Vídeo: Os primeiros testes dinâmicos da AMB 001

By on 25 Junho, 2020

A AMB 001, DA ASTON MARTIN E BROUGH SUPERIOR, JÁ FOI VISTA E FILMADA EM TESTES CIRCUITO DE PAU-ARNOS EM FRANÇA.

A Aston Martin e a Brough Superior iniciaram os testes dinâmicos de protótipos da AMB 001 – um conjunto de motos só de pista e ultra exclusivo. As primeiras entregas devem acontecer antes do final de 2020.

Limitada a 100 unidades em todo o mundo, nesta filmagem a AMB 001 utilizou a camuflagem tradicional dos protótipos da Aston, nas primeiras voltas e em torno do circuito de Pau-Arnos, França.

Com um custo estimado de £96.936 (108.000 euros incluindo IVA), a AMB 001 apresenta um motor turbo com 180 cv, mas o objectivo deste teste centrou-se em regular o chassis da moto e “validar a sua geometria”. 

Thierry Henriette, Director Executivo da Superior, disse: “o objectivo principal deste teste é aperfeiçoar o chassis da moto e validar a sua geometria: “uma das principais características do desenho da AMB 001 é a barbatana de alumínio que corre ao longo de todo o comprimento do depósito de fibra de carbono, passando por baixo da sela e para fora para a traseira”.

A carroçaria que segura a barbatana e suporta a sela, é uma das áreas onde recorremos aos conhecimentos únicos da Mecano ID, que se juntou ao projecto para aplicar competências especializadas em fibra de carbono de qualidade aeroespacial na exclusiva AMB 001.

Por seu turno o Vice Presidente Executivo e Director Criativo da Aston Martin, afirmou: “Todos os envolvidos conseguiram fazer enormes progressos com o desenvolvimento da AMB 001, apesar dos desafios que todos temos vindo a enfrentar. Esta moto especial é, tal como os nossos carros de estrada, o resultado de um belo design que se funde com tecnologia moderna para produzir uma moto de que qualquer colecionador se orgulhará”.

VÍDEO:

“Estamos encantados por ver quanto progresso tem sido feito, tanto dentro como fora da pista, e aguardamos com expectativa o momento em que a produção comece para esta espantosa máquina”.

Como o seu nome subtil sugere subtilmente, a AMB 001 é a primeira colaboração entre Aston Martin e Brough Superior. Duas das marcas automóveis mais famosas da Grã-Bretanha uniram-se para produzir o que está destinado a ser a moto nova mais exótica, cara e mais rara de 2020.

Limitada a 100 unidades, a AMB 001 é uma moto exclusivamente de pista, não rodoviária e legal. No seu coração está uma versão turboalimentada da gama actual da Brough, 997cc de cilindrada num V-twin inclinado a 88 graus.

Não ter de cumprir quaisquer normas de ruído ou emissões ajuda certamente ao aumentar a potência dos 101 CV do motor naturalmente aspirado…

Mais informações descrevem o motor turboalimentado como tendo ‘geometria variável’. Este desenho de alta tecnologia utiliza frequentemente palhetas giratórias ou um colar ajustável no compressor, por forma a simular eficazmente a alteração do tamanho de um turboalimentador em toda a gama de rotações de um motor.

Na prática, isto deve permitir um atraso mínimo e um impulso óptimo a todas as rotações por minuto. O AMB 001 também possui um intercooler para reduzir a temperatura do ar comprimido que entra no motor, melhorando ainda mais a potência.

Tal como as motos da Brough, a AMB 001 utiliza um quadro de espinha dorsal de titânio maquinado, com um garfo de dupla espinha dorsal à frente. Na parte de trás está um subquadro de fibra de carbono, enquanto que parte da carroçaria de carbono também é estrutural.

Há até uma barbatana de fibra de carbono que percorre o comprimento da moto, sobre a parte superior do depósito e se aninha até ao painel TFT colorido, seguindo o estilo do supercarro Aston Martin Valkyrie. Adornando esta barbatana está o lendário logótipo da asa Aston Martin – não apenas tinta ou um decalque, mas uma fita de aço inoxidável de nove mícrons de espessura cortada a laser, sentada por baixo da laca.

Não são as únicas asas da bicicleta. Integradas na carroçaria estão asas produtoras de downforce, a sua forma foi retirada de uma curva em forma de S encontrada na parte da frente dos Aston Martin. Outro aceno para os seus irmãos de quatro rodas pode ser encontrado no Stirling Green Paintscheme da AMB 001, como tradicionalmente utilizado nos veículos de corrida da Aston.

As motos serão construídas à mão na sede da Brough em Toulouse, França, com os primeiros modelos a serem entregues no final de 2020. Enquanto a AMB 001 vive no mundo da ultra-exótica por agora, é descrita como marcando “o primeiro capítulo” da parceria entre a Aston e a Brough.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x