Zongshen Cyclone RX6: A adventure chinesa com motor Norton

By on 30 Abril, 2021

A Zongshen Cyclone RX6 é uma moto de aventura desportiva chinesa, alimentada por um cilindro duplo paralelo derivado do motor Twin paralelo Norton 650. 

A gigante fábrica de motos chinesa Zongshen já havia garantido os direitos de usar o recém-desenvolvido motor Norton 650 de dois cilindros através de um acordo de licenciamento em 2017. Os chineses também foram autorizados a desenvolver os Twins paralelos que tinha sido introduzidos pela Norton nos modelos Atlas e Ranger. Depois veio a insolvência e o ressurgimento sob a liderança da chinesa TVS. 

Em 2019, a Zongshen anunciou uma família inteira de modelos em torno do novo motor de dois cilindros, agora revelados oficialmente. As imagens são do Salão de Xangai, onde o fabricante tirou o véu desta moto pronta para a produção pela primeira vez. O estilo geral da moto é de uma adventure touring, com mais do que uma semelhança passageira com o Yamaha Tracer 9 – basta olhar com atenção!

O motor de 650cc de dois cilindros é mecanicamente a mesma unidade dos modelos Norton Atlas e Nomad que vão em breve ser lançados. É uma unidade de quatro válvulas, que produz cerca de 70 cv e é derivada do motor Norton V4.

Motor à parte, a RX6 possui um visor TFT de aparência limpa que vem completo com conectividade, um écran eletricamente regulável, um depósito de combustível de 21 litros e ignição sem chave. Os travões são Nissin, a suspensão Kayaba, os pneus Pirelli e conta na eletrónica com o ABS da Bosch. 

No que parece ser uma boa moto, outro factor a favor é o seu peso, uma vez que a RX6 é anunciada com 245 kg. Isso faz dela uma das motos mais ligeiras no segmento de peso médio das adventure touring médias. A RX6 vai estar disponível em duas variantes, sport touring, com rodas e suspensão de baixo curso, e mais offroad com suspensões mais altas e rodas de raios ADV-spec.

Embora a moto só tenha sido anunciada oficialmente para o continente asiático, espera-se que no futuro a Zongshen Cyclone RX6 venha a chegar à Europa.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments