Contacto CFMOTO 800 MT – Competente e Competitiva

By on 18 Novembro, 2021

A CFMOTO já está há alguns anos em Portugal e continua a surpreender-nos com os seus modelos de média cilindrada. Neste caso tivemos um primeiro contacto dinâmico com a 800MT, no Kartódromo de Baltar e a convite da PURETECH. Não conseguimos testá-la em todos os circuitos desejados, pois por ser um veículo que ainda não estava matriculado, não pudemos ensaiar-lá na via pública. Tendo como data prevista de chegada a Portugal para o segundo trimestre de 2022 acreditamos que nessa altura possamos então dar o veredito final. Até lá aguardamos ansiosamente.

Por Rui Domingues

 Passando de uma cilindrada de 650 cm3 no anterior modelo para 800 cm3 no actual, e passando de um motor Kawasaki para o bloco LC8 da KTM respetivamente, este modelo MT surgirá no mercado em duas versões: Sport e Touring, onde as principais diferenças se destacam nas jantes de alumínio para a versão Sport, e de raios com o aro em dourado para a versão Touring.

  Este motor KTM aparece nesta moto como resultado de uma joint Venture entre as duas marcas, onde a CFMOTO é detentora de 51%. Deixado de lado pela marca austríaca e evoluído para Euro 5 na casa de Hangzhou, encontramos neste motor uma potência de 95 cv sempre disponível desde os baixos regimes com ausência praticamente total de vibrações no guiador, para um binário de 77 Nm.

No campo das suspensões este modelo equipa Kayaba totalmente reguláveis em ambos os lados, tendo na frente uma forquilha invertida de 43 mm e na traseira um amortecedor central.

A travagem ficou a cargo de uma unidade Bosch de dois canais com cornering ABS, onde a travagem em curva passou a ser feita com outra tranquilidade,  duas pinças de travão radiais na frente e uma simples na traseira, ambas J.Juan , marca espanhola que pertence ao grupo Brembo. Dois discos de travão flutuantes na frente com 320 mm, e um disco simples de 260 mm na traseira.

 Jantes de 19 polegadas na frente e 17 polegadas na traseira em ambas as versões com pneus 110/80-19 e 150/70-17 respectivamente. Esta unidade trazia montada pneus Maxxis, que neste traçado do Kartódromo de Baltar mostraram-se bastante eficientes e resistentes à fadiga. 

Esta versão Touring por nós ensaiada, e porque é uma unidade de pré-produção não vinha equipada com sistema de chave inteligente, mas segundo a marca, na produção em série esta versão já trará este sistema de fábrica. De fábrica também trás punhos e bancos aquecidos, cruise control,modos de condução, faróis de nevoeiro, TFT com emparelhamento de GPS, controle de pressão dos pneus, amortecedor de direção,  Quick-Shifter, ecrã regulável em altura, barras de protecção do motor, descanso central e mais alguns opcionais que poderemos acrescentar à posterior, como por exemplo, as 3 malas de alumínio. 

 A altura do banco ao solo deste modelo é de 825 mm e o depósito de combustível tem uma capacidade de 19 litros. O peso anunciado pela marca ronda os 248 kg para a versão totalmente equipada já com as 3 malas de alumínio incluídas.

   Para este modelo a marca prevê um preço a partir dos 9900 para a versão Sport e a partir de 11900 para a versão Touring.

A marca ainda não nos disponibilizou as opções de cores para estas duas versões, como tal, aguardamos com curiosidade pelo lançamento do modelo no nosso país.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments