Benda LF-01: uma ‘concept-bike’ para sonhar acordado

By on 25 Setembro, 2020

BENDA LF-01. FIXEM BEM ESTE NOME, UMA CRUISER BAIXA E LONGA, UM PROTÓTIPO DE SONHO QUE PODE TER PELA FRENTE UM FUTURO PROMISSOR, EVENTUALMENTE ATÉ PELA MÃO DE UM GRANDE CONSTRUTOR. 

A 18ª edição do CIMA de Congqing, o principal certame dedicado a motos no sudeste asiático, está a todo o vapor e muitos fabricantes de motos  chineses estão a exibir as suas propostas. Uma das marcas que despertou muita atenção foi a Benda, e o seu mais recente protótipo, a ‘cruiser baby’ Benda LF-01 Concept.

Patentes da LF-01 já circulam há algum tempo, mas agora foi dado um passo adiante, adicionando uma bela cor e designs gráficos às imagens digitalizadas e ao modelo exibido. Outras características exteriores são semelhantes ao design bd700 anterior, que por si só se parece com a resplandescente cruiser Ducati Diavel.

No entanto, esta LF-01 Concept baixa e longa, parece-se muito mais com modelos custom de origem japonesa, prontos à nascença para ser personalizados, hoje descontinuados mas que outrora tiveram grande sucesso no mercado. Não estamos a falar apenas da Honda Shadow ou das últimas Dragstar da Yamaha. Não, esta Benda LF-01 surge com a ambição de se situar num plano muito mais próximo da icónica V-Max, das Softail das baixinhas cruiser FXDR 114 da Harley-Davidson e outros ‘ferros’ adorados pelos seus felizes donos.  

Envolvido pelo volumoso quadro dupla viga aberto, está um motor de quatro cilindros em linhas e 680cc, capaz de produzir 97 cv a 12.000rpm, eventualmente vindo da gama Honda 650. Com cilindrada semelhante e um ligeiro aumento no curso, a cilindrada aumentou aos 680cc, admitindo-se que puxe o enorme pneu traseiro de 18 polegadas (uma borracha 310/35R) através de uma forte cinta. Por outras palavras, o protótipo Benda LF-01 é uma moto volumosa e larga, muito baixa e com  215 kg para sermos exactos.

Uma curiosidade, o farol dianteiro na forma de uma turbina e que tem duas funções diferentes: iluminar o caminho para o condutor e com pequenas tomadas de ar funcionar num conceito de ‘ram air’, que aspira  ar para o motor para um melhor arrefecimento. Muito interessante!

Até ao momento pouco se sabe mais sobre este protótipo, mas tudo o que lemos até agora sobre este assunto pareceu-nos muito apelativo. O tempo dirá esta Benda LF-01 vai realmente entrar em produção, ou até, provavelmente, inspirar um projeto chinês, italiano, japonês ou americano.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments