Uma imaginária KTM RC8 elétrica

By on 26 Agosto, 2020

NÃO PRECISAMOS DE IR LONGE NA INTERNET PARA ENCONTRAR DESIGNERS CORAJOSOS E DE IMAGINAÇÃO FÉRTIL COM OS MAIS BELOS E ORIGINAIS DESENHOS DE MOTOS. UM BOM EXEMPLO É ESTA MAQUETE DE UM ESTUDANTE DE MESTRADO DE DESIGN INDIANO, QUE QUIS REINVENTAR A KTM RC8 NUMA VERSÃO ELÉTRICA.

Por um lado, é uma reimaginação moderna da desportiva KTM RC8, cada vez mais um culto para muitos, mas também porque talvez seja um dos projetos mais convincentes de uma moto elétrica e que pode vir a merecer a atenção da firma austríaca.

Esta nova visão sobre a KTM RC8 é o produto de Mohit Solanki, um estudante de Mobilidade e Designer de Veículos da IIT Bombaim, que diz que a razão pela qual ele foi além da desportiva básica de energia convencional, é porque acredita que “as vendas de motos a gasolina vão cair, e os compradores vão começar a mudar para motos elétricas”.

É uma visão discutível, mas no mínimo esta RC8 é uma interpretação muito marcante d< original, mesmo que os traços estilo Kiska da assinatura – o quadro de treliça – sejam analisados para trás para o condutor santar-se abaixo de uma ‘corcunda’ que, embora rakish, não nos pareça muito confortável.

O estilo de bisturi familiar, no entanto, é evidente na tela frontal que corta para baixo em direção à roda dianteira.

“O meu objetivo era procurar o design agressivo que parece natural cortando o ar, aumentando o downforce quando necessário e podendo reduzir o arrasto por incorporação de spoilers. Então, a aerodinâmica vai desempenhar elemento-chave no conceito.”

Já o motor EV, essa é uma questão para os engenheiros em vez dos designers, por isso não há nada como potência ou autonomia suficientes, mas o desenho é, simplesmente, impressionante.

Claro que, se não vivêssemos em tempo da pandemia de Covid-19, este seria certamente mais um exercício a não passar do anonimato, mas com as poucas – para não dizer nenhumas notícias dos fabricantes de motos, continuamos a sonhar com belos exercísios de design. Até quando?  

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x