Aprilia Tuono 660: Refinada, potente… e bela!

By on 7 Janeiro, 2021

A Tuono 660 é a filha mais nova da lendária Tuono 1100 e irmã da impressionante desportiva RS 660, com a qual partilha a maior parte das soluções tecnológicas sofisticadas. Uma moto meio despida e única no seu segmento: leve e potente, com um motor de dois cilindros com 95 cv, eletrónica altamente avançada e um perfil  digno do seu nome.

A tão aguardada Tuono 660 fez hoje a sua estreia global online no site da Aprilia. Digna filha da imbatível Tuono V4 1100, a nova Tuono 660 combina potência gerenciável e leveza, para um ótimo desempenho disponível para todos, arquitetura de quadro refinada e um pacote eletrónico derivados diretamente da Tuono V4. Nela, a marca de Noale abraça os conceitos de versatilidade desportiva, facilidade e diversão.

A Aprilia foi a primeira a fazer uma desportiva despida a partir de uma base técnica criada para a pista, dando às várias Tuono 1000 cc V-twins, e depois à geração de V4s, incomparáveis sensações ​​de pilotagem e desempenho. E assim também nasceu a nova Aprilia RS 660, assim como esta nova Tuono 660, uma versão desportiva naked, caracterizada por um conteúdo técnico ultra-elevado, mas com uma conotação estradista e quotidiana ainda mais extrema graças, antes de mais, a uma posição de pilotagem mais elevada, o que permite uma ergonomia diferente, além de uma condução natural e confortável.

FABULOSA RELAÇÃO PESO/POTÊNCIA

A Aprilia Tuono 660 também compartilha o objetivo principal do projeto com a RS 660: criar uma moto com uma relação peso/potência extraordinária: 183 kg de peso total para 95 CV de potência. Um recorde na sua categoria, que representa a fórmula ideal para a diversão na estrada, acessível a todos.

A nova Tuono 660 é dedicado a novos condutores, uma vez que também está disponível na versão de 35 kW, mas também para pilotos mais jovens que procuram subir nas capacidades de motor e procuram uma desportiva de alto nível naked, que pode proporcionar diversão na estrada e também pronto para apoiar o seu quotidiano.

A nova Tuono 660 apresenta o mesmo estilo agressivo e desportivo da família Tuono, destacando-se pelas reduzidas dimensões de superfície que realçam o carácter dinâmico e desportivo que possui, mesmo quando está estacionada. Assim como a RS 660, a nova Tuono também adota o conceito inovador de dupla carenagem com função de apêndice aerodinâmico, fruto de pesquisas cada vez mais aprofundadas no túnel de vento, assim como o farol triplo de LED com luzes DRL.

O ESTILO TUONO

A Tuono 660 possui uma magnífica estrutura, comprometida com a leveza composta por quadro e braço oscilante, ambos em alumínio fundido. O sistema de suspensão ajustável Kayaba tem uma configuração dedicada. O guiador alto e as medidas da arquitetura do chassis diferenciam a Tuono 660 da RS, beneficiando de total controle, capacidade de resposta e manuseio ágil, graças a um deslocamento diferente da placa da forquilha.

O motor é utilizado como elemento portante e contribui para formar uma estrutura compacta, leve e rígida. O cilindro duplo voltado para a frente de última geração, pequeno e leve, é fruto da experiência adquirida com a potente Aprilia V4, da qual a sua filosofia de construção e conceitos técnicos básicos são extraídos. A relação final da transmissão é mais curta que a da RS 660, privilegiando a capacidade de resposta e rapidez.

ELETRÓNICA SOFISTICADA

A componente eletrónica é das melhores da classe, mais avançados do que várias motos da classe superbike: o acelerador eletrônico Ride-by-Wire fornece o melhor gerenciamento do conjunto de controles eletrónicos APRC que inclui controle de tração em vários níveis, controle anti-wheelie, cruise control, mapas de motor e travagem selecionáveis, também unidos pelo sistema ABS. Para gerir facilmente todos os comandos electrónicos através da instrumentação TFT a cores, a Aprilia aplicou cinco Modos de Condução (três dedicados à estrada e dois para a pista): o motociclista só precisa de escolher a opção que melhor interpreta o seu estilo de pilotagem, tendo sempre a possibilidade de customizá-los.

A nova Tuono 660 estará disponível em três variações de esquemas de cores: Concept Black, Iridium Grey e o novíssimo e atraente Acid Gold, já popular na RS 660, uma cor nunca antes vista no mundo do motociclismo que estabelece novos padrões de estilo para interpretar a desportividade de uma forma original e inovadora e para nunca passar despercebida.

A Aprilia Tuono 660 estará disponível nos principais mercados da Europa a partir de Fevereiro de 2021, não havendo ainda a informação sobre o preço.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x