Yamaha E01 E EC-05: duas e-scooters muito perto da produção

By on 18 Fevereiro, 2021

A Yamaha apresentou pela primeira vez os protótipos das scooter’s elétricas E01 e EC-05 no Salão de Tóquio de 2019. Agora, um recente pedido à Entidade de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) para o nome E01, deixa a suspeita que estas duas novas EV’s podem estar a um pequeno passo da produção.

Apresentado pela Yamaha em 5 de fevereiro de 2021, e publicado em 15 de fevereiro de 2021, o EUIPO permitirá objeções ao potencial nome por um período de três meses. Se tudo correr bem, Iwata poderá usar a placa de identificação E01 em “motos elétricas, peças e acessórios” a partir de 17 de maio de 2021, e em diante.

Enquanto estes documentos seguem os canais apropriados a Yamaha tem permanecido sem adiantar nada sobre a sua primeira e-scooter. No entanto, de acordo com a ‘Ride Apart’ prevê-se que a mesma venha a ter um motor DC refrigerado a ar e sem escova, e uma bateria de íons de lítio não permutável. Também são esperadas óticas com LED’s de baixo perfil parecidas à  desportiva R1, assim como uma porta de carregamento rápido.

Uma vez que o nome fique registado e os regulamentos sejam cumpridos, a Yamaha posicionará a E01 como uma scooter urbana com potência comparável a uma 125cc.

EC-05 COM BATERIA PERMUTÁVEL

Juntamente com a E01, a Yamaha também apresentou no EUIPO o nome EC-05 – relativo a uma scooter com uma unidade de bateria permutável. O princípio básico é trocar uma bateria vazia por uma bateria totalmente carregada num ponto de carga, dando uma carga completa instantânea e deixando a bateria vazia para ser carregada para a utilização seguinte.

Este é um sistema já em funcionamento em Taiwan, pelo que parece que a Yamaha está a planear introduzir este mesmo sistema em cidades e vilas europeias. Com marcas como a KTM, Aprilia e BMW a apresentarem os seus conceitos de e-scooter e desenvolvendo novas plataformas, a Yamaha está a ganhar velocidade no momento perfeito.  

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x