozinho ou a dois. Na frente, a Tiger Sport 660 está equipado com bainhas de cartucho Showa de 41mm invertidas, fornecendo uns bons 150mm de curso de curso. Estas ombinados com o monoamortecer Showa na traseira, com uma mola de dupla taxa para optimizar o desempenho para andar a solo ou a dois. O monoamortecedor também apresenta um ajuste de pré-carga hidráulico à distância para ajustar a moto para mais carga, passageiro e/ou bagagem.

As rodas de 5 raios e 17″ são de alumínio fundido leve, aumentando a excepcional agilidade da moto, enquanto que os pneus Michelin Road 5 devem trazer bom desempenho em estrada, tanto em condições secas como molhadas. A travagem é assegurada por pinças deslizantes Nissin de 2 pistões com discos dianteiros duplos de 310mm, controlados pela alavanca de travagem regulável em span.

PREPARADA PARA DESLOCAÇÕES LONGAS

A praticidade e versatilidade estão no topo das prioridades dos que procuram uma Adventure de peso médio, e a nova Tiger Sport 660 oferece toda a capacidade necessária para deslocações pendulares e passeios de cidade, bem como escapadinhas de fim-de-semana e viagens mais longas.

O depósito tem capacidade para 17 litros de combustível, dando um grande alcance, enquanto que o ecrã elegante e aerodinâmico é ajustável em altura através de uma simples operação com uma só mão, permitindo ao condutor ajustar facilmente o nível de protecção contra o tempo e o vento. A capacidade ‘touring’ é ainda melhorada com os suportes discretamente integrados para suportar a mala traseira sem perder o estilo limpo da moto. Para capacidade de bagagem adicional, está disponível na lista de acessórios uma top case de 47 litros, que pode acomodar com segurança dois capacetes de face inteira. Os alforges e a top case também podem ser codificadas por cores para combinar com o corpo da moto.

TECNOLOGIA LÍDER NA CLASSE

A nova Tiger Sport 660 vem muito bem equipada, incluindo entre outras coisas os novos instrumentos multifuncionais com visor TFT, um dos primeiros da classe, que fornecem todas as informações necessárias ao condutor com um design simples, compacto e despojado. Estes foram especificamente concebidos para se integrarem perfeitamente com o sistema de conectividade My Triumph, que permite uma navegação curva a curva, controlo GoPro, e telefone e interacção musical, tudo operado através do aparelho de comutação e apresentado claramente no ecrã TFT para facilitar a interacção do condutor enquanto conduz.

Também são líderes na classe os dois modos de condução, Road e Rain, que ajustam a resposta do acelerador e as definições de controlo de tracção, melhorando o controlo da moto em todas as condições de condução. A segurança é ainda melhorada com ABS e controlo de tracção comutável, ambos instalados de origem na nova Tiger Sport 660. O controlo de tracção pode ser completamente desligado, através dos instrumentos, se desejado. A completar tudo isto, a nova sport-turismo média vem ainda munida de embraiagem deslizante e com uma alavanca de embraiagem optimizada para uma operação leve e fácil, redutora da fadiga especialmente na condução urbana.

A iluminação é LED em toda a moto, incluindo os novos faróis duplos, a luz traseira compacta e integrada, e os indicadores de direção.

CARÁCTER PRÓPRIO E DISTINTIVO

A Tiger Sport 660 integra de forma bonita a praticidade com o design contemporâneo das mais recentes motos Adventure. A nova 660 apresenta uma cobertura de ciclística totalmente nova, esculpida com linhas limpas e fluidas desde cockpit, com os seus faróis gémeos montados, até à extremidade traseira mínima e a luz traseira contornada. Detalhes adicionais de estilo premium incluem os espelhos de lágrima, as coberturas dos radiadores e os protectores dos garfos esculpidos, e o silenciador minimalista em aço inoxidável.

Podemos escolher entre três esquemas de cores atraentes: o contemporâneo Lucerna Blue e Sapphire Black, o vibrante Korosi Red e Graphite com gráficos desportivos distintos, ou uma opção minimalista de Graphite e Black.

Para além de ter preços competitivos dado o nível de especificação líder da categoria, a nova Tiger Sport 660 beneficia do menor custo de manutenção na sua classe. Isto inclui o seu intervalo de serviço de 10.000 milhas ou 16.000 quilómetros (ou 12 meses) mais a sua garantia de 2 anos de quilometragem ilimitada, que pode ser opcionalmente prolongada por 1 ou 2 anos. Isto é possível graças ao extenso programa de testes que serviu de base à plataforma de motor mais fiável da Triumph.

BAIXOS CUSTOS DE MANUTENÇÃO

Este elevado nível de fiabilidade reflecte-se directamente no facto da Tiger Sport ter o mais baixo custo de oficina da categoria. Durante um período de serviço de 3 anos, a Tiger Sport 660 requer o nível mais baixo de tempo de oficina na categoria, com pouco mais de 8 horas, o que o torna 30% mais rentável do que a sua concorrência em termos de custos de mão-de-obra. Além disso, o Tiger Sport 660 tem o menor custo de peças de manutenção em três anos – 17% mais barato do que os concorrentes mais próximos.

Uma extensa gama de mais de 40 acessórios Triumph genuínos está disponível para a nova Tiger Sport 660, permitindo aos clientes acrescentar ainda mais praticidade, tecnologia, conforto e protecção à moto, bem como opções de bagagem versáteis. Assim como o sistema My Triumph Connectivity, os acessórios incluem o Triumph Shift Assist up and down quickshifter, punhos aquecidos, carregador USB por baixo do assento, indicadores de rolagem, e um sistema de monitorização da pressão dos pneus.

Todos os acessórios Triumph genuínos vêm com a mesma garantia da moto de dois anos de quilometragem ilimitada.

A nova Triumph Tiger Sport 660 custará 9.095€ PVP em Portugal e chegará aos concessionários em Janeiro de 2022.

Ficha técnica

Triumph Tiger Sport 660

Motor: 3 cilindros em linha, 4 tempos, refrigerado a líquido, 12 válvulas, ordem de ignição 240º

Cilindrada: 660 cc

Diâmetro x curso: 74,04 x 51,1 mm

Taxa de compressão: 11,95: 1

Potência máxima: 81 cv (59,6 kW) a 10.250 rpm (47 cv a 8.750 rpm versão A2)

Binário máximo: 64 Nm a 6.250 rpm

Alimentação: injeção eletrónica sequencial multiponto com controle eletrónico do acelerador

Embraiagem: multidisco em banho de óleo, assistida

Caixa de velocidades: 6 marchas

Transmissão final: por corrente

Quadro: perímetral em tubos de aço

Suspensão dianteira: forquilha invertida Showa de 41 mm, curso de 150 mm

Suspensão traseira: braço oscilante duplo de aço, amortecedor único Showa RSU regulável em pré-carga ajustável, curso de 150 mm

Travão dianteiro: disco flutuante duplo de 310 mm, pinças Nissin de 2 pistão, ABS

Travão traseiro: disco único de 255 mm, pinça Nissin de pistão único

Rodas: aros de alumínio fundido, dianteiro 3,5 x 17, traseiro 5,5 x 17

Pneu dianteiro: Michelin Road 5 120/70 ZR17

Pneu traseiro: Michelin Road 5 180/55 ZR17

Comprimento: 2.071 mm

Largura: 834 mm

Altura: 1,315 a 1,398 mm (dependendo da posição do écran)

Distância entre eixos: 1.418 mm

Altura do assento: 835 mm

Peso: 206 kg em ordem de funcionamento

Depósito: 17,2 litros

Disponibilidade / preços

Cores: vermelho, azul, cinza

Preço: a partir de 9.095€

Disponibilidade: Janeiro de 2022

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments